Dicas Práticas

7 aplicativos que ajudam na organização da casa

7-aplicativos-que-ajudam-na-organizacao-da-casa

Tem gente que é completamente maníaca pela organização da casa. Tem outras mais, digamos, despreocupadas. E há todo o meio-termo, pessoas que compreendem a importância de manter as coisas em seus devidos lugares, mas sem obsessão. Ou seja: “Nem muito ao céu, nem muito à terra”.

Não importa em qual ponto dessa escala você se encontra, é fato que manter a casa arrumada dá trabalho. Se houver crianças por perto, eleve-se o custo à máxima potência. Além do que, exige tempo — tempo que, naturalmente, é debitado das horas em que você poderia estar simplesmente relaxando.

Portanto, se manter a casa em ordem é necessário, fazê-lo de modo objetivo é essencial. E uma maneira de conseguir otimizar a tarefa é recorrendo aos aplicativos de celular. Sim, existe uma série de apps dedicados a ajudar nas funções mais básicas do dia a dia — inclusive, na arrumação da casa.

Então, se você é desses que andam precisando de uma ajuda para deixar seu ambiente mais “habitável” e sua rotina doméstica mais funcional, conheça agora sete aplicativos que são uma verdadeira mão na roda. Acompanhe só:

1. Bring!

Manter a despensa abastecida é uma das tarefas mais banais da vida doméstica. E um tanto quanto maçante, vamos admitir: além do fato de precisarmos sair à cata de um supermercado (a menos, claro, que você more bem perto de um), existe a necessidade de, antes de tudo, revisar as provisões e providenciar uma lista do que falta.

A boa notícia é que a velha rotina de ficar riscando folhas de papel no mercado saiu de moda. Hoje em dia, existem gadgets como o Bring! (disponível para Android e iOS) que modernizaram o velho conceito da lista de compras.

É fácil de usar e dá para fazer listas para outras finalidades — como, por exemplo, dos itens necessários para a festinha de aniversário do seu(ua) filho(a). Assim, fica muito mais fácil dar conta da demanda de maneira ágil e prática.

2. Green Shine

A faxina semanal é outro aborrecido — porém absolutamente necessário — ritual. Quem pode terceirizar a tarefa, o faz com gosto. Mas nem todo mundo consegue se dar ao luxo, tendo como única alternativa colocar a própria mão na massa.

Nesse contexto, o Green Shine entra em cena como um bem-vindo reforço. A função do app é dar dicas de limpeza. Seu banco de dados oferece mais de 100 alternativas. Com um bônus fundamental: todas são econômicas e baseadas no conceito da sustentabilidade. Ou seja, esqueça o cloro e outros produtos nocivos.

Por outro lado, o Green Shine possui dois inconvenientes: o primeiro é que não dispõe de uma versão em português (assim como a maioria das opções desta lista). A segunda é a de que é pago: você precisa desembolsar 2,99 dólares (aproximadamente R$ 13) por ele. Ah, e é somente para usuários de iPhone. Baixe o app aqui.

3. Sortly

Este é um clássico da vida moderna: em algum momento, a gente precisa de algo que tem certeza de que guardou, mas não lembra onde. Comprovantes de pagamento de dois anos atrás, o kit de reparos para consertar o pneu da bicicleta que furou, a decoração natalina comprada no ano anterior etc.

Antes de ter um ataque dos nervos por não conseguir encontrar o que procura, instale o Sortly no seu celular (baixe-o aqui). Com o aplicativo, você cria um inventário de todas as suas tranqueiras, relacionando cada item por categoria (“armário da cozinha”, “dispensa” etc.). E ainda é possível incluir fotos dos objetos para simplificar a procura.

4. Homeslice

Esse aplicativo é ideal para quem divide o apartamento com outras pessoas e vive às turras com elas por causa das despesas e tarefas domésticas. Disponível gratuitamente para iOS e Android, o Homeslice relaciona as contas a pagar e divide o valor entre todos os moradores. Assim, todo mundo sabe quando e quanto precisa desembolsar para saldar as tarifas de energia elétrica, água, Wi-Fi etc.

Além disso, você pode consegue manter o estoque de suprimentos em dia. Basta usar a aba “Supplies”, relacionar todos os itens de uso comum e indicar quais estão em dia e quais é necessário comprar. Portanto, você não corre o risco de chegar em casa e topar com a geladeira vazia.

O gadget ainda permite fazer uma relação das tarefas a serem cumpridas, de maneira que ninguém esqueça de realizar a sua parte. Muito melhor do que ficar dando “puxões de orelha” na turma, não é mesmo?

5. Brightnest

O Brightnest é outro app dedicado a deixar a rotina doméstica mais suave. Gratuito e em inglês, o aplicativo é configurado segundo o perfil do usuário. Isso significa que podemos, por exemplo, indicar se há crianças ou pets no apê, ou ainda se a lista de tarefas comuns inclui a limpeza de garagens ou manutenção de jardins.

Uma vez que tudo esteja configurado, o aplicativo oferece dicas interessantes, do uso de produtos de limpeza até maneiras de agilizar as tarefas mais “cascudas”. Muito prático.

6. Todoist

O foco desse aplicativo é a organização da rotina doméstica do usuário. Como sabemos, as coisas andam tão corridas ultimamente que vivemos deixando prioridades para trás ou postergando indefinidamente determinadas tarefas. Pois o Todoist não nos deixa esquecer de nada. Basta listar tudo o que é necessário fazer que o aplicativo vai nos lembrando dos compromissos, seja a hora de arrumar a cama ou de pagar o aluguel. Disponível em versões Android e iOS.

7. OptimizeMe

Bem, depois de toda essa trabalheira doméstica, é necessário tirar um tempo para cuidar de si mesmo. Nesse caso, considere baixar o OptimizeMe, um aplicativo dedicado a gerenciar todos os aspectos da sua rotina.

Disponível apenas para usuários de iPhone (adeptos do sistema Android podem recorrer ao Nudge Health, um similar), o app é uma espécie de coach virtual com funções de agenda. Além de acompanhar a sua rotina, ele anota informações a respeito do seu humor, dos níveis de estresse, questões fisiológicas (ciclo menstrual, por exemplo), avalia o seu desempenho e oferece meios de você dar uma “levantada”.

Excelente para quem precisa melhorar a qualidade de vida (ou seja, quase todos nós!).

Portanto, aí estão sete bons auxiliares para deixar a organização da casa (e de sua rotina) menos dramática, mais ao alcance da sua mão. Pode soar estranho, por exemplo, ter um aplicativo para lembrá-lo de coisas tão fundamentais, mas não se engane: quanto menos tempo perdermos decidindo o que fazer primeiro, mais rápido nos livramos dos aborrecimentos e mais tempo ganhamos para gastar com coisas mais estimulantes.

Falando em tarefas estimulantes (mas complicadas), que tal conhecer algumas dicas sobre planejamento da mudança? Se você já está começando a encaixotar as coisas, não deixe de ler este post e descobrir como fazer as coisas andarem de forma mais simples e eficiente. Leva uns minutinhos, mas vale a pena!