Dicas de decoração

Como usar parede de lousa no apê

parede- de-lousa

Se prestarmos bastante atenção, veremos que ela está em todo o canto do comércio — anunciando o menu de bares e restaurantes, as ofertas da semana dos supermercados, os “30% off” das boutiques. Lembrança de nossos tempos de escola, a parede de lousa foi reconfigurada como umaeficiente ferramenta de comunicação visual.

Não só é prática (nada de ficar confeccionando e depois rasgando cartazes) como divertida. Fácil rabiscar e mais ainda de limpar, dá para refazer infinitamente, possibilitando a criação de designs engenhosos e chamativos. Inclusive, alguns “artistas do giz” conseguem criar verdadeiras obras-primas nesse suporte tão simples.

Com tantas qualidades, não demorou até que a parede de lousa caísse no gosto da decoração pessoal. E é justamente em domicílio que ela apresenta todo o seu charme e versatilidade, transformando espaços e adotando diferentes usos.

Por isso, caso esteja pensando em renovar o seu apê mas não encontrou ainda o que procura, considere adotar uma parede de lousa e soltar a imaginação. No post de hoje, falaremos sobre como usá-la em seu espaço. Confira só:

Como fazer a parede de lousa

A primeira boa notícia que envolve essa tendência (sim, a parede de lousa entrou nas casas e parece que não vai sair tão cedo) é que é realmente muito simples de fazer. Mesmo que você não seja expert em pintura nem adepto da filosofia do “faça você mesmo”, não tem erro: basta um pouco de mão de obra e os materiais certos para executar a missão com sucesso.

Antes de mais nada, é preciso adquirir os insumos necessários — a começar pela tinta. Alguns fabricantes possuem produtos específicos em seus catálogos, a exemplo da Suvinil, com seu Esmalte Verde Escolar, ou da Coralit, com o Fosco Preto.

É importante destacar que você pode ter uma parede de lousa de cor alternativa, desde que escolha uma tinta fosca (acrílica, esmalte sintético ou esmalte) de tom escuro, para que o giz apareça. Tintas PVA, látex ou com acabamento brilhante não funcionam.

Mãos à obra

Acrescente ao carrinho um rolo de espuma de 15 cm, uma bandeja de pintura, um pincel para metais e, se quiser, luvas de borracha e óculos de proteção. Ah, arranje também um bom pedaço de papelão ou de plástico para forrar o chão e não fazer lambança e um rolo de fita crepe para delimitar direitinho o local onde será feita a lousa. Qualquer lugar da casa pode ter uma parede assim, mas falaremos mais sobre isso depois.

Se preferir cobrir uma parede inteira, tudo bem: apenas use a fita para evitar sujar rodapés ou o teto.

Dilua a tinta em 10% de aguarrás e inicie a pintura. Dê duas demãos a intervalos de oito horas, espere secar por 72 horas e aí está!

Se não quiser se dar ao trabalho ou não deseje ter uma solução definitiva, pode usar um recurso alternativo: o papel contact preto. O processo se torna muito mais rápido e, de certa forma, prático. Mas é preciso algum cuidado para evitar que o papel fique torto ou com bolhas de ar.

Além disso, a depender do tamanho da parede, será necessário usar mais de uma folha, o que pode comprometer o acabamento. No entanto, com paciência e capricho, é possível realizar um trabalho bem bacana.

Manutenção

Embora a tinta seque em aproximadamente 72 horas, o que significa que poderá ser rabiscada a partir daí, é interessante observar o tempo de maturação do produto, que é de 20 dias. Esse cuidado fará o giz aderir melhor à superfície e manterá a parede bonita por mais tempo.

Com o risca e apaga constante, é normal a parede manchar. Nesse caso, faça uma mistura com água e detergente (mais detergente que água) e lave a área com uma esponja.

No começo, entretanto, basta um pano úmido. Ele, inclusive, ajuda a polir o filme do esmalte.

Como usar a parede de lousa

Como antecipamos no tópico anterior, a parede de lousa é bem-vinda em qualquer cômodo do seu apartamento. Isso porque ela cumpre uma função ao mesmo tempo decorativa e funcional. Ou seja, não apenas se incorpora ao ambiente de forma criativa e sofisticada, como auxilia nas tarefas do dia a dia.

Como? Vejamos a seguir:

Na cozinha

Entre os usos que se pode dar a uma parede (meia-parede ou apenas quadro) de lousa na cozinha está o de anotar as receitas das refeições, os recados do pessoal de casa, as listas de compras e as tarefas domésticas.

No quarto das crianças

Crianças adoram riscar na parede, não é mesmo? Melhor que o façam em uma parede de lousa. Assim, os pequenos dão asas à imaginação e você não precisa sofrer para limpar a bagunça.

Os jovens também podem usá-la como mural de fotos ou gabarito de estudos. Desenhos, frases, músicas preferidas, poemas, tudo cabe na “lousa teen”.

Na sala de estar

Que tal usar sua parede de lousa para marcar reuniões e compromissos que não pode esquecer ou as séries de tevê que está acompanhando? Ou simplesmente fazer dela um bonito painel decorativo, integrado ao layout do ambiente, com fotografias de viagens, cartazes, ingressos de shows ou o que mais a sua criatividade ditar?

No dormitório

O uso da parede de lousa no quarto sugere uma aplicação mais artística, com a criação de desenhos elaborados para formar uma decoração estilosa e mutante (afinal, ela é um permanente “work in progress”). Inclusive, funciona na cabeceira da cama, onde se pode usar frases românticas ou criar designs originais.

Como você pôde ver, o que não falta à parede de lousa é versatilidade. Dá para adaptar a qualquer espaço e tem um forte apelo estético, pois se incorpora ao ambiente com eficiência e funcionalidade. Além disso, é ótima para divertir e emocionar, fazendo com que toda a família comece o dia com o astral renovado. Portanto, prepare já a sua e deixe a criatividade rolar!

Tomara que você tenha gostado da dica de hoje. Inclusive, antes de encerrar o papo, gostaríamos de sugerir uma ideia que tem conquistado muita gente que curte decoração descolada e alto-astral. Estamos falando dos cartazes do tipo lambe-lambe. Neste post, você descobre como deixar a sua parede mais alegre e expressiva com esse tipo de arte gráfica. Dê um clique e, mais uma vez, divirta-se!

 

Veja mais idéias no nosso painel d0 Pinterest: