Dicas de decoração

7 aplicativos que vão ajudar a decorar o seu apê

7-aplicativos-que-ajudam-na-organizacao-da-casa

Em algum momento, somos obrigados a admitir: “Está na hora de dar uma repaginada no apê!”. E isso pode significar mudar as cores das paredes, trocar aquele revestimento já gasto e sem vida, dispensar uns móveis caídos e adquirir outros mais atuais ou simplesmente comprar alguns itens bacanas de decoração.

O problema é que, nessas horas, bate aquela dúvida: será que a cor que imaginamos combina com o resto? Qual revestimento cai melhor? A parede não ficará “poluída” se pendurarmos mais um quadro? (a propósito, esse quadro não está torto?!).

Você pode, naturalmente, contratar um designer de interiores e deixar que a expertise do sujeito dê conta de todos esses dilemas. Ou pode resolver a questão por conta própria — não exatamente no “feeling”, mas com a ajuda da tecnologia.

“Como?”. A resposta está aí, bem na palma da sua mão. Hoje em dia, fabricantes e desenvolvedores de diferentes áreas têm criado aplicativos para smartphones capazes de, a um clique, solucionar muitos dos mistérios que envolvem a decoração de interiores. Fazem isso mostrando como o próprio ambiente do usuário ficaria se a mudança por ele pretendida se efetivasse. Tudo prático, tudo simples e — na maioria das vezes — de graça.

Sendo assim, que tal conhecer sete aplicativos de decoração muito úteis na hora de renovar o seu lar? É só continuar conosco e escolher o mais indicado aos seus propósitos. Acompanhe:

1. Coral Visualizer

Normalmente, quando pensamos em trocar a cor das paredes, ficamos olhando para a superfície em questão e, concentrados, tentamos imaginá-la da cor que gostaríamos de usar. Exige um esforço de abstração imenso, não é mesmo?

Felizmente, esse método está ultrapassado. Atualmente, as principais fabricantes de tintas possuem aplicativos para celular que permitem colorir, virtualmente, o ambiente desejado e comparar tonalidades à vontade. O da Coral chama-se Visualizer e é gratuito para os sistemas iOS e Android.

Seu uso é simples: basta apontar a câmera para a parede e escolher entre as mais de 2 mil opções de tons. O app usa o recurso da realidade aumentada para apurar a experiência e permitir uma escolha precisa. Ele também calcula a quantidade de tinta necessária, identifica o código do produto e indica a loja mais próxima onde comprá-lo.

2. Casa e Jardim

Precisando de uma mãozinha para conseguir mais espaço dentro de casa, organizar a bagunça das crianças ou melhorar o aspecto geral do ambiente? O aplicativo da revista Casa e Jardim, disponível gratuitamente para a plataforma iOS, está repleto de ideias para ajudar você na tarefa. Mais precisamente, são 500 dicas de decoração, arquitetura e paisagismo.

A maioria parte de soluções criativas, que não custam caro mas possuem um bom potencial renovador, seja para o reaproveitamento de móveis, confecção de arranjos diferenciados ou tipos de revestimento. O app é facílimo de consultar: basta rolar lateralmente para navegar entre as imagens e, a um toque, aumentá-las ou fazer aparecer o texto relacionado. Muito útil.

3. ColorSnap

O objetivo desse aplicativo distribuído pela fabricante de tintas Sherwin Willians é ajudar a identificar cores. A hipótese aqui é a seguinte: não mais que de repente, você põe os olhos em alguma cor simplesmente incrível por aí e diz: “É disso que eu estou falando!”.

O problema é: como você vai explicar para o sujeito da loja de tintas? Quem nunca levou uma amostra para o cara no balcão e voltou com uma versão bem pálida da cor sonhada que atire a primeira lata.

Pois o ColorSnap é capaz de reconhecer uma cor que lhe é apresentada é identificá-la no catálogo da empresa ou oferecer alguma variação bem próxima daquela que você encontrou. Gratuito para download em versões iOS e Android.

4. Conceito Duratex

A marca de revestimentos Duratex também tem um app para chamar de seu. No caso, o Conceito Duratex, que foi desenvolvido seguindo o mesmo princípio dos aplicativos para o segmento de tintas: por meio dele, é possível fotografar um ambiente e simular diferentes combinações de pisos e painéis de madeira desenvolvidos pela empresa. É uma ferramenta interessante não apenas para consumidores finais, mas profissionais da área do design, arquitetura e marcenaria. Gratuito para usuários de iOS.

5. Tok & Stok Decora

Loja de móveis e decoração, a Tok & Stok criou um aplicativo que possibilita aos usuários decorar virtualmente suas casas com os produtos da marca. Funciona assim: você faz um clique do seu cômodo com o celular e o app permite que você inclua na cena uma imagem em 3D do produto que deseja comprar. Muito prático. Dá, inclusive, para modificar a cor ou o acabamento do móvel ou objeto decorativo, segundo as opções disponíveis no catálogo da loja. Baixe gratuitamente para iOS.

6. Photo Measures

Essa é uma funcionalidade interessante para quem vive à cata de novidades para incrementar a casa mas fica em dúvida se o objeto em questão cabe ou não no lugar planejado (aliás, não fique sem espaço: clique aqui e saiba como escolher móveis compactos).

Com o Photo Measures, você fotografa seus ambientes, móveis inclusos, e registra as dimensões de cada um. Assim, da próxima vez que sair para comprar um novo sofá, basta abrir o app e descobrir, com certeza, se o móvel caberá ou não no cantinho que você dispõe para ele.

Esse é o único gadget pago desta lista: custa R$ 25,72 para usuários de iPhone e R$ 14,99 para o pessoal do sistema operacional Android.

7. iHardy Level

Quem tem verdadeira aflição de ver quadros tortos na parede vai adorar o iHardy Level. O aplicativo simula um medidor de nível, desses que os construtores carregam consigo o tempo todo. E seu uso é bastante simples: basta abrir o app, apoiar o celular na superfície desejada e esperar enquanto ele determina se ela está devidamente nivelada. Vale tanto para quadros quanto para qualquer objeto que precise ficar no prumo.

Downloads gratuitos para iOS e Android.

Realmente, a tecnologia é uma maravilha. Vale destacar que existem muito mais aplicativos de decoração disponíveis para uso em celular. Os listados aqui, porém, já são de grande ajuda na hora de dar aquele balanço em seu apê. Por isso, em vez de quebrar a cabeça, ponha essas belezinhas para trabalhar por você!

E já que o assunto de hoje teve tudo a ver com decoração, que tal conhecer um estilo que está super em alta? Falamos da decoração industrial, que é bastante usada em determinados segmentos do entretenimento (bares e boates, por exemplo) mas que pode transformar o seu ambiente de uma forma rústica e cheia de personalidade. Duvida? Dê um clique neste link e confira!