Dicas de Organização

Colocando ordem na casa: dicas de organização da lavanderia

organização da lavanderia

É na lavanderia onde boa parte do trabalho duro acontece. É onde também uma quantidade absurda de quinquilharia acaba estacionada, entre produtos de limpeza e tudo o mais que não encontra local adequado em seu apê.

Daí que, após um dia pauleira de faxina, a lavanderia fica por último — ou simplesmente é negligenciada, recebendo tratamento apenas pro forma, o que só aumenta a disfuncionalidade do lugar.

Hora de acabar com essa folia. Como você sabe, nos últimos posts temos falado sobre colocar ordem na casa e hoje o desafio é a organização da lavanderia. Então, prepare-se para deixar seu “canto da bagunça” em harmonia com o resto do lar. Sem mais delongas, vamos em frente.

Comece dispensando o que é inútil

Nenhuma organização terá sucesso sem um inventário daquilo que é essencial, delegando à lixeira tudo o que não tenha serventia.

Como um local que costuma servir de depósito, é comum a lavanderia acumular uma boa quantidade de tranqueira no correr dos meses. Coisas que tiveram um único uso, coisas que jamais tiveram uso algum, coisas que não sabíamos que já tínhamos e compramos novamente e por aí vai.

Assim, comece pela faxina. Escolha um dia em que possa se dedicar sem pressa à tarefa e retire tudo o que for possível mover de seus lugares. Separe o que você, sem dúvida, necessita e comece a dar destino certo ao que está sobrando (coleta seletiva, doação, lixo….).

Pronto. Agora já podemos começar a colocar a lavanderia em ordem.

Prepare o ambiente para receber o que é útil

O principal benefício de dar uma geral na área antes de qualquer outra ação é abrir espaço para que a organização, de fato, aconteça.

Também é uma excelente maneira de visualizarmos o ambiente e estudarmos a melhor maneira de acomodar o que precisa ser guardado.

Conhecendo a natureza do que genuinamente se usa em uma lavanderia (cestos de roupa, produtos de limpeza e utensílios de faxina — além, claro, das máquinas de lavar e secar), conseguimos projetar um layout com maior eficiência.

Uma conclusão inevitável é que as paredes são as principais aliadas nessa tarefa. E que os acessórios mais práticos para se usar nelas são as prateleiras e os nichos.

Portanto, municie-se desses itens como segunda etapa do processo. Aproveite os espaços sob a máquina de lavar e o tanque de roupas e instale neles prateleiras, armários e nichos.

Nesse momento, você dispõe de dois caminhos: investir em móveis planejados, criando uma solução sob medida para seu ambiente — e, por isso, mais funcional (com a contrapartida do custo maior) — ou adquirir os itens em lojas especializadas e realizar o projeto por conta própria (o que, a depender de sua aptidão com o trabalho manual, pode render um excelente resultado a um preço muito menor).

Observe que os cantos entre um eletrodoméstico e outro também podem ser utilizados como repositórios de utensílios. Se planejado, o local pode facilmente ser ocupado por um armário estreito. Do contrário, convém pensar em uma alternativa de aproveitamento relativamente criativa.

Feito isso, você tem o cenário pronto para iniciar a organização da lavanderia.

Vá à caça dos organizadores

Organização pede, por óbvio, organizadores. Que são, na verdade, aquelas caixas e cestos plásticos (na maioria das vezes) confeccionados em tamanhos vários e que se prestam a guardar quase tudo. Uma visita a uma loja de departamentos ou de utensílios domésticos nos apresentará a um mostruário cheio delas.

E temos ainda ganchos e suportes para pendurar itens diversos, o que é ótimo para tirar de vista os rodos, vassouras e espanadores.

Pois tenha certo o seguinte: esses organizadores são seus melhores amigos. Adquira-os em bom número e use-os para acomodar os utensílios em seus nichos e prateleiras. Além de deixar o ambiente mais (lógico!) organizado, com aspecto mais clean, você consegue agrupar os objetos conforme a função de uma maneira mais simples e eficaz.

Só não esqueça o seguinte detalhe: produtos como os de limpeza devem ficar fora do alcance das crianças. No entanto, esses mesmos produtos, se usados com frequência, não podem ficar fora do seu alcance. Ajeite as coisas de maneira que o material do dia a dia esteja acessível aos membros certos da família.

Separe as roupas por categoria

Nem pense em amontoar a roupa suja no chão da lavanderia ou em qualquer outro lugar inadequado. O melhor é adquirir cestos para acomodar as peças que irão para a máquina de lavar. Melhor ainda: pegue mais de um cesto e separe-as conforme categorias: roupas claras, escuras ou de lavagem delicada.

Caso não haja muito espaço disponível, uma solução é trocar o cesto por sacolas de lavanderia, às quais se pode pendurar na parede ou atrás da porta. Fica prático e, de certa forma, estiloso. Também facilita o transporte até a máquina de lavar.

Lembre-se que é interessante garantir um local para acomodar as peças que aguardam o ferro de passar e um nicho para depositar aquelas já passadas, em seu caminho rumo ao closet. Talvez você ainda queira dispor de um espaço para acomodar toalhas, panos de cozinha etc. Com diversos nichos à disposição, esse arranjo se torna simples.

Coloque os produtos em borrifadores e ponha etiquetas

Oquei, eles são produtos de limpeza…. Mas que bagunça fazem! Por isso, vá até uma dessas lojas de utilidades e adquira algumas embalagens de borrifadores e dispensadores. Elas vão servir para acondicionar o sabão em pó e os demais produtos líquidos usados no dia a dia.

O bacana é que, adquirindo frascos iguais, você promove um visual mais uniforme, o que tem tudo a ver com organização. Claro que, para evitar se confundir, é preciso providenciar algumas etiquetas. Nesse caso, seu compromisso é na papelaria: compre algumas folhas de papel adesivo, encontre um modelo bonito na internet para usar, imprima, corte e cole. Pronto: tudo bonito, organizado e fácil de usar!

Esperamos que, com essas dicas e alguma mão de obra, você finalmente faça aquela organização da lavanderia que vinha postergando. Dá um trabalho, reconhecemos, mas depois disso, com alguma manutenção semanal, esse local vai deixar de ser o patinho feio da casa.

Por fim, convidamos você a acompanhar a nossa série “Ordem na casa”, com posts sobre arrumação de diferentes cômodos. Por exemplo, neste aqui, você confere algumas ideias para deixar a cozinha nos trinques. Não perca tempo e boa organização!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso pinterest