Dicas Práticas

Como escolher a cadeira ideal para o seu home office

cadeira para trabalhar em casa

Já conversamos, em outra oportunidade, sobre como o home office ganhou relevância nesses últimos anos. Razões para isso não faltam: a evolução tecnológica que permite entregar um job desde o mais distante dos rincões, a flexibilização das relações de trabalho, o advento do profissional multitarefa, a opção pela jornada freelancer em detrimento do cartão ponto…. Enfim, escolha aí em qual desses modelos você se encaixa.

Entretanto, o profissional que decide transformar o próprio lar em escritório precisa superar alguns obstáculos. O principal deles é estabelecer uma rotina produtiva, vencendo as distrações que são o principal gargalo de quem não tem horário a cumprir. Outro, tão decisivo quanto, é estruturar o home office para possibilitar que essa produtividade ocorra.

Isso implica, além de um sinal de Wi-Fi potente, um notebook e uma escrivaninha, de uma cadeira adequada para home office. E se este último item é importante a ponto de merecer um post só para ele é porque, provavelmente, você vai ficar uma grande parte do seu dia sentado sobre ela.

Aliás, convém desmontar um dos maiores mitos do home office: você provavelmente vai trabalhar mais horas do que faria se estivesse no escritório. Não ter horário para cumprir as tarefas muitas vezes significa não ter hora para parar. Não é, obviamente, a perspectiva ideal, mas falaremos sobre isso em outra ocasião.

Por ora, essa realidade só aumenta a importância de se escolher a cadeira (chame de poltrona, se quiser) ideal para o seu home office. Afinal, passar muito tempo diante do computador pode ter um custo, que normalmente é pago em dores nas costas, tendinites, bursites e outros “ites”, se não adotarmos a postura e o assento corretos — além de alguns procedimentos relativamente simples.

Mas o objetivo deste artigo é falar sobre como achar a cadeira perfeita para o seu home office. Portanto, vamos agora descobrir o que precisamos levar em conta para alcançar esse objetivo.

Um olho na ergonomia…

Ergonomia é uma palavra relativamente nova em nosso vocabulário, mas que tem tudo a ver com o assunto em questão.

Ela trata especificamente da relação entre trabalho, produtividade e bem-estar. Ou, falando de outra maneira, preocupa-se em organizar o ambiente funcional de forma que o profissional tenha o melhor aproveitamento possível, sem, contudo, comprometer a sua saúde ou sacrificar o seu conforto.

Com base nessas premissas, o agora extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) editou em 1990 a Norma Reguladora n° 17 (NR 17), que determina os parâmetros de ergonomia aceitáveis a serem seguidos por todas as empresas e postos de trabalho do País.

No que diz respeito ao objeto deste nosso post, a NR 17 faz as seguintes recomendações:

  • A cadeira deve estar firmemente apoiada em uma base giratória de cinco pés, a qual deve impedir a ocorrência de movimentos involuntários;
  • Encosto e assento devem ser revestidos de material estofado que permita ao corpo do usuário transpirar;
  • O encosto deve estar ajustado para proteger a região lombar (base da coluna) e os braços da cadeira devem ter uma altura entre 20 e 25 centímetros a partir do assento para possibilitar o apoio dos antebraços.

Assim, temos algumas diretrizes para nortear a nossa busca pela cadeira para home office ideal. Mas ainda é necessário aprofundar um pouco mais o conceito.

…outro no conforto

Como dito lá no início, o que desabona o uso de uma cadeira inadequada é o desconforto postural — o que, com o tempo, pode evoluir para lombalgias, dores nos ombros e pulsos. Nem tudo isso, claro, resulta da simples escolha equivocada do móvel, mas da forma como você se acomoda para suas jornadas de trabalho.

De qualquer maneira, tudo começa pela escolha de uma boa poltrona. Como se trata de uma peça de uso doméstico, ainda por cima é desejável que ela exerça um certo apelo decorativo. Ou seja, além de funcional, é interessante que a escolhida não destoe esteticamente do restante do seu home office.

Além disso, deve ser confortável. Afinal, ela deve acomodar seu corpo adequadamente durante as longas jornadas de trabalho — mas não a ponto de fazê-lo “esparramar-se” sobre a mobília, pois, com o tempo, essa aparente comodidade se virará contra você.

Atenção à postura

Colocadas as cartas na mesa, vamos ao que interessa: quais critérios levar em consideração na escolha da cadeira para home office? Além das especificações que nossa respeitável NR 17 fixou, podemos acrescentar que a aquisição deve possuir ajuste de altura para possibilitar ao usuário, quando sentado, apoiar os pés firmemente no chão.

É importante que os joelhos fiquem dobrados em um ângulo de 90 graus em relação ao assento, e que a parte posterior da coxa fique inteiramente apoiada sobre ele. Essa disposição fará com que você mantenha uma postura relaxada e, ao mesmo tempo, estável, evitando tensionar a lombar.

Falando nela, procure por uma cadeira que ofereça um apoio adequado para suas costas. Modelos com espaldar baixo ou retas demais não são indicadas. As melhores são as que possuem encosto articulado e apoio de cabeça.

Outro detalhe fundamental: o apoio dos braços. Ficar horas digitando sem ter onde apoiar os cotovelos não é nada bom. Por isso, sua cadeira para home office precisa dar suporte aos antebraços em um ângulo de 90°, de maneira que as mãos permaneçam na altura do teclado. Por isso, prefira os modelos com apoio de braços regulável.

Em resumo: quanto mais ajustes a sua cadeira permitir, melhor ela se ajustará às suas necessidades. O fato de possuir rodízios (“rodinhas”, para os íntimos) resistentes e adequadas ao piso para não riscar e ser giratória, ajudando-o a alcançar objetos próximos sem precisar se levantar a todo momento também conta valiosos pontos.

Dê um tempo de vez em quando

Mesmo que você adquira uma cadeira do tipo gamer, projetada para longas horas de streaming e jogatina, é necessário adotar alguns protocolos para garantir o melhor rendimento do seu home office e evitar prejuízos a seu pobre esqueleto.

Antes de iniciar, faça uns minutos de alongamentos para aquecer os músculos e tendões de pulsos e braços. Policie-se para que sua postura esteja correta na maior parte do tempo (durante todo o tempo é bem difícil). E mais importante: faça pequenas pausas durante o período de trabalho. A cada 45 minutos, em média, é importante largar de mão, caminhar um pouquinho, esticar o corpo e dar um tempo para a cabeça.

Aliando esses cuidados a uma boa cadeira para home office, a produtividade está garantida. Seu corpo, lá na frente, agradecerá. Essa foi a nossa dica de hoje para fazer o seu trabalho em casa correr macio. Claro que não falamos muito da mesa de home office, outro elemento fundamental nessa equação. Mas foi uma negligência proposital, visto que tudo o que você precisa saber para escolhê-la estará no nosso próximo post. Assim, fique de olho e não perca!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.