Dicas de decoração

Acerte na decoração da sala e a deixe maior

acerte-na-decoracao-da-sala-e-faca-com-que-ela-pareca-maior

Foto: Apartamento Decorado Primavera Morumbi 55 mts

Tem momentos em que a sala parece um campo de obstáculos: difícil é dar dois passos sem esbarrar em alguma coisa. Além disso, sempre que queremos relaxar o controle da tevê some no meio da bagunça que é a mesinha de centro e o sofá praticamente engole todo o espaço disponível. Que fazer?

Eventualmente, trocar de apê para ter um aposento mais amplo não está nos planos. Questões de economia e também de mercado: não é segredo para ninguém do ramo imobiliário que os imóveis estão encolhendo. Em 2017, quase 50% das unidades lançadas em São Paulo tinham menos de 45 metros quadrados, segundo o Secovi-SP.

A boa notícia é que tem como fazer a sala parecer maior. Não, não estamos sugerindo que se use uma marreta para derrubar paredes. Basta alguns ajustes na disposição dos móveis, acréscimo ou supressão de elementos, que o milagre acontece.

Quer saber como? É para isso que estamos aqui! Siga lendo este post para descobrir como acertar na decoração e fazer com que sua boa e velha sala de estar pareça bem maior. Vamos em frente?

Use espelhos para “duplicar” o tamanho

Descartadas as possibilidades de mudança para um imóvel maior ou reforma de cômodos, tudo o que nos resta é lançar mão de artifícios para criar a ilusão de que a sala cresceu. E isso não é pouca coisa.

Muitas vezes, tudo o que precisamos é da percepção de amplitude (um pouquinho de organização também ajuda). Como a tendência é de encurtamento de imóveis, não tem jeito: é preciso aprender a fazer com que o pequeno pareça grande. E uma das maneiras que temos de conseguir isso é usando espelhos.

O truque não é novo. Se você reparar, eles têm sido usados com eficiência em elevadores para suavizar a sensação claustrofóbica que sentimos ao entrar nesses equipamentos. Em uma sala enxuta, os espelhos duplicam as dimensões do cômodo, criando a sensação de que o espaço tem o dobro do seu tamanho real.

Mas isso só funciona se o espelho tiver boas medidas, especialmente na largura. Se ocupar uma parede inteira, então, garante com eficiência o efeito desejado — além de possibilitar um melhor aproveitamento da luz natural, o que também ajuda a “esticar” a sala.

A propósito, a luz natural é o assunto do nosso próximo tópico

Deixe a luz do dia entrar

Quem já entrou em um aposento mal iluminado sabe como as sombras parecem se fechar sobre a gente, diminuindo as dimensões do espaço e causando uma sensação opressiva, típica de locais apertados. É como voltar ao tempo das cavernas.

O inverso também é verdadeiro: na medida em que deixamos a luz do dia entrar, nós criamos um ambiente mais aberto, com maior sensação de espaço, além de propiciar uma atmosfera mais fresca e agradável.

Portanto, deixe as janelas bem abertas. Use cortinas leves (as de voal são uma boa pedida) e bem clarinhas. Persianas de tela solar também contam. O que não serve aos nossos propósitos são as cortinas de tons escuros, pesadas, especialmente as do tipo blecaute.

No caso de não dispor de luz ambiente em quantidade suficiente, o remédio é apelar para a iluminação artificial. Escolha, porém, lâmpadas brancas, que produzem uma luminosidade mais agradável. As do tipo LED são as mais indicadas.

Falando ainda em cortinas, quanto mais alongadas elas forem, melhor. Instale o trilho bem próximo do forro e deixe o tecido tocar o chão. Isso ajuda a fazer a sala parecer maior.

Pinte a sala com cores claras

Agora que você arejou a sala, deixando a luz natural preencher o aposento, não desperdice o trunfo usando uma tinta muito escura nas paredes.

Melhor que isso é apostar em uma paleta de cores suave, para aproveitar a claridade proporcionada pela janela e deixar o ambiente mais aconchegante e convidativo.

É verdade que alguns decoradores sugerem o uso de uma cor mais forte em determinadas paredes para criar a sensação de profundidade. Entretanto, é mais eficaz pintar a sala com cores claras, aplicando uma sobreposição mais harmoniosa de tons (o famoso “ton sur ton”), o que sugere uma atmosfera tranquila e organizada.

O mesmo vale para os revestimentos e papéis de parede: evite modelos muito estampados e limite o uso a uma única parede, escolhendo um tom que harmonize com a paleta usada no restante do cômodo.

Escolha a mobília com cuidado

Nenhum dos recursos listados acima funcionará como deve se insistirmos em manter a sala atulhada. Por isso, a escolha e a disposição da mobília têm papel fundamental nessa busca por mais espaço.

Sendo assim, a primeira providência que devemos tomar é: eliminar itens desnecessários. A premissa minimalista do “menos é mais” deve ser aplicada para permitir a livre circulação pelo aposento e deixar o local mais amplo e arejado. Fica agradável, sofisticado e parece maior.

Móveis menores, com dupla (até tripla) função são, portanto, os mais recomendados. Colocar tudo o que for possível nas paredes, acomodado sobre prateleiras, também é uma forma inteligente de ganhar uns centímetros a mais.

Usar um tapete maior é outro recurso eficiente. Deixe que ele ocupe uma boa parcela do piso e se perca debaixo do sofá e perceba como a sala parece mais ampla.

E já que mencionamos o item fundamental dessa parte do apê, não caia no erro de escolher um sofá massudo, com franjas, desses que parecem um tanque de guerra. Pelo contrário: aproveite que a moda dos pés palito está em alta e adquira um sofá com as pernas de fora.

Aliás, qualquer móvel que você queira colocar no cômodo pode ter a mesma configuração. Ou seja, quanto mais fora do chão ficarem, maior a incidência de luz natural e, consequentemente, a percepção de espaço.

No mais, como foi dito lá no início, é questão de saber organizar as peças, posicionando-as mais próximo à parede para abrir uma “clareira” que permita aos ocupantes caminharem pela sala sem levar caneladas dos móveis. E, quanto mais clean e minimalista o conceito, mais eficiente seu recanto ficará.

Portanto, há como fazer a sala parecer maior com algumas mudanças de mobiliário ou truques simples de configuração do espaço. No final, com um arranjo daqui e dali, você deixará seu cantinho especial mais atrativo e ideal para curtir bons momentos.

Se você gostou dessas dicas, que tal conhecer mais ideias interessantes sobre decoração? Neste post você tem algumas sugestões que vão ajudá-lo a escolher móveis compactos. Não deixe de ler!

 

Confira mais dicas no nosso painel do Pinterest.