Dicas de decoração

5 dicas para decorar o quarto das crianças

5-dicas-incriveis-para-decorar-o-quarto-das-criancas

Decorar o quarto das crianças, quem tem filhos sabe, é a maior alegria — e também um enorme desafio.

De um lado, a satisfação de preparar o cantinho dos pequenos com todo o carinho e cuidado, imaginando as horas que eles vão passar curtindo aquele que será o pedacinho da casa só deles.

Do outro, a dificuldade em adequar o local de maneira harmoniosa e funcional, muitas vezes em razão do espaço limitado (em contraste com todos os móveis e utensílios que você encomendou) e ainda tendo que lidar com a capacidade quase sobrenatural das crianças de colocar as coisas de pernas para o ar.

Sem contar que a decoração deve levar em conta o estilo dos futuros donos do lugar. Ou seja, precisa contemplar as cores, gostos e motivos que fazem a cabeça da molecada — mas sabendo que essas referências tendem a mudar.

Assim, qual abordagem adotar? Uma decoração neutra e mais clean? Um quarto colorido e recheado com imagens dos personagens da moda? Como se vê, a tarefa oferece certos dilemas.

Por outro lado, não devemos esquecer da parte divertida dessa operação. Por isso, para desanuviar um pouco a sua cabeça, selecionamos 5 dicas incríveis para você decorar o quarto das crianças de uma maneira alegre e funcional. Acompanhe:

1. Respeite os gostos da criança

Como mencionamos de passagem um pouco acima, é importante, ao pensar em decorar o quarto das crianças, respeitar os hábitos e gostos delas. Isso deixará o ambiente mais atrativo e facilitará o processo de adaptação dos filhotes.

Não é incomum os pequenos, especialmente os mais novos, se sentirem mais à vontade no quarto dos pais do que no deles próprios. Deixar o local mais atraente, alegre e confortável é a melhor maneira de promover uma suave “desapropriação” e garantir maior privacidade ao casal.

Sendo assim, acrescente à decoração elementos do imaginário das crianças: os esportes prediletos, os personagens mais queridos e outros itens que fazem parte do universo infantil. Isso deixará o espaço mais familiar, leve e divertido.

Muitas vezes, tudo o que você precisa para conseguir esse resultado é de alguns adesivos, lambe-lambes ou papéis de parede. É interessante, no entanto, explorar outros itens, como luminárias, móbiles e maquetes, para criar um ambiente de fantasia ideal para seu filho passar longas horas de brincadeiras, descanso ou estudos.

2. Fuja das cores óbvias

Um dos lugares-comuns da decoração de quartos infantis é eleger as cores segundo a velha regra: azul para meninos, rosa para meninas. Quando o aposento em questão é para um bebê que vai chegar, a inclinação por uma dessas alternativas fica quase irresistível.

Acontece que esse conceito está um pouco fora de moda. Então, por que não apostar em cores diferentes, inusitadas, tendo em vista que há uma imensa variedade de tons e subtons esperando pela gente nas lojas de decoração?

Além disso, podemos pedir sugestões aos principais interessados no assunto: os próprios filhos, quando um pouco maiores (e eles podem muito bem escolher algum tom de rosa ou azul, mas aí tudo bem).

De qualquer maneira, vale a pena apostar em cores claras para valorizar a luz natural (que deve incidir generosamente sobre o aposento) e deixar o ambiente mais luminoso e agradável. Cores vibrantes, por outro lado, perdem o apelo muito rapidamente, além de contribuírem para deixar as crianças mais agitadas.

É possível, entretanto, usar cores fortes de maneira pontual — através de um móvel colorido, por exemplo. Isso cria um contraste bacana com os demais elementos e dinamiza o espaço.

3. Escolha móveis funcionais

Escolher a mobília do quarto é uma tarefa delicada, pois é necessário considerar o espaço disponível, as normas de segurança (estamos falando de crianças, certo?) e o preço dos artigos.

No que diz respeito ao primeiro item, sempre que possível é mais vantajoso apostar em móveis planejados. Esse tipo de mobília tem como principal característica o aproveitamento do espaço, podendo criar soluções bastante engenhosas até para verdadeiros cubículos.

No aspecto da funcionalidade, podemos destacar móveis com características de 2 em 1, como algumas camas ou beliches cuja extensão seja uma bancada de estudo ou escrivaninha. Além de serem muito práticos, eles permitem que as crianças tenham um local adequado para realizar tarefas escolares, desenhar ou pintar.

Outra questão importante: tenha em mente que o arranjo dos móveis e utensílios de decoração deve ser amigável com o aspecto organizacional e de limpeza. Lembre-se que crianças costumam ser bagunceiras e que manter tudo em ordem num quarto atravancado é um verdadeiro sofrimento.

4. Abuse dos nichos e quadros fotográficos

Existe um elemento decorativo que é um verdadeiro curinga, exercendo um papel importante quando se trata de otimizar o espaço e criar visuais agradáveis. Estamos falando dos nichos, objetos que servem como prateleira para livros, organizadores de miniaturas, abrigos para pelúcias ou o que mais você desejar.

Estrategicamente posicionados na parede conforme a necessidade, os nichos dão um charme ao ambiente e são ótimos para guardar miudezas, contribuindo para a organização do quarto.

Falando ainda em decoração da parede, um recurso bem criativo é ampliar uma ou mais fotografias das crianças e fazer quadros com elas. Uma bela foto em preto e branco ou um colorido e alegre retrato deixa o quarto ainda mais personalizado e dá um toque de requinte ao ambiente.

5. Promova a autonomia dos pequenos

O problema da já mencionada desorganização pode ser minimizado se a decoração ajudar a promover a autonomia dos garotos. Isso significa deixar brinquedos, livros e tudo mais ao alcance deles, evitando que precisem recorrer a um adulto sempre que desejarem brincar, ler ou estudar.

“Mas isso não vai fazer com que baguncem ainda mais o quarto?”, você pode perguntar, já antecipando aqueles momentos de terror em que o quarto parece ter sido varrido por um furacão. Mas pense por este lado: se a criança tem acesso facilitado às suas coisas, pode também ser estimulada a guardar tudo de volta no lugar, tão logo a brincadeira acabe. É tudo uma questão de hábito.

Como você vê, com um pouco de criatividade e algumas horas de pesquisa na internet é possível deixar o espaço dos filhos do jeitinho que eles gostam. Recorrer a um decorador profissional também não está descartado, mas o principal é respeitar a personalidade dos pequenos e garantir que eles se sintam à vontade e senhores do seu espaço.

Então, o que você está esperando para começar logo a decorar o quarto das crianças? Se possível, chame-os para ajudá-lo e transforme essa tarefa numa gostosa diversão. As preocupações, deixe para depois.

Esperamos que você tenha curtido esta seleção de dicas. Inclusive, queremos convidá-lo a conhecer algumas ideias para decorar o quarto do bebê. Se você está preparando o “ninho” do filhote que vai chegar, não deixe de ler este post, que está demais!

 

Siga-nos no Pinterest e veja mais dicas.