Dicas de decoração

5 dicas para decorar a sua casa no Ano-Novo!

5-dicas-para-decorar-a-sua-casa-no-ano-novo

Você sabe, o tempo voa. Mal nos damos conta e já estamos arrancando as últimas páginas do calendário. E chega o verão e vêm as festas e, não mais que de repente, estamos estourando a primeira champanhe do réveillon. Ou seja, está na hora de começar a pensar na decoração de Ano-Novo. “Mas já?”.

Essa é uma satisfação que nenhuma disparada de relógio pode nos privar. Mesmo parecendo que a última noite da virada ocorreu ontem, o final do ano sempre traz aquela nostalgia do que passou e uma vontade louca de entrar com tudo no ano que está para chegar.

Metas a cumprir, sonhos a realizar. Nesse clima de otimismo, é tradicional dar aquela geral no apê. Deixar a casa prontinha para receber as boas vibrações de mais um janeiro, além dos amigos e familiares que chegam para alegrar o ambiente e levantar os brindes.Por isso, não pense que está sendo apressadinho. Com toda a emoção que vem por aí (e as correrias que o final de ano também traz), o melhor mesmo é se antecipar e ir deixando, desde já, a casa em clima de festa. Só não pense que você está sozinho nessa: para dar uma força, selecionamos 5 dicas para decorar a sua casa no Ano-Novo. Confira só.

1. Festa de cores

Festas de réveillon não são tão padronizadas quanto as de Natal, que têm uma simbologia muito particular: a árvore, as guirlandas e os papais noéis. Inclusive, é comum a gente se empenhar bastante na decoração natalina (especialmente quando há filhos em casa) e apenas inventar qualquer coisa para a noite da virada.

Trata-se de um pecado, pois a chegada do ano novo promove uma irresistível atmosfera festiva, de alto-astral e calor humano. Há os fogos de artifício, os votos e uma imensa vontade de receber as pessoas e celebrar.

Sendo assim, é importante caprichar na decoração de Ano-Novo e garantir que a noite seja inesquecível.

Nesse aspecto, ainda que o réveillon não siga muitos protocolos — dando uma boa margem para a criatividade — ele tem lá os seus símbolos. O principal deles é a cor.

Não é novidade para ninguém que vestir branco é tradicional em festas de Ano-Novo. Isso acaba se refletindo na decoração, mas não significa que outras cores devam ser descartadas. Algumas, na verdade, gozam de tanta popularidade quanto o branco. É o caso do amarelo, do verde e do azul.

Principalmente os tons metalizados, dourados e prateados, podem ser acrescentados ao branco para deixar o ambiente mais sofisticado. Cores pastéis também dão um toque especial à decoração, fazendo o local da festa ficar mais bonito e convidativo.

2. Velas, flores e balões

Não pense que preparar uma boa decoração de Ano-Novo, por mais bacana que fique, implica um estouro no orçamento. Na verdade, dá para criar uma cenografia estilosa com um pouco de improviso, ideias criativas e bom gosto.

Lógico que, se você estiver planejando dar um festão — daqueles de reunir a vizinhança inteira em volta da piscina ou encher a área social do prédio —, o argumento aqui perde a validade. Vamos imaginar, no entanto, que sua ideia é fazer algo um pouco menos extravagante.

Nesse caso, não tem muito segredo: alguns arranjos de flores estrategicamente posicionados, velas e muitos balões dão conta do recado.

A ideia é compor a mesa de jantar com um toque de refinamento, dar uma animada geral no ambiente com os balões e construir o clima certo para a ocasião com as velas.

Cubra a mesa com uma toalha coerente com o restante da decoração (ou produza uma especialmente para a ocasião), retire do armário os seus melhores talheres e pratos, coloque um bonito arranjo de flores brancas no centro, espalhe algumas velas em torno (dá para usar forminhas de cupcake forradas com lentilhas como castiçais) e “voilá!”, sua ceia de réveillon terá uma moldura especial.

Aproveite um aparador ou mesa de canto para colocar as bebidas ou doces e faça um painel para enfeitá-la usando bandeirolas ou balões metalizados em formato de letras e números. Também é possível encher as bexigas com gás hélio para que fiquem suspensas em algum canto, fixá-las no teto, nas paredes ou mesmo deixá-las rolando pelo chão.

3. Sobras do Natal e ditos espirituosos

O quê?! Não, nada de servir o que restou da ceia de Natal! A ideia, na verdade, é aproveitar alguns elementos usados durante a celebração do domingo anterior para incrementar a decoração de Ano-Novo.

As bolinhas que penduramos na árvore natalina são um exemplo: podemos aproveitá-las para enfeitar a mesa principal ou o balcão das bebidas e doces. Se tiverem a mesma cor da sua decoração (digamos, douradas as bolas e os enfeites), melhor ainda. Caso tenha optado por um layout mais colorido, elas funcionam também.

As luzinhas pisca-pisca são outro bom recurso. As monocromáticas são mais indicadas, sendo interessante espalhá-las sobre a mesa para ampliar o efeito dramático das velas.

E não deixe de confeccionar umas plaquetinhas com votos ou mensagens bem-humoradas para deixar à disposição do pessoal. Esse tipo de coisa anda bastante em alta em eventos como casamentos e chás de bebê e sempre dá motivo para fotos divertidas!

Na mesma linha vão as máscaras e outros adereços. São perfeitos para descontrair o ambiente e, assim como as plaquetinhas, facilmente encontrados em lojas de artigos de festa. Claro que tudo isso é passível de se fazer em casa, com alguma cola, E.V.A., glitter e outros materiais baratinhos. Tutoriais na web para os adeptos do DIY é o que não falta.

4. Hora do brinde

Mesmo quem não aprecia um bom espumante sabe que o brinde é fundamental naquele momento em que os ponteiros estão quase colando no doze — nem que seja só para fazer a rolha voar pelos ares e chover champanhe nos amigos.

Portanto, não deixe de pôr as garrafas no gelo. Pensando melhor, por que não dar-lhes uma produzida antes? Você pode cobri-las com cola e glitter dourado, que fica bem bonito, ou confeccionar fitas com desejos para o ano novo e amarrá-las com laços nos gargalos. Provavelmente, uma junção das duas coisas seja o melhor.

A propósito, ao lado de toda a comida que você deve estar preparando, seria de bom tom encomendar alguns doces ou cupcakes para efeito decorativo e deleite dos convivas. Castanhas, romãs e lentilhas também são indicados para ambas as funções. Uma boa ideia é usar taças, copos ou outros recipientes de vidro como repositório desses produtos. Dá um charme na decoração e traz a maior sorte.

5. Contagem regressiva

Os ponteiros do relógio são grandes protagonistas da noite da virada e merecem estar na sua decoração de Ano-Novo. Por isso, prepare alguns enfeites tendo nossos inseparáveis marcadores do tempo como tema. Pode usá-los como móbiles — confeccionados com papel crepom franzido ou pratos de papelão e E.V.A — ou espetados nos cupcakes e arranjos florais. Alguns balões temáticos também podem entrar na jogada.

E se, por acaso, você é do tipo que gosta de peças vintage e tenha alguns relógios antigos à disposição, pode acrescentá-los ao layout da festa para combiná-la com seu hobby e aumentar a expectativa em relação à contagem regressiva. Só não esqueça de ajustar os ponteiros!

Agora que a sua decoração de Ano-Novo está no ponto, é só reunir os amigos e familiares e curtir a festa. É certo que existem muito mais ideias pipocando pela internet e tudo vai da sua disposição e criatividade. O importante é deixar a casa no clima do réveillon e comemorar à altura a chegada do ano novo. Saúde!

Aproveitando que estamos falando de celebração, não poderíamos deixar de convidá-lo a curtir este post sobre decoração de Natal. Já preparou a sua? Não perca tempo e leia agora mesmo as dicas que preparamos para deixar o seu “jingle bells” ainda melhor!

 

 Veja outras ideias de decoração aqui no nosso painel do Pinterest.