#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Como decorar o apartamento com nichos

Uma das viradas mais interessantes que os conceitos de decoração deram nesses últimos tempos foi a adoção irrestrita de soluções simples e práticas. Nada de rebuscamento, nada de exagero: todo e qualquer objeto do dia a dia pode ser adaptado para criar um visual agradável e descomplicado.

Entra nessa jogada o uso de nichos. Isso mesmo, aquelas caixinhas de madeira que a gente usava para quebrar um galho na composição do escritório. Faltou grana para um armário mais chique? Tome nichos no lugar!

Esse menosprezo pelo utilíssimo objeto acabou. Hoje em dia, você coloca nichos em qualquer canto da casa. Não se trata de improviso, mas de compor um décor cheio de estilo e leveza sem precisar esfolar o bolso por isso.

Outra mudança que favoreceu essa perspectiva do design de interiores foi justamente o aproveitamento de elementos decorativos. Quadros, molduras, livros, bibelôs, porta-retratos…. Tudo isso ganhou espaço como parte da cenografia de casas e apartamentos, o que deu aos nichos oportunidade de apresentar seus préstimos.

Ante o exposto, podemos concluir que os nichos estão por cima (literalmente!). Então, nada melhor do que descobrir como decorar o apartamento com esses “cubos mágicos”. Bora conferir?

  1. Aproveitamento do espaço

Os nichos estão liberados para se usar em qualquer lugar. Tem modelos para se pôr no banheiro, na sala de estar, cozinha e quartos — sem deixar de fora o home office, claro!

Além da estética que proporcionam, turbinada pela oferta de modelos mais elaborados, um pouco diferentes do padrão cúbico que os caracteriza, esses elementos oferecem um benefício estratégico: são muito eficientes no aproveitamento de espaços menores. 

Ao escalar as paredes, inclusive em substituição à tradicional mesa de cabeceira, deixam o espaço ao nível do chão desimpedido, o que auxilia na sensação de amplitude e permite melhor circulação pelo ambiente.

Inclusive, é possível elaborar um pouco mais esse conceito e promover a construção de recessos na parede para que sirvam de nichos embutidos. Essa solução tanto pode criar espaços simples quanto outros mais sofisticados, capazes de transformar completamente o visual do cômodo.

Outra possibilidade que o uso de nichos faculta é por meio de estruturas modulares. Dessa forma, pode ser usado para delimitar um espaço, formando uma barreira, ainda que vazada, entre um cômodo e outro. É uma boa alternativa se o seu imóvel possui espaços conjugados, tipo uma combinação de quarto e sala. 

  1. Simplicidade na instalação

Encontrar nichos não demanda mais do que dar meia dúzia de cliques no buscador da web. A quantidade de soluções baseadas nesse conceito é enorme. Alguns têm um design bem moderno, outros combinam vários cubos em uma estrutura modular, e tem ainda os modelos básicos, feitos de um cubo de madeira de tamanho médio 20x20cm — além de formas retangulares e quadradas, que ajudam a compor uma decoração bem descolada.

Além do que a internet dispõe, as casas de decoração, de utilidades para o lar e algumas marcenarias são locais óbvios onde encontrar o objeto. Some-se a isso o fato de que você pode muito bem construir o seu próprio nicho, caso goste dessa coisa de colocar a mão na massa. Ou pode simplesmente dar acabamento a ele, adquirindo um exemplar na madeira para pintar em casa.

Por último, com o auxílio de um pedreiro, pode abrir espaços na parede para servirem de nicho — prática muito comum atualmente na composição de banheiros, onde o recesso serve para armazenar os objetos de banho.

  1. Versatilidade no uso

A forma como você arranja os nichos na parede não precisa ser “quadrada”. Mas nem isso está descartado. Depende um pouco da própria décor do ambiente, da expectativa que você tem em relação a isso, do seu próprio estilo e, principalmente, das dimensões da parede que pretende usar.

Uma forma padrão (e talvez um pouco careta) é a disposição de uma trinca de nichos em linha — na horizontal ou na vertical. Esse formato, porém, pode satisfazer o seu desejo de equilíbrio e ordem e dá uma conotação sóbria ao ambiente. Não está fora de cogitação, portanto.

Uma variação dessa maneira de dispor os nichos é formando uma diagonal. A ordem está mantida, mas já temos um pouco mais de movimento. Porém, implica termos mais área de parede para explorar.

Esse arranjo com três cubos alinhados pode ter sua simetria quebrada. Basta tão somente descer a unidade do meio, criando uma pirâmide invertida, o que começa a deixar a disposição dos nichos mais divertida. 

Mas se você quiser criar padrões diferentes do protocolar trio de cubos, vale adquirir nichos com formatos diferentes e misturar tudo em uma composição que tanto pode ser uniforme (um desenho em que as formas se encaixem de maneira simétrica) quanto irregular, promovendo uma decoração mais personalizada.

De qualquer maneira, o tamanho da superfície vai ditar a disposição desses elementos e influenciar em sua capacidade de modificar o ambiente.

  1. Variedade de aplicações

Falando em superfície, você deve estar se perguntando: “Mas onde coloco esses objetos?”. Se está pensando do ponto de vista de cômodo, fique sabendo que não existe contraindicação: dá para instalar nichos em qualquer ambiente.

No quarto, um uso que tem sido explorado com bons resultados é, como já dissemos, no lugar da mesa de cabeceira. Além de dar um frescor no décor do aposento, ele ajuda a aproveitar melhor o espaço. Inclusive, funciona de maneira espetacular no quarto das crianças como espaço para colocar animais de pelúcia e deixar o local mais fofo.

Na sala de estar, os nichos substituem com eficiência a estante de livros. Para melhor efeito cênico, reserve alguns belos itens decorativos para valorizar o arranjo. Inclusive, você pode posicionar quadros sobre o nicho, que é uma maneira moderna e muito apreciada de decorar o local.

Você tem um cantinho do bar? Não deixe de aumentar a capacidade de carga do reservado com os versáteis nichos. Aqui, eles podem ser usados para armazenar garrafas de bebidas, copos e outros apetrechos.

Vasos de plantas também são bons elementos decorativos para nichos. Especialmente na sala de jantar e no home office, uma vez que vegetais sempre contribuem para melhorar a atmosfera desses locais. Além disso, está liberado usar livros e utensílios de seu trabalho no escritório caseiro, bem como caprichar nos itens que comporão o décor da sala.

Importante destacar que os nichos são versáteis, fáceis de instalar e cumprem uma função valiosa na decoração dos ambientes. Podem ser aproveitados como elemento neutro, deixando para os objetos decorativos a tarefa de dar cor ao espaço ou podem eles próprios implementar o toque de cor que o local precisa.

Portanto, tenha nichos em casa e aproveite todo o potencial que esses aliados têm a oferecer!

Essa foi a dica de hoje. Esperamos que tenha gostado e, principalmente, ficado interessado em explorar essa sugestão de decoração. Inclusive, pode ser um bom acréscimo se você é adepto da decoração escandinava. O quê? Não sabe do que se trata! Ora, não perca tempo e conheça essa tendência que tem tudo para bombar em 2021. Clique aqui e confira!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.