Dicas de decoração

Como usar o Living Coral na decoração do apê?

living-coral

Todo começo de ano é a mesma coisa: Hollywood premia os melhores filmes do ano que passou, as agências de notícias internacionais escolhem as fotografias mais impactantes dos últimos doze meses e a Pantone decide qual será a cor dos próximos doze. A de 2019 é a Living Coral.

E o que isso importa para a nossa vida? Muito ou pouco, a depender da sua vontade de entrar na mesma “vibe” de uma porção de pessoas que direciona seus melhores esforços segundo as tendências do momento. Os designers, arquitetos, decoradores e criativos de um modo geral, por exemplo.

Por isso, caso você esteja pensando em renovar a tinta do seu apê, mas esteja empurrando de barriga essa tarefa por uma razão muito simples — “não sei qual cor escolher!” —, talvez seja uma boa ideia ouvir a voz dos especialistas.

Antes, porém, que você corra até a primeira loja de materiais de pintura, que tal saber o que é essa Living Coral e como encaixá-la na decoração do seu cantinho? Pensando melhor, vamos antes descobrir o que é essa Pantone e como ela recebeu procuração para decidir a cor oficial do ano, OK? Vamos nessa!

A Pantone

Uma espiadinha no site da empresa e logo descobrimos que a Pantone, companhia sediada em Carlstadt, no estado norte-americano de Nova Jérsei, é a principal autoridade mundial quando o assunto é cor.

O sistema desenvolvido pelo fundador da Pantone, Lawrence Herbert, no ano de 1963, é adotado no mundo inteiro como o mais confiável processo de gerenciamento e reprodução de cores que existe.

Por isso, toda a indústria e os profissionais de moda, design gráfico, decoração e arquitetura, entre outros setores que têm a cor como componente primordial, seguem o padrão de cor ditado pela Pantone.

E também por isso que aguardam ansiosos o anúncio, pelo Pantone Color Institute, da cor do ano (que, a bem da verdade, ocorre no mês de dezembro, e não em janeiro, como fizemos crer no início. Mas releve: trata-se apenas de licença poética).

O PCI indica anualmente as tendências de cores do mercado: “Nós ajudamos as empresas a tomar decisões mais bem informadas sobre a cor para que as suas marcas ou produtos possam ganhar uma vantagem competitiva”, informa a página do instituto.

Living Coral, a cor Pantone 2019

Tudo isso nos leva até a Living Coral (ou coral vivo), a cor Pantone de 2019. Descrita como um “coral com ‘undertone’ dourado que energiza e vivifica numa pegada suave”, ela é resultado, segundo o PCI, de uma intensa pesquisa mundial, que levou em conta “filmes ainda em produção, exposições de arte famosas, destinos populares de viagem e as condições socioeconômicas do mundo todo”.

Descrita tecnicamente pelo código 16-1546, a Living Coral é realmente um tom aconchegante, com sua referência direta à natureza (mais especificamente, ao fundo do mar). Visualmente é quente e fica em um meio-termo entre o laranja e o salmão.

Com isso, a Pantone sinaliza para a interação entre as pessoas. Seu objetivo foi trazer alegria e otimismo para o ano de 2019, em reação ao sentimento de isolamento que a tecnologia digital e o avanço das mídias sociais têm provocado — na avaliação dos técnicos do PCI. “Sociável e espirituoso, a natureza envolvente do Pantone Living Coral nos acolhe e nos encoraja a ter atitudes espontâneas”, destaca o anúncio.

Prepare-se, portanto, para ver muito “coral vivo” espalhado por aí: nas vitrines das lojas, nas feiras de decoração e design e nos desfiles de moda. Possivelmente, dentro da sua própria casa. De que maneira? É o que veremos a seguir.

Onde usar a Living Coral

A Feng Shui (pronuncia-se “fân shuei”), filosofia chinesa que ensina a harmonizar energeticamente os ambientes com o objetivo de tornar o lar propenso a uma vida mais saudável e feliz, dá algumas dicas interessantes sobre como usar a cor Pantone de 2019.

De acordo com essa tradição milenar, o Living Coral deve ser usado em seu tom original, bem vibrante, e em apenas uma parede do ambiente. Também pode ser aplicado pontualmente, como em um móvel ou nos objetos de uso doméstico.

Alguns exemplos são: almofadas, tapetes, toalhas, jogos americanos e mesas de centro.

Um local onde o coral é recomendado, do ponto de vista da Feng Shui, é o lavabo. Usá-lo no fundo de uma prateleira, de um nicho ou nas portas de um armário também ajuda a deixar o clima de casa mais leve e acolhedor.

Considerando, ainda, as propriedades sociabilizadoras do coral vivo, é de se imaginar que caia bem em locais onde há reunião de pessoas, como uma área de churrasco ou, pensando corporativamente, em salas de espera de consultórios e recepções de prédios.

Onde não usar Living Coral

Ainda segundo a Feng Shui, a Living Coral não deve ser usada em fachadas de casas ou salas comerciais. Também não combina com aposentos de dormir. A razão? O coral se aproxima muito do salmão e do pêssego, cores que possuem a capacidade de atrair pessoas ou sentimentos um pouco contraditórios, gerando situações possivelmente embaraçosas e puxando para si gente não muito positiva.

Daí a razão pela qual a cor Pantone de 2019 deve ser usada com moderação, e sempre em sua tonalidade mais quente.

Outras maneiras de usar a cor de 2019

A cromoterapia (método que utiliza a cor como um equalizador das vibrações espirituais do indivíduo) relaciona o coral ao laranja, que é uma cor estimulante, capaz de inspirar coragem, determinação e ousadia.

Portanto, se você anda precisando de um pouco mais de energia, vale a pena usar água solarizada (que nada mais é do que encher uma garrafa de vidro colorido ou embrulhada em celofane de determinada cor com água, e expor à luz solar) na cor laranja.

Um gole desse preparado vai deixá-lo com mais disposição e gás para enfrentar o dia a dia.

Outra solução recomendada pela cromoterapia é fazer meditações matinais, tão logo acorde, tendo em mente a cor laranja. Isso ajuda a aumentar a sua produtividade e foco.

Por fim, acrescente à dieta muitos alimentos de cor laranja. Eles vão estimular o seu bom humor e fazer com que leve o dia numa boa.

Portanto, você está preparado para deixar a Living Coral, a cor Pantone 2019, entrar na sua casa e levantar o seu astral? Pode ser que nada desse papo esotérico faça sentido, mas é inegável que essa tonalidade seja agradável e muito revigorante. Que traga boas vibrações durante todos os meses do ano!

Se não quiser entrar de cabeça nessa tendência, você pode adotá-la, como já dissemos, de modo bem pontual. Em uma moldura de porta-retratos quem sabe? Aliás, esse é um item essencial em qualquer projeto de decoração. Inclusive, temos um post muito bacana sobre o assunto. Dê um clique ali e confira!

 

 

Inspire-se com Living Coral no nosso painel do Pinterest