Dicas Práticas

Como se livrar dos insetos no apartamento?

Insetos

Depois de um dia puxado, tudo o que você precisa é de uma tranquila noite de sono. E as coisas até que dariam certo, não fosse o maldito pernilongo a cantar no seu ouvido! Irritado, você resolve ir tomar um copo de água para acalmar. Acende a luz e quase enfarta: uma barata corre em disparada para debaixo da cômoda.

Já refeito do susto, chega na cozinha e percebe que as migalhas caídas do sanduíche comido mais cedo atraíram uma centena de formigas.

É, meu amigo, você tem insetos em casa….

Basta a temperatura subir que eles aparecem: baratas, pernilongos e companhia. Difícil é saber qual perturba mais: a artilharia aérea dos segundos ou a repulsividade das primeiras. Sem contar as carreiras de formigas e as aranhas que elas atraem e as moscas, uma indigesta presença à hora das refeições.

E não é apenas o incômodo: insetos causam doenças. No caso dos mosquitos, algumas bastante sérias, como a dengue, a malária e a febre amarela.

Mas tudo isso tem solução — e não estamos falando da mais radical, que é dedetizar todo o apartamento. Com alguns procedimentos simples é possível amenizar ou mesmo eliminar o problema. Quer saber como? Então, anote aí estas dicas para se livrar dos insetos no apê.

Como se livrar de pernilongos e afins

Os pernilongos e demais parentes de asas são, possivelmente, os principais vilões do verão. Basta uma noite um pouco mais quente que eles chegam para infernizar. Aí, é um estapear-se sem fim e a certeza de que o sono foi para o brejo.

Em situações assim, o que nos resta a fazer é acionar um repelente de tomada. O problema é que o aparelho não tem efeito imediato: ele precisa esquentar para liberar, aos poucos, o inseticida.

Além disso, a substância usada (piretroide) pode provocar reações alérgicas (é recomendável que se mantenha o aparelho a pelo menos 2 metros de distância da cabeceira da cama).

O melhor é impedir que os insetos entrem no quarto. Para tanto, é necessário instalar telas protetoras nas janelas. Com isso, você não apenas previne que mosquitos e pernilongos o aborreçam, como pode deixar a janela aberta durante a noite para refrescar o aposento.

Outra medida simples é fechar a casa ao entardecer para barrar a entrada dos pernilongos e também dos siriris (cupins com asas, que também aparecem nos meses mais quentes).

É importante evitar o acúmulo de água em vasos e outros recipientes na varanda, pois podem servir de criadouro de mosquitos (inclusive o temido aedes aegypti). Pelo mesmo motivo, procure manter a lixeira sempre limpa e fechada. É ali que as moscas gostam de depositar seus ovos.

Como se livrar das baratas

Algumas pessoas têm medo de baratas. Todas, sem exceção, odeiam-nas. São insetos repulsivos, que se escondem nas frestas e saem à noite em busca de alimento, metendo suas patinhas nojentas em cima de móveis e utensílios domésticos.

Não bastasse tudo isso, as miseráveis transmitem doenças. A lista inclui gastroenterites, infecções e alergias.

Portanto, não há nenhum motivo para querer tê-las por perto. Sendo assim, comece adotando algumas atitudes simples de limpeza. Por exemplo, jamais deixe louça suja na pia. É um convite irresistível às baratas.

Também é interessante rever o seu velho hábito de consumir alimentos na cama, no sofá ou enquanto digita no computador. Se o fizer, certifique-se de que não deixou nenhuma migalha para trás (o que é bem complicado, convenhamos). Senão, suas “amigas” de antenas vão agradecer.

Baratas entram em nossas casas usando os encanamentos e os vãos das portas. Por isso, é importante manter os ralos fechados (existem dispositivos abre-fecha que podem ser instalados no box do banheiro) e colocar proteções de borracha para vedar a soleira das portas. Aquelas “cobras” de areia que o povo costuma usar também servem.

Para eliminar as que já entraram, uma solução é misturar partes iguais de açúcar e bicarbonato de sódio, colocar em tampinhas e deixar pelos cantos. Trata-se de um veneno simples e bastante eficiente.

Confeccionar pequenos sachês com cravos-da-índia e depositar nos locais de concentração delas é igualmente indicado.

Agora, se nada disso der certo, tasque inseticida pela casa toda!

Como se livrar das formigas

Formigas são uma praga. Basta um descuido que elas aparecem aos montes, devorando tudo o que estiver ao seu alcance (doçuras, de preferência). E é no verão que as danadas ficam mais saidinhas, traçando carreiras pelas paredes, ninhos pelos cantos, e roubando a comida que você esqueceu de guardar.

Além do mais, se enfiam nos lugares mais estranhos. Não é incomum se abrigarem dentro de aparelhos eletrônicos, danificando-os. E ainda têm o péssimo hábito de circular por todos os lugares — do lixo do banheiro à mesa de jantar — o que representa um risco à nossa saúde.

Sendo assim, não tenha dó dessas pestinhas. E a primeira providência é interditar os lugares onde elas gostam de fazer ninhos. Com um pouco de rejunte, massa de vidraceiro, silicone ou uma mistura de água e sabão, cubra as frestas que encontrar nos azulejos — especialmente naquelas onde observar movimentação dos insetos.

O mesmo vale para as tomadas, pois as formigas muitas vezes as usam como passagem. O truque, aqui, é descobrir quais e despejar um pouco de talco dentro delas. O pó acaba sufocando as intrusas.

Quem tem pets em casa já deve ter percebido que as formigas adoram um resto de ração. Por isso, é importante recolher as sobras para não atraí-las.

Por último, borrife vinagre no balcão, nas janelas da cozinha e na entrada de casa. Elas sumirão rapidinho. Cravo-da-índia ou o sumo do limão também serve para espantá-las.

Essas são medidas simples, mas eficazes, para evitar conviver com insetos em casa. Agora que mais um verão está chegando e eles estão novamente saindo das tocas, é preciso agir rápido para não se chatear depois. Sua saúde e bem-estar agradecem.

Ainda falando em temporada, que tal conhecer algumas dicas para manter a casa fresquinha no verão? Se curtiu a ideia, não deixe de ler este post. Assim, você evita passar sufoco durante o período mais quente do ano.