Dicas de decoração

Aprenda a organizar o seu closet e livre-se da bagunça

Closet

Na correria do dia a dia, fica difícil manter tudo em seus devidos lugares. Às vezes, no pouco tempo que temos entre uma xícara de café e o horário da próxima condução, muitas coisas ficam pelo caminho. É inevitável.

Entre as vítimas desse modo de vida apressado, a principal, sem dúvida, é o closet. Ao final de uma semana atribulada, o compartimento de roupas está todo revirado, com peças jogadas, amassadas, sumidas, sapatos sem seus devidos pares…. Nada parecido com aquelas imagens gloriosas das revistas de decoração.

Tem solução para isso ou devemos nos conformar com ver a arrumação feita no final de semana ruir no primeiro dia útil seguinte? A boa notícia é: tem, sim. Trata-se de saber como organizar o closet de modo racional. Claro que isso vai demandar um esforço inicial, mas estamos aqui justamente para ajudar.

Assim, conheça algumas dicas de organização do closet e pare de se aborrecer com a bagunça.

Closet e guarda-roupa são a mesma coisa?

Antes de entrar na seara do post de hoje (organização do closet), vamos colocar os pingos nos “is”. Afinal, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Qual seja: guarda-roupa e closet têm a mesma função (por óbvio, guardar a roupa), mas não são iguais.

O closet está mais para um móvel planejado. Em muitos casos, é uma dependência da casa, um quartinho extra, dentro do qual roupas, sapatos e acessórios são mantidos em relativa ordem. E a sua principal vantagem está nisto: possui espaço muito maior e melhor aproveitado do que o guarda-roupa tradicional.

Apesar disso, existem alguns modelos de closet que se podem chamar de portáteis. São os closets abertos, que se parecem com um guarda-roupa sem portas ou uma arara de loja de vestuário com o acréscimo de prateleiras e gavetas.

A depender da quantidade de peças que se tenha à disposição, o closet, sem sombra de dúvidas, é um importante acréscimo à planta da casa ou apartamento. Principalmente por liberar espaço no quarto e, de certa maneira, manter essa dependência mais organizada, já que toda a “fuzarca” ficará fora de vista.

Mas isso não nos livra da necessidade de pôr ordem no closet. Por isso, vamos ao que interessa.

As dicas de Marie Kondo

Em se tratando de organização do closet, Marie Kondo é autoridade. Nunca ouviu falar nela? A “personal organizer” (sim, existe isso) japonesa ficou bem famosinha ao estrelar a série da Netflix “Ordem na casa com Marie Kondo”. Ela também é autora do best-seller “A mágica da organização” (editora Sextante), lançado em 2011 e já tendo ultrapassado a marca dos 2 milhões de exemplares vendidos.

No livro (e na série), Marie detalha seu método KonMari, que consiste em avaliar o nível de satisfação que os objetos que você guarda em casa proporcionam. Basicamente, funciona da seguinte maneira: se te faz feliz, guarde. Se não, descarte. Não parece complicado, certo?

Vejamos o que mais a “guru” da organização nos ensina:

Categorize as peças

Antes de começar a organização do closet para valer, Marie sugere que a gente separe as peças por categorias. Calças com calças, camisas com camisas, vestidos com vestidos…. Você entendeu a ideia. Mas não retorne as coisas ainda aos cabides e prateleiras, pois agora é que vem a parte fundamental do método KonMari.

Desapegue

Organizar significa se livrar do que é inútil. Isso pode parecer complexo quando se trata de roupas, mas pense em quantas peças estão apenas fazendo hora extra em seu closet. Passam as estações e elas continuam ali, sem serem usadas uma única vez.

Marie tem uma maneira prosaica de resolver essa questão. Ela recomenda que sujeitemos cada item de nosso closet à seguinte pergunta: “Isso me traz alegria?”. Se a roupa em questão não responder satisfatoriamente a essa questão, separe-a para doação. Só não esqueça de agradecer a ela pelos bons momentos que passaram juntos.

Dobre as roupas direito

Outra sacada do método da Marie é a maneira como ela dobra as roupas. Em vez de, por exemplo, deitar as suas camisetas, você faz delas uns rolinhos que ficam de pé, posicionados lado a lado. Ocupa menos espaço e fica mais fácil encontrar a camiseta desejada.

Pendure as peças na ordem certa

Por fim, a personal organizer indica que penduremos nossas roupas segundo o seguinte critério: da esquerda para a direita, com as peças mais pesadas ou mais compridas e de cores escuras primeiro. As mais leves e claras ficam do lado direito. Isso cria um efeito visual bacana e, na opinião de Marie, relaxa a mente.

O método KonMari realmente funciona?

Não há dúvida que, no que diz respeito às ações práticas, o método da autora de “A mágica da organização” realmente funciona. Outras questões, mais subjetivas, podem não sair tão a contento assim.

Por exemplo, o método se baseia na concepção de que só há lugar em seu closet para coisas que agreguem valor sentimental. Se a roupa te faz feliz, muito bem. Se não, você já sabe.

Nem tudo o que vestimos, porém, pode ser colocado nessa balança. A finalidade também entra na equação. Claro que sua mensagem contra o consumismo exagerado é importante, mas não se consegue resolver a questão de uma hora para outra. É preciso disciplina. Além disso, não há nenhum mal em comprar uma ou outra coisa por impulso, para variar.

Também não se pode achar que aplicar o método uma vez só resolve. Organização do closet é tarefa permanente. Ainda assim, há muito a se ganhar com as ideias dessa simpática japonesa.

Outras dicas que se pode aplicar na organização do closet:

  • Reserve espaço nas prateleiras para guardar seus casacos de lã e outras peças que não se pode pendurar em cabides, pois deformam (é o caso também das camisetas. Prefira dobrá-las e depositá-las numa prateleira ou colocá-las em gavetas, usando o sistema KonMari).
  • Use cabides de cores diferentes para categorizar suas roupas. Dá um belo efeito visual e deixa o roupeiro mais organizado. Evite, no entanto, posicioná-los aleatoriamente.
  • Embora Marie Kondo desencoraje o uso de organizadores, essas caixas são boas para guardar itens como toalhas, as quais devem ficar enroladas para poupar espaço.
  • Utilize também organizadores do tipo colmeia para compartimentar gavetas e abrigar roupas íntimas e acessórios.
  • Limpe os sapatos e deixe-os “respirando” um pouco antes de colocá-los no closet. Mantenha os mais requisitados à vista e armazene os delicados em sacos ou caixas.
  • Na falta de espaço, deixe as roupas da estação à mão, enquanto que as demais podem ficar armazenadas em sacos a vácuo.

Colocando em prática as dicas que apresentamos, a organização do closet deixa de ser uma tarefa impossível. O importante é manter a disciplina e fazer uma triagem periódica dos itens que você possui. Dessa forma, não ficará sem espaço nem perderá tempo procurando uma roupa sem conseguir achar. Então, que tal começar hoje mesmo a colocar o seu closet em ordem?

O que achou das dicas de hoje? Se curtiu, deixe-nos sugerir mais um artigo aqui do blog, sobre a melhor maneira de decorar o lavabo. Se você não anda prestando muita atenção ao banheiro das visitas, saiba que é possível deixá-lo renovado com algumas iniciativas bem simples. Portanto, não deixe de conferir!

 

Link do pinterest