Dicas Práticas

Algumas dicas para manter o seu apartamento fresco no verão

O verão é uma época do ano em que gostamos de reunir a família e os amigos no nosso apartamento para festejar. Mas, geralmente, o mormaço está à solta e vem com força total para deixar todo mundo suado.
Sem contar as vezes em que o danado transforma a nossa noite de sono em pesadelo e nos faz rolar na cama até o sol raiar.
Só de pensar a suadeira começa! Calma! Existem truques simples e práticos que vão deixar o seu apartamento mais fresquinho e agradável.

TROCA-TROCA DE LÂMPADAS

Nunca é tarde para trocar as lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes ou de LED. Como o próprio nome diz, as incandescentes produzem calor para gerar luz. Além disso, elas consomem mais energia e duram bem menos.

TECIDOS FLUÍDOS E LEVES

O verão pede tecidos leves. Prefira lençóis e fronhas de cores claras e 100% de algodão. Se o sofá e a poltrona do seu apartamento são revestidos de veludo, camurça ou couro é melhor jogar por cima uma capa de algodão ou seda, que esquenta menos. Cortinas brancas e vazadas são muito bem-vindas, absorvem pouco calor e deixam entrar facilmente a tão esperada brisa do vento.

NO ESCURO PARA ESFRIAR

Nos cômodos em que os raios de sol batem sem dó, feche a persiana blecaute. Se a parte do lado de fora for branca é ainda melhor. Assim o seu apartamento não vira um forno.

VENTO A FAVOR

Os ventiladores não esfriam o ambiente, fazem apenas o ar circular. Mas coloque uma bacia com gelo em frente à saída do vento que o ar vai ficar bem geladinho. Tenha cuidado para não deixar a água do gelo entrar em contato com o fio do aparelho. Ligue o ventilador após o banho, ele vai expulsar o ar quente rapidinho do apartamento. Use também o exaustor enquanto cozinha e o deixe ligado um tempo depois. Ao anoitecer, a temperatura dentro do apartamento costuma ser mais alta do que a do ambiente externo, por isso coloque o aparelho voltado para a janela. Isso faz o ar quente sair e dá espaço para ar frio entrar.

O FRESCOR DO VERDE

Plantinhas dentro do apartamento ajudam a derrubar um pouco a temperatura. Elas transpiram o excesso de água e acabam deixando o ambiente mais úmido.

DA GELADEIRA PARA A CAMA

Ao invés de deitar na cama com uma toalha molhada por cima do corpo, congele uma porção de arroz dentro de uma meia de algodão, por duas horas, e depois a coloque entre os lençóis. O arroz se mantém frio por bastante tempo e não molha o colchão.