Dicas de decoração

10 plantas para deixar o apartamento florido!

10-plantas-para-deixar-o-seu-apartamento-florido

Flores, todo mundo sabe, renovam qualquer ambiente. Dão cor, alegria e leveza a espaços grandes e pequenos, internos e externos. Por que, então, não combinariam com apartamentos?

É claro que combinam. Não é porque você não dispõe de um quintal ou terraço que deixará de cultivar suas queridas plantinhas. Nem o fato de ter à sua volta apenas vidro e concreto.

Trata-se, na verdade, de mais uma razão para querer um pouco de verde por perto (afinal, o ar não anda muito respirável nas grandes cidades, não é mesmo?).

Nem todo mundo, porém, tem o tempo ou o traquejo exigidos para praticar jardinagem, razão pela qual é interessante saber quais tipos de flores para apartamento se ajustam às necessidades do morador.

Isso significa escolher a espécie que melhor se adapte às condições da moradia, harmonize com a decoração e (por que não?) tenha a ver com a sua personalidade.

Por sorte, há bastante oferta de flores e plantas para apartamento. Quer saber qual casa melhor com o seu lar? É só seguir lendo este post para conhecer 10 plantas para deixar o seu apê mais florido. Vamos nessa?

1. Cactos em miniatura

Que tal começar com os simpáticos cactos em miniatura? Essa plantinha espinhosa tem um ótimo efeito ornamental e cabe em qualquer canto da casa. Um aparador, mesa de centro ou escrivaninha são exemplos de lugares perfeitos para deixar o sujeito. E o melhor: ele não necessita de muita manutenção — basta manter a salvo da luz solar direta e verificar a terra do vaso. Se estiver seca, adicione água (mas não demais, senão ele apodrece).

2. Rosa de pedra

Ainda na linha das plantas que não consomem espaço nem “combustível”, temos a rosa de pedra. O nome dá uma boa ideia do que se trata: seu formato lembra bastante a famosa flor. Só não é tão delicada, podendo ficar um bom tempo sem beber água — o que é uma ótima notícia para quem esquece facilmente do regador. Uma vez a cada duas semanas está de bom tamanho.

3. Orquídea borboleta

Quem não se encanta com orquídeas? O problema é que cultivá-las não é o mesmo que ter um cacto em casa — especialmente se você mora em apartamento. Existe, porém, uma espécie que talvez se adapte melhor ao ambiente: a falenopse, também chamada de orquídea borboleta. Muito popular, ela se dá bem em locais quentes e úmidos, mas deve ser exposta com cuidado à luz direta: o ideal é que receba sol durante duas horas toda manhã. Além disso, deve ser regada de duas a três vezes por semana. Um detalhe importante: a orquídea borboleta dá flores duas vezes ao ano e cada floração dura, em média, três meses.

4. Violeta

Sabe aquela mania de pegar um copo com água e enchê-lo de flores só para animar o dia? Essas flores podem muito bem ser as violetas: pequeninas, agradáveis e fáceis de cuidar — e, por tudo isso, até merecem um vasinho para chamar de seu. Sem falar que se sentem em casa dentro de apartamentos, pois, embora gostem bastante de luz, não devem sofrer exposição direta ao sol. Fora isso, basta manter a terra umedecida que ela floresce o ano inteiro.

5. Antúrio

Planta boa de se ter em locais pouco iluminados (mas não muito escuros), o antúrio é outra excelente companhia para moradores de apartamentos. Trata-se, entretanto, de uma espécie que necessita de certo espaço e bastante irrigação (três a quatro vezes por semana). Mesmo assim, em razão de sua beleza e cores contrastantes (antúrios apresentam diversas colorações, embora o de flores vermelhas seja mais conhecido), tem muito apelo visual.

6. Lírio da paz

Outro exemplo de vegetal que cresce bastante, sendo indicado que se lhe arranjem um belo e robusto vaso, o lírio da paz apresenta propriedades muito interessantes: ele é capaz de reduzir em até 60% o nível de toxinas no ar. Sem falar que, com suas delicadas flores brancas, oferece uma experiência relaxante e contemplativa. Deve ser regado duas vezes por semana e ficar à sombra (se possível, na vizinhança de uma janela).

7. Jiboia

Talvez não tenha ligado o nome à “pessoa”, mas aquela trepadeira de folhas verdes riscadas de amarelo que você encontrou no escritório do seu amigo muito provavelmente fosse uma jiboia (outro nome comum dela é era-do-diabo). Essa folhagem compartilha com o lírio da paz os dotes purificadores e gosto por ficar à sombra. Resistente, aprecia o calor e pode ser regada duas vezes por semana. Fica especialmente ornamental se cultivada em um vaso suspenso, do qual possa pender.

8. Jade

Nativa da África, a Jade parece uma árvore em miniatura — o que faz com que seja muito requisitada para servir como planta de estimação. Mas há alguns outros atributos que colaboram para a sua popularidade: segundo o pessoal do Feng Shui, essa arvorezinha atrai boas vibrações e dá uma sorte danada. Não à toa, é chamada, entre outras coisas, de Árvore da Felicidade ou Planta do Dólar. Um pouco de banho de sol diário e água uma vez por semana deixarão a sua pequenina feliz da vida!

9. Begônia

Begônias são uma beleza! Coloridas e delicadas, ficam lindas em vasos e muito decorativas. A questão é que exigem alguns cuidados para que vicejem dentro de quatro paredes: diferente de outras plantas descritas neste post, as begônias precisam de muita luz, o que faz dos ambientes escuros locais pouco recomendados. Também é importante que receba água a cada quatro dias, o suficiente apenas para umedecer a terra. E evite molhar as flores ou folhas.

10. Bromélia

Vistas na natureza apoiadas em troncos de árvores (sendo, por isso, chamadas de epífitas) e usadas como reservatório de água por insetos, pássaros e outras pequenas criaturas, as bromélias podem ser cultivadas em vasos dentro de apartamentos, onde exercem eficiente função decorativa. Mas devem ser mantidas a salvo da luz solar direta e receber irrigação a cada dois dias. Uma boa ideia é usar um borrifador para umedecer suas folhas em dias quentes e evitar que acumule sujeira em seu interior.

Como você pode ver, não faltam opções de flores para apartamento. Uma delas, certamente, combina com seu lar e sua rotina. Por isso, não deixe de ir a uma floricultura ou supermercado e trazer um pouco mais de verde e frescor para o dia a dia. Sua casa agradece!

Curtiu as dicas de hoje? Que tal aproveitar que está por aqui e conhecer algumas ideias para decorar apartamentos compactos? Quem sabe não era justamente o que você precisava para deixar seu apê ainda mais elegante e funcional? Boa leitura!

 

Acompanhe no nosso painel do pinterest, outras dicas: