Dicas de decoração

Como adotar teto colorido na decoração?

teto-colorido-na-decoracao

Teto colorido pode até parecer uma alternativa muito chamativa à primeira vista, mas representa uma grande tendência do mercado de decoração e que promete grandes transformações nos ambientes. Hoje, o colorido representa autenticidade e personalidade, passando a ser protagonista em grandes projetos de decoração de interiores, e há muitas formas inteligentes de utilizar esse conceito e aproveitar seus benefícios.

Por isso, confira, a seguir, um pouco mais sobre o teto colorido e como aplicá-lo ao seu espaço.

Quais as cores utilizar em um teto colorido?

O impacto das cores é bastante intenso na construção do conceito dos espaços, por isso, as escolhas devem ser muito bem pensadas para que os objetivos pretendidos possam ser alcançados. Afinal, brincar com as cores do teto é uma proposta divertida na decoração, mas que também precisa ter um propósito para fazer sentido.

Cada cor transmite uma sensação diferente e representa um sentimento diverso. As cores quentes, como vermelho e amarelo, por exemplo, passam força e vitalidade, já as frias, como o verde e o azul, tendem a proporcionar a sensação de mais tranquilidade e segurança aos ambientes. Ainda, quanto mais intenso for o tom, mais efeito ela causa.

A tonalidade também tem influência na percepção de tamanho do espaço, então, cores mais escuras são indicadas para ambientes mais amplos, e cores mais claras para ambientes menores – o escuro tende a compactar o ambiente e o claro a expandi-lo.

Para que essa alternativa seja bem-sucedida em sua decoração, vale lembrar de que as questões de equilíbrio e proporção precisam ser observadas. A cor que será utilizada nas paredes, bem como o mobiliário que estará disposto no cômodo, precisam conversar com o que estará decorando o teto.

E as texturas na decoração do teto colorido?

Investir nas cores é uma grande decisão, mas se a vontade for de arrojar um pouco mais, uma boa ideia é pensar em texturas para a composição. Essa é uma das ramificações da ideia dos tetos coloridos que vem sendo cada vez mais adotada nos projetos de decoração.

A paixão por esse conceito deve-se, especialmente, ao acabamento que ele promove, tornando o ambiente mais aconchegante e refinado. As texturas podem ser aplicadas em cores sólidas ou, ainda, a partir de combinações diferentes. No primeiro caso, é possível trabalhar uma textura mais rebuscada, enquanto para o segundo vale uma proposta mais minimalista – isso porque a mistura de informações pode gerar efeito inverso ao pretendido, promovendo um visual cansativo e fora do contexto.

A aplicação se dá por meio de tintas específicas, painéis pré-projetados ou de técnicas de pintura, e a opção mais adequada depende do tipo de textura que se deseja criar.

Um cuidado importante é, antes de escolher a textura, considerar os materiais que serão utilizados nos móveis do ambiente, ou seja, se terão madeira trabalhada, visual mais clean, etc. Todo detalhe faz diferença e precisa ser pensado para a construção de um ambiente harmônico.

Em quais ambientes aplicar a ideia do teto colorido na decoração?

Essa tendência pode ser aplicada em diferentes espaços, e a escolha dependerá da proposta que se deseja criar. Ao escolher um teto colorido para o ambiente, se está buscando, por exemplo, reinventar estilos e causar impacto positivo de concepção. Sem dúvidas, essa é uma alternativa para quem quer fugir do comum e garantir sensação de modernidade.

Considerando o contexto principal da ideia, o mais indicado é trabalhá-la em locais cujo objetivo seja instigar a criatividade – escritórios, salas de estar, varandas, bibliotecas, ambientes corporativos e até mesmo quartos. Isso porque o colorido renova as energias e inspira novas formas de pensamento. Ainda assim, nada impede que outros ambientes sejam transformados a partir dessa técnica.

Os tetos coloridos são, sem dúvida, um charme, e deixarão seus ambientes ainda mais alegres, expressivos e inovadores.

 

E então, gostou de nossas dicas de como adotar o teto colorido na decoração de ambientes? Ficou com alguma dúvida ou tem outra ideia para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

 

Leia também:

Paredes alegres e expressivas

Vem ver mais ideias de como usar essa dica de decoração em sua casa aqui.