Dicas Práticas, Mercado imobiliário

As principais fases de obra de um Empreendimento Imobiliário

As principais fases de obra de um Empreendimento Imobiliário

Se você comprou seu imóvel na planta e não vê a hora de receber as chaves para finalmente realizar a mudança dos seus sonhos, controlar a ansiedade pode ser um pouco difícil e nós te entendemos.

Quando adquirimos um imóvel, nem sempre sabemos todas as etapas que envolvem o processo completo da obra, desde o início até sua conclusão.

Antes é preciso entender que a construtora é responsável por acompanhar todas as fases do empreendimento, além de cuidar para que tudo seja atendido conforme as expectativas do cliente.

Dessa forma, trouxemos neste artigo quais são as principais fases de obra de um empreendimento imobiliário, como, por exemplo, apartamentos! Vamos nessa?

Projeto arquitetônico

A primeira fase de obra de um imóvel começa sempre desta forma, por um projeto arquitetônico elaborado por um engenheiro civil ou arquiteto.

Este projeto conta com a planta baixa do imóvel, especificações das aberturas de portas e janelas, fachadas, coberturas e cortes.

Nesse documento, é possível encontrar todas as diretrizes e informações necessárias para que a obra ocorra o melhor possível.

Após o envio desse material para a prefeitura, uma verificação é feita para identificar se o projeto corresponde com o código de obras do município e desde a matrícula do imóvel, a emissão para o alvará de construção é realizada.

Fundações

Fundamental na prevenção de patologias construtivas — como trincas e rachaduras —, as fundações têm como principal objetivo transferir os esforços gerados pela edificação para solo, de modo a manter a segurança e estabilidade do edifício.

Existem vários tipos de alicerces, determinados em função do solo e das características do prédio a ser erguido.

Sua composição varia segundo as estruturas responsáveis pela distribuição da carga de construção para o solo.

Estrutura

Esta é a etapa em que acontece a construção da edificação.

Nesta fase da obra são instalados pilares, vigas e lajes, peças estruturais que dão forma à construção e conferem sustentação ao projeto.

Alvenaria

Dando sequência as etapas acima, na fase de alvenaria são feitos o reboco e chapisco, que deixam a superfície pronta para receber os revestimentos.

Essa fase é iniciada após as estruturas de sustentação montadas.

Cobertura

Essa é a fase de montagem do telhado, conforme o que foi definido, podem ser telhas metálicas, fibrocimento, cerâmicas, concreto, entre outros.

Nesta etapa também são instalados rincões, rufos e calhas para a captação e o escoamento da água pluvial.

Instalações elétricas, hidráulicas e complementares.

Quando chegamos na etapa das instalações elétricas, o eletricista fica responsável por instalar as tomadas e interruptores, passar os fios pelos conduítes, preparar os bocais para as lâmpadas e ligar os disjuntores.

Na fase hidráulica, chegou a hora do encanador entrar em ação, que em conjunto com os pedreiros da obra, prepara as valas para a passagem de encanamentos, coloca e liga os canos de esgoto, água da rua e águas pluviais.

Na última etapa das instalações complementares, é realizada a instalação de ar condicionado, chuveiros, banheiros, gás, etc.

Acabamento e Revestimento

Última fase da construção! O acabamento é a etapa em que revestimentos como esquadrias, louças e vidros são instalados na edificação.

Você também pode escolher o revestimento de sua preferência para cada ambiente.

Vistoria

Tá chegando a hora! Quando a obra é finalizada, significa que a chave do seu apartamento está cada vez mais próxima!

Nessa etapa, acontece uma vistoria para conferir se tudo que foi acordado pela construtora foi entregue, na Marques o cliente recebe um checklist com todos os itens que ele precisa analisar.

Além disso, nosso time o acompanhará durante a visita para tirar todas as dúvidas e esclarecer possíveis problemas que possam ser identificados.

Documentação e Entrega das Chaves

Após a visita e confirmação de que está tudo certo com o imóvel, chegou a hora de assinar o Termo de Entregas da Chave. Antes da entrega das chaves, é necessário a emissão do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO) pela prefeitura.

Além disso, esse é o momento de quitar todo o valor restante do imóvel. Neste cenário pode contratar um financiamento ou utilizar recursos próprios.

A última etapa é a Assembleia Geral, onde os novos moradores votam e escolhem um novo síndico.

Para finalizarmos, antes de receber as chaves do seu novo apartamento, é necessário a finalização de todas as etapas apresentadas!

Gostou deste artigo sobre as principais fases de obra de um imóvel? Que tal deixar seu comentário dizendo quais são as suas expectativas para seu novo lar?

Caso queira se manter em alta sobre o que acontece no mercado imobiliário, acompanhe nosso blog.

Marques Construtora

Nestes 43 anos de experiência, o maior diferencial da Marques Construtora é o total respeito com os clientes.

Por isso, os mais de 9.600 apartamentos construídos até hoje foram entregues rigorosamente no prazo, além das 3.000 unidades em construção.

Procurando um novo lar? Nós podemos te ajudar!