Dicas de lazer

5 opções de lazer bacanas para se ter dentro do condomínio

opções de lazer bacanas para o condomínio (1)

Em um post anterior, discutimos a importância de, ao procurar um novo endereço para morar, privilegiar os condomínios com ampla estrutura de lazer.

Não custa lembrar: empreendimentos com farta oferta de coisas para se fazer em seu interior, como um amplo espaço de convívio ao ar livre, playground, quadras poliesportivas e salão de festas, entre outros equipamentos, possibilitam que seus residentes cultivem um estilo de vida mais leve, com atividades que podem ser desfrutadas em família com praticidade, conforto e segurança.

Como você está cansado de saber (e ponha cansado nisso!), a rotina estressante que quase todo mundo leva deixa pouca margem (e tempo) para atividades que visem tão somente a distração ou a manutenção da qualidade de vida, como frequentar uma academia, levar o pet para passear ou acompanhar os filhos em um piquenique.

Isso acontece principalmente porque estamos sempre muito ocupados e, ao chegar em casa ao fim de mais um dia no escritório, nos sentimos indispostos para entrar novamente no veículo, dirigir até algum lugar bacana nas cercanias e realizar qualquer uma dessas atividades.

Se, no entanto, tudo isso puder ser encontrado justo no seu “quintal”, a coisa muda de figura, não é verdade? Inclusive, é possível liberar as crianças para se divertir um pouco por conta própria, pois estarão em um ambiente perfeitamente seguro e ao alcance do olhar vigilante de vizinhos e funcionários do condomínio.

Chegamos, agora, ao tema do post de hoje. Assumindo que você reconheça que a área comum do condomínio deve ter um peso importante em sua decisão de compra de um novo imóvel, vejamos cinco opções de lazer que vale a pena ficar de olho. Acompanhe:

1. Espaço fitness

Uma das principais preocupações que as pessoas têm é com a saúde. Desenvolvemos um estilo de vida perigosamente sedentário, com muitas horas de escritório, poucas de sono e muitas refeições rápidas e gordurosas. Ao final de alguns anos, essa rotina resulta em dores nas costas, incapacidade para as menores atividades físicas e um certo volume ao redor da cintura.

É por isso que as academias andam lotadas atualmente. Só que nem todo mundo tem a possibilidade de frequentar uma, seja pela distância, pela dificuldade em encontrar vaga no horário que se tem disponível ou mesmo pelo preço cobrado. Há também quem simplesmente não curta muito o ambiente, com toda aquela gente sarada exibindo-se diante de espelhos.

Em qualquer um desses casos, dispor de um espaço fitness no condomínio cai como uma verdadeira benção. Basta escolher o horário mais conveniente e tranquilo e praticar um pouco de exercício, sem pressa nem pressão. Dessa forma, não há desculpa para não começar, hoje mesmo, a queimar aqueles quilinhos extras.

2. Área verde

Ainda dentro do quesito estilo de vida saudável, existe hoje em dia uma grande demanda por áreas verdes ou passeios onde se pode praticar caminhada, corridas leves ou pedaladas. Cada vez mais pessoas aderem a esse tipo de atividade, em paralelo ao crescimento do movimento nas academias.

São públicos que às vezes se confundem; às vezes, não. Muita gente detesta se exercitar em espaço confinado. Daí a vantagem que os residenciais do tipo condomínio fechado, com grandes áreas verdes em seu interior, possuem. Além de suprir a necessidade de atividade física ao ar livre, oferecem um espaço para a realização de programas típicos de um domingo no parque, onde se pode levar a família para um piquenique em torno do lago, soltar os cachorros (literalmente) para correrem um pouco, encontrar uma nesga de sol para esquentar enquanto lê um bom livro etc.

Portanto, no rol dos espaços comuns mais valorizados em um condomínio, a área verde pode ser colocada lá no topo.

3. Brinquedoteca

Se você possui crianças em casa, sabe o quanto a rotina doméstica pode ficar tumultuada. Não que alguém vá reclamar, mas tem horas que a molecada se torna indócil: exigem atenção num momento em que você precisa se concentrar em alguma tarefa, implicam com os irmãos, reclamam, bagunçam e fazem birra.

Nessas horas dramáticas do convívio familiar, você quase cedendo em deixá-las se distraírem com algum daqueles youtubers irritantes, de repente surge um raio de luz: “Mas espere! O condomínio possui uma brinquedoteca bem legal!”. Ufa, problema resolvido.

A brinquedoteca é um espaço lúdico projetado para entreter crianças de faixas etárias variadas. É composta de brinquedos, jogos e materiais de desenho e pintura. É também colorida e decorada com os personagens da vez do universo infantil. Tudo para estimular a criatividade e incentivar a integração entre os pequenos.

A principal vantagem da brinquedoteca para o tradicional playground é que a primeira fica em espaço coberto, o que faz com que possa ser usada mesmo em dias de chuva ou frio. Sem falar que é ideal para as crianças menores, bebês inclusive.

4. Espaço gourmet

O espaço gourmet tem se convertido num chamariz infalível em projetos de condomínio fechado. Uma evolução da boa e velha área de churrasco, esse equipamento agrega elementos extras que transformam o encontro de amigos para jantar numa experiência divertida e socialmente proveitosa.

Assim, não apenas o churrasco com a turma do escritório ganha uma sede equipada, com mobiliário planejado e instrumental completo, como se pode explorar outras opções gastronômicas. Que tal, por exemplo, promover uma noite da pizza entre os familiares? E não falamos em encomendar o quitute, mas em assar a sua própria roda de massa com queijo e demais ingredientes no forno de pizza do próprio espaço gourmet!

Quem é fã de programas de culinária ou tem expertise com panelas pode fazer bonito criando alguma delícia culinária nesse ambiente para impressionar os convidados. Desde que o seu condomínio possua um, é claro.

5. Horta comunitária

Já que o assunto é comida, vamos levar a imaginação um pouco além: você decide promover um jantar especial para os amigos no espaço gourmet do condomínio. Como atrativo adicional, assim que todo mundo se acomodou em torno da mesa, você anuncia: “Esta salada maravilhosa foi feita com ingredientes retirados da horta comunitária do condomínio”.

A horta comunitária é um projeto que muitos residenciais possibilitam e estimulam. Os benefícios são variados: cultivar os próprios alimentos, adotar uma dieta mais saudável, economizar no preço da feira, melhorar a integração entre os condôminos, realizar um pouco de jardinagem e permitir que as crianças aprendam a trabalhar com a terra.

Não é essencial que haja um espaço com terra para a criação da horta, apenas de um local de dimensões adequadas e boa oferta de luz solar. Porém, se houver uma área verde onde plantar suas hortaliças, a experiência se torna (desculpe o trocadilho) mais orgânica. Aí, basta juntar alguns voluntários e colocar a mão na massa (ou melhor, na terra).

Esses são exemplos de opções de lazer bacanas para se ter na área comum do condomínio. São comodidades que compensam o investimento e valorizam o empreendimento — além de elevar a qualidade de vida de seus moradores. Portanto, vale muito a pena ter essa estrutura de lazer em conta quando estiver disposto a mudar de endereço.

Para encerrar a postagem de hoje, deixe-nos encaminhar você para o primeiro artigo desta série que fizemos sobre as áreas de lazer dos condomínios. Ele fala sobre a importância desse tipo de equipamento e aprofunda os tópicos que abordamos no início do presente texto. Clique aqui e confira. E, se curtiu, compartilhe com os amigos em suas redes sociais. A casa agradece!