Dicas Práticas

Como organizar a mudança: antes

Afora toda a ansiedade que cerca o processo de mudança para um novo endereço — a expectativa e promessa de grandes possibilidades que isso carrega — existe muito trabalho braçal e intelectual a ser feito antes que o caminhão estacione para levar os móveis e caixas de sua vida anterior para a nova.

Dada a quantidade de coisas que antecipa esse importante momento, convém dividir a mudança em etapas: antes, durante e depois. Afinal, um planejamento seguro deve prever diferentes cenários e fixar o “lá na frente”, mas nenhum passo a ser dado até lá pode ser esquecido, sob pena de sacrificar o bem valioso do tempo (que, todos sabemos, também atende por “dinheiro”).

Sendo assim, resolvemos criar uma série (ou trilogia) de post para contemplar essas três etapas da mudança — a começar, naturalmente, pelo antes — e ajudar você a passar pelo processo sem traumas. Portanto, saiba agora quais providências tomar para iniciar esse processo com o pé direito. Confira.

Prepare uma checklist

Planejar com sucesso implica colocar todas as tarefas no papel e seguir à risca esse roteiro. Esse detalhe é especialmente importante quanto mais complexa for a operação — como é o caso de uma mudança. A princípio, a gente pode pensar que basta “limpar” a casa antiga e descarregar tudo na nova, mas esse é um raciocínio para lá de enganoso. Evite reducionismos.

Ao contrário de fazer as coisas na medida em que for pondo os olhos nelas, faça uma checklist. Antecipe essa atividade e reserva um momento tranquilo para fazê-la, procurando anotar tudo o que é necessário, sem deixar passar o menor detalhe. Quanto mais completa a sua lista de tarefas, mas fácil será executar o processo.

Contrate o serviço de frete

O passo seguinte é procurar um serviço de frete que se encaixe em suas necessidades. Esse tipo de pesquisa (sim, convém avaliar as propostas disponíveis para fechar com aquela que ofereça a melhor relação custo-benefício) deve ser realizado com boa antecedência (até um mês antes, pelo menos) para não haver surpresas e custos extras.

Encaixote o que puder antes

Realizar uma mudança é tarefa complicada, cheia de providências a tomar — conforme a confecção de uma detalhada checklist pode comprovar. Com isso, se deixar para fazer tudo na semana que antecede a partida do atual imóvel, muito provavelmente haverá atrasos.

Como ninguém adquire um imóvel novo (usado ou na planta) de um dia para o outro, há tempo de sobra para prever o momento em que a mudança ocorrerá e mais tempo ainda para iniciar o processo. Isso dará a você ao menos um mês para cumprir as primeiras tarefas da checklist, qual seja: embalar objetos que não são de uso cotidiano. Falamos daquelas coisas que permanecem guardadas — mas que você, naturalmente, não pretende se desfazer.

Coloque tudo em caixas e guarde-as em local adequado, que não atrapalhe a movimentação do dia a dia.

Separe documentos e objetos de valor

Dedique um cuidado especial aos papéis importantes, documentos e objetos de valor. Se houver um cofre, tanto melhor. Se não, coloque tudo em um recipiente seguro e reserve até o dia da mudança, quando esse material deverá estar pronto para ir junto com a família em seu veículo.

Comunique empresas e serviços

Outra tarefa que deve constar na sua checklist da mudança é programar o desligamento ou a portabilidade de serviços como canais de tevê a cabo, provedor de internet, telefonia, assinatura de jornais ou revistas etc., além de comunicar a sua agência bancária e outros contatos de interesse. Também é importante informar as pessoas, empresas e serviços com os quais você mantém correspondência a mudança do endereço. O mesmo vale para os Correios, de modo que cartas e faturas não extraviem.

Pratique o desapego

Tudo o que temos carrega uma lembrança. Apesar do lirismo dessa constatação, tem momentos que, como nos ensina a guru da organização Marie Kondo, é preciso desapegar. E a mudança é uma ocasião propícia para praticar esse saber.

Por isso, revise seu closet, gavetas, armários e despensa a fim de verificar se existem artigos de uso pessoal, utensílios ou demais objetos que deixaram de ter utilidade ou teriam melhor serventia para outras pessoas. Faça uma triagem e reserve uma caixa para os itens que serão doados e outra para o que vai para o lixo.

Acredite: por mais compacto que o imóvel seja, a quantidade de tranqueira que se acumula ao longo dos anos desafia as leis da física. Uma boa quantidade disso, eventualmente, não precisa seguir viagem conosco.

Maneire nas compras

Na semana que antecede o momento da partida, convém maneirar no rancho. Compre apenas o necessário para passar o período que resta até realizar a mudança, de modo a evitar levar carga extra e ter garrafas ou vasilhames quebrados ou vazando no percurso de uma morada para outra. Isso também previne que alimentos estraguem nesse meio-tempo.

Deixe, portanto, para abastecer a despensa e a geladeira assim que estiver devidamente instalado na casa ou apartamento novo (aliás, o novo endereço fica perto de tudo? Veja aqui as vantagens).

Avise a quem fica de sua partida

Se você está deixando um apartamento, informe o síndico de sua partida e providencie com o zelador para que você tenha o elevador disponível para o momento em que for descer as caixas. É importante também reservar um local próximo ao edifício para que o pessoal da mudança possa estacionar o veículo de modo conveniente para a operação.

Ao final, quando tudo estiver devidamente embarcado, faça uma inspeção final nas gavetas e armários que ficarem para garantir que nada foi esquecido. Despeça-se de seus antigos companheiros de condomínio, entregue as chaves ao síndico e boa viagem — seja ela de poucas quadras ou a quilômetros de distância.

Vale reforçar: organize a mudança com antecedência, planeje cada passo e faça uma checklist detalhada de cada etapa. Com isso, as chances de realizar essa tarefa com total êxito aumentam consideravelmente. Claro que, após esse “antes”, muitas coisas ainda necessitam ser feitas, mas isso é assunto para os próximos posts da série.

Mas isso não significa que deixaremos você de bobeira até lá. Enquanto espera, te convidamos a conferir este post sobre como promover as reformas no apartamento novo. “Reformas em apartamento novo?”. Sim, isso acontece. Então, não deixe de ler para não ser surpreendido depois. Boa leitura e até a próxima!