Dicas Práticas

Como adaptar o espaço para criar um home office

Dicas de como adaptar espaço para home office

Exigência dos novos tempos, efeito da atual conjuntura econômica, que tem obrigado as pessoas a buscarem alternativas de sustento, ou um privilégio concedido pela evolução da tecnologia, com evidente impacto na relação entre empregado e patrão? Um pouco de tudo isso, provavelmente. O fato é que o home office está na ordem do dia. E cada vez mais pessoas adotam essa forma, moderníssima, de trabalhar.

Sem dúvida, a tecnologia é o principal motor dessa virada. Graças à evolução das plataformas mobile e da ampliação da cobertura de banda larga, atualmente é possível trabalhar remotamente de qualquer lugar do planeta. O escritório virou o mundo.

Certos tipos de negócio, que independem da presença física de seus colaboradores, abraçaram com entusiasmo essa alternativa, tendo em vista a redução dos custos operacionais que o home office possibilita. Afinal, não é preciso dispor de um espaço grande nem investir em muito equipamento se está todo mundo atuando a partir de casa.

Por outro lado, muito profissional que, por uma razão ou outra, se viu fora do mercado formal, encontrou no trabalho remoto uma chance de se recolocar no jogo, oferecendo seus talentos em jornadas de freelancer. O trabalho virou “job”.

E deve-se dizer que, para muita gente, isso representa um sonho de consumo. O ápice da realização profissional: trabalhar do conforto de casa, nos horários que melhor se ajustam à rotina pessoal, podendo conciliar os deveres do escritório com as tarefas do lar sem sofrer o estresse de ficar horas parado no trânsito nem se aborrecer com relacionamentos corporativos desagradáveis.

O reverso da medalha é que a distância pode comprometer a posição do trabalhador dentro da estrutura da empresa ou precarizar as relações de trabalho, muitas vezes forjadas na informalidade. Mais importante de tudo, atuar em regime de home office exige certas aptidões: disciplina é a principal delas, assim como foco e comprometimento. Não é para todo mundo, dizem os especialistas.

Mas é provável que você saiba de tudo isso e já decidiu: “Está para mim”. O que ainda tem dúvidas é sobre como adaptar o ambiente que possui para começar a produzir a partir de casa. Isso nos leva ao assunto, de fato, do post de hoje. Então, sem perder mais um segundo, vamos logo ao que interessa.

Tenha um local fixo para o home office

Mesmo que um dispositivo com sinal Wi-Fi, como é o caso de um notebook, permita o uso em qualquer lugar da casa, trabalhar sobre a mesa da cozinha ou no sofá da sala, diante da tevê ligada, não é aconselhável.

Para que haja produtividade, é necessário reservar um local exclusivo para a montagem do home office. Não precisa, necessariamente, ser um cômodo inteiro; a depender da situação, um cantinho no quarto do casal pode dar conta do recado. O importante é delimitá-lo para a realização da atividade profissional (ou comercial).

Entretanto, se você dispuser de uma dependência à parte, um quartinho da bagunça passível de ser convertido em escritório, ou algo do tipo, certamente estará mais habilitado a desenvolver uma rotina de trabalho eficiente.

Otimize o espaço, se ele for pequeno

Como critério geral, o espaço destinado ao trabalho remoto deve permitir a instalação de uma mesa ou escrivaninha e acomodar todos os equipamentos e materiais necessários à realização das tarefas, sem a preocupação de ter de montar uma estrutura a cada vez que aparecer um novo job.

Se for necessário improvisar o canto de um cômodo, a melhor solução é investir em um móvel planejado para ter um melhor aproveitamento dos metros disponíveis. Mesmo assim, é importante que se diga, uma superfície capaz de acomodar um notebook, eventualmente uma impressora multifuncional e alguns itens de papelaria, já é o suficiente para começar.

Garanta o sossego da jornada

É fundamental que seu o escritório em casa permita a você se concentrar no que precisa ser feito. Ou seja, tente dispor de um espaço tranquilo, que possa de ser isolado da bagunça doméstica diária — se houver crianças em casa, principalmente.

Ainda que o fato de poder dar um break no trabalho para oferecer um colo ao filho (ou filha) seja um dos privilégios do home office, quando for imperativo dar um gás no que está pendente é fundamental poder se alhear de tudo. Se você for a única pessoa em casa no momento, isso fica fácil. Do contrário, a correta alocação do espaço de trabalho se torna crucial.

Disponha de boa iluminação

Não apenas a acústica do home office compete para o bom rendimento da jornada. Se você conseguir que seu local disponha de uma oferta de luz natural adequada, colherá benefícios com isso: terá mais disposição e estará mais atento ao que deve ser feito.

É interessante, portanto, dispor de uma janela próxima de sua mesa de trabalho. Por outro lado, deve-se estar atento à maneira como a luz de fora incide sobre o escritório. Se o sol bater de frente durante um período muito longo do dia, vai comprometer a produtividade. Ter esse cuidado, portanto, é fundamental.

Agora, se não for possível ter uma janela próxima de sua escrivaninha, a solução é investir em luz artificial. O importante é não ficar na penumbra o tempo inteiro, pois isso cansa. Caso seu canto não seja muito privilegiado nesse quesito, uma forma prática e econômica de ampliar a oferta de luz é adquirindo uma luminária de mesa. Só certifique-se de municiá-la com uma lâmpada fria, para evitar acidentes.

Tenha uma cadeira confortável

Não tem jeito: em algum momento, você vai passar muito tempo pregado na cadeira. Por isso, arranje uma que seja confortável. Ao lado do computador, o acento é a sua principal ferramenta de trabalho. Isso porque, se ficar mal acomodado durante longos períodos, terá dores nas costas.

Portanto, tenha atenção com a ergonomia: sua cadeira precisa ter apoio para os braços e estar ajustada para que você consiga manter os pés apoiados no chão e próxima o suficiente da mesa para manter a coluna ereta.

No mais, faça pausas regulares em sua jornada diária para esticar as pernas e alongar os braços, beba bastante água e evite procrastinar: se houver trabalho a ser feito, não deixe para depois. Adote uma rotina de trabalho e afaste as distrações. Assim, sua carreira como profissional de home office tem tudo para progredir.

Curtiu as dicas? Só faltou falar que a organização do espaço funcional é muito importante para a produtividade. Não dá para deixar o seu local de trabalho virar uma bagunça, não é mesmo? Então, não deixe de ler este post para saber como manter o home office sempre em ordem. Boa leitura e excelente jornada!