Dicas Práticas

Como deixar o apartamento seguro para as crianças?

Como deixar o apartamento seguro para as crianças

Deixar o apartamento seguro para as crianças é uma das maiores preocupações para as famílias que têm filhos pequenos em casa. São muitos detalhes que podem passar despercebidos em uma primeira análise, mas representam um grande perigo para quem ainda não compreende as consequências dos seus atos.

Uma simples tomada descoberta pode ser fatal para uma criança que tenta introduzir um objeto em um dos plugues, não é? Por isso, toda atenção é necessária para se certificar de que realmente o apartamento está seguro e não apresenta perigos para a integridade física das crianças.

Se você quer deixar o seu apartamento seguro para as crianças, confira as dicas que separamos.

Como deixar o apartamento seguro para crianças?

Deixar o seu apartamento seguro para as crianças não é uma tarefa muito difícil, porém é fundamental que você conheça quais são os maiores perigos que estão espalhados pelo seu lar. Veja algumas recomendações para evitar acidentes:

Instale telas de proteção

Quando o assunto é apartamento seguro para crianças, as telas de proteção são essenciais para evitar graves acidentes. Essas grades servem para impedir que as crianças tenham acesso a locais com risco de queda – como janelas e sacadas. O importante é se certificar de que não existe nenhuma forma de acesso às aberturas.

Proteja as tomadas

Todas as tomadas do apartamento devem estar fechadas com pequenos protetores, que evitam que as crianças tenham acesso aos pontos que podem dar choque nas tomadas. Essas peças de plástico são baratas, fáceis de ser encontradas e fazem toda a diferença para a segurança.

Coloque protetores de quinas nos móveis

Para tornar um apartamento ainda mais seguro você pode utilizar protetores de quinas nos móveis – que são pequenas peças flexíveis acopladas em móveis que tenham quinas com pontas. Para crianças pequenas, essas quinas costumam ser da altura de sua cabeça – o que pode provocar acidentes dolorosos.

Restrinja o acesso aos cômodos

É muito difícil prever todas as situações que poderiam colocar as crianças em perigo, não é? É por esse motivo que o indicado é restringir o acesso aos cômodos da casa – instalando estruturas que não permitam o acesso a escadas, banheiro ou quartos. Quanto menor for a área de circulação das crianças, menores os perigos.

Instale travas nas portas

Assegure-se de que todas as portas que devem permanecer fechadas estejam realmente bem trancadas. Em especial, a porta que vai para o corredor do condomínio deve estar sempre fechada para evitar que as crianças saiam do apartamento – entrando em um ambiente que não tem controles de segurança.

Tenha atenção especial na cozinha

A cozinha reúne diversos aparelhos que podem causar acidentes – com destaque para um fogão repleto de panelas quentes. Procure evitar que as crianças circulem por esse ambiente, e se certifique de que fiquem longe de toda a movimentação da cozinha.

Acompanhe as crianças nas áreas de lazer

Não descuide da segurança das crianças quando elas saem do seu apartamento para as áreas de lazer do condomínio. Certifique-se de que tem sempre um adulto supervisionando as brincadeiras nas áreas comuns do condomínio – e tenha um cuidado especial com as piscinas.

 

Você gostou das dicas para deixar o seu apartamento seguro para as crianças? Como costuma lidar com essa questão no seu lar? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.

 

Leia também:

Saiba como reconhecer o melhor apartamento