Dicas Práticas

Como aproveitar as férias escolares no apê?

férias escolares

O ano letivo está chegando ao fim e a criançada já se encheu de planos. O sonho de consumo, naturalmente, é uma temporada à beira-mar; se for em um resort bacana, melhor ainda! O problema é que, calcula daqui, calcula de lá, você se dá conta de que a grana está curta. Curtíssima. O jeito será passar as férias em casa.

A chiadeira que se segue ao comunicado é geral. O mais fatalista dos filhos já prevê uma depressão de doze meses. A menina argumenta que as amigas já até compraram as passagens e que não viajar nas férias é o maior mico.

Contra os números, porém, não há contestação. Mesmo que, secretamente, você também odeie ficar nas férias enfurnado entre quatro paredes, fazendo milagres para se refrescar no pico do verão, é preciso encarar a realidade: é isso ou passar o próximo ano com a corda no pescoço.

Pois bem. Como se diz, “sem remédio, remediado está”. Então, o melhor a fazer é aproveitar o tempo livre para viver algumas aventuras caseiras em família. Quer saber como? Dê só uma olhada nestas dicas para aproveitar as férias escolares do apê:

Dê uma volta no parque

Antes de mais nada, você deve entender que o “enfurnado entre quatro paredes” foi uma licença poética. O fato de não poder viajar não significa um completo confinamento dentro do apartamento.

Pelo contrário, existem espaços que podem e devem ser aproveitados para deixar as férias em casa (situação que os americanos chamam de “staycation”) mais interessantes e desafiadoras.

Esses espaços tanto podem ser o apartamento em si, as áreas sociais do prédio ou do condomínio quanto a quadra, o bairro ou a própria cidade.

Dito isso, não deixe de incluir no seu programa de férias caseiro um passeio pelo parque. Quase toda a vizinhança tem uma área pública ou parque onde é possível caminhar com a família, passar uma tarde ao ar livre, deixar as crianças correrem um pouco à solta etc.

Se não houver, sem problema. Veja qual o mais próximo da sua cidade e programe uma viagem de carro até lá. Para deixar a atividade mais proveitosa, leve alguns lanches na mochila e engate um piquenique no fim da tarde.

Visite uma livraria ou biblioteca

Se os seus filhos são como as crianças de hoje em dia, certamente não desgrudam do celular. Nesse caso, pode ser uma bem-vinda quebra na rotina incluir no planejamento uma visita à livraria ou biblioteca.

É nesta hora que você pensa: “Mas eles acabaram de largar os cadernos! Na certa, vão odiar essa ideia!”.

Não se o programa envolver a família toda e eles puderem escolher os livros de que gostam. Há séries infantojuvenis que estão fazendo muito sucesso e são uma ótima companhia durante as férias escolares.

Além disso, a atividade será complementada com um passeio, a visita a um lugar diferente (no caso, a biblioteca), e com perspectiva de uma parada na confeitaria da esquina para um café ou na sorveteria.

Depois, não deixe de reunir a turma confortavelmente para, juntos, desfrutarem algumas horas de leitura. Certamente a garotada vai se encantar com a possibilidade de viajar sem sair do lugar.

Faça uma sessão de cinema

E que tal reunir a criançada para uma sessão de cinema no prédio? Você pode convidar as demais famílias do bloco, reservar o salão de jogos, que normalmente possui televisores, e promover uma animada maratona de filmes.

Essa sugestão também funciona numa versão enxuta, apenas a família, dentro de casa. Mas não há dúvida que uma sessão mais ampla, com mais gente, será bem mais divertida.

Aí, é só estourar pipoca em escala industrial, fazer umas guloseimas extras, pôr alguns filmes à escolha e aproveitar! Mas lembre-se: nada de pirataria, viu?

Brincadeira à parte, uma conexão rápida com a internet e um serviço de streaming são suficientes para garantir o sucesso do cine. Se conhecer alguém que possua um projetor e uma tela, é um bônus.

Dica cinematográfica extra: inclua uma tarde de cinema no roteiro de férias. O período sempre é farto de lançamentos legais para toda a família. Portanto, confira o que está em cartaz e boa sessão!

Promova um torneio no condomínio

Uma maneira diferente de gastar o tempo extra nas férias é utilizando a quadra ou salão de jogos do condomínio para realizar competições esportivas envolvendo a criançada.

Você pode pedir a ajuda de outros pais e mães e formar algumas equipes, mistas ou de meninos contra meninas, para disputarem um torneio de futebol, vôlei, pingue-pongue ou o que mais for possível fazer. Também dá para incluir os adultos na brincadeira, o que certamente aumentará a folia.

É válido, inclusive, bolar alguma prenda para fazer as vezes de troféu (ou troféus de verdade).

Outra atividade que pode ser implementada, com resultado igualmente positivo, é a gincana. Basta reunir a turma, preparar algumas provas tradicionais (corrida de saco, cabo de guerra, dança das cadeiras, caça ao tesouro etc.) ou formular novos desafios e caprichar na torcida.

Monte um acampamento em casa

Montar um acampamento na sala de casa pode não ser tão emocionante quanto um acampamento de verdade, mas, com imaginação, se torna um passatempo bastante agradável.

Por isso, afaste os móveis, espalhe alguns colchões ou colchonetes pelo local e convoque o pessoal para “dormir sob a luz das estrelas”. Conte estórias de assustar com a ajuda de uma lanterna que fica ainda mais legal.

O importante é envolver a criança em toda a operação, desde a preparação do local à montagem do “acampamento”. Se houver no condomínio um espaço adequado e uma boa barraca à disposição, é possível dar um toque mais realista à brincadeira e passar uma noite verdadeiramente outdoor.

Atividade extra: com o cenário montado, pode-se propor uma animada festa do pijama, com alguma música e quitutes. A viabilidade vai depender da vizinhança, é claro.

Faça artesanato

Passar as férias em casa é uma boa desculpa para fazer aflorar o lado artístico da família. Para isso, basta ir a uma loja de artigos para artesanato, comprar algumas revistas com modelos, os materiais necessários, e montar uma sessão de manualidades.

Deixe as crianças escolherem quais trabalhos desejam fazer. Pode ser pintura, escultura em argila, bordado, confecção de bonecas etc. O passo seguinte é transformar a casa em uma pequena oficina de talentos, com a certeza de que serão momentos prazerosos e muito criativos!

Naturalmente, alguma bagunça vai advir disso. Sem problema: transforme a limpeza do apê em mais uma atividade de férias.

Como você pôde ver, passar as férias em casa não é sinônimo de chatice, desde que se aproveite o tempo livre para fazer coisas diferentes com a família. O mais importante é se planejar: crie uma programação para o período e respeite esse cronograma, deixando-o à vista para que todos saibam o que virá a seguir. Assim, a integração e o entusiasmo estarão garantidos.

E então, curtiu as dicas sobre como aproveitar as férias escolares em casa? Esperamos que sim. Para quem vive em condomínio, algumas atividades podem ser mais estimulantes se envolverem mais pessoas. A propósito, vida em condomínio é justamente o tema deste post. Vale a pena dar uma olhada e saber os macetes para viver sempre numa boa com os vizinhos.

Acompanhe no nosso painel do pinterest.