Mercado imobiliário

Composição de renda no financiamento

composição-de-renda

Você já considerou fazer uma composição de renda no financiamento de um imóvel próprio? Muitos brasileiros enxergam a aquisição de um imóvel como um grande sonho e desejam tirá-lo do papel, mas não possuem a renda necessária para que seja liberado o financiamento pelas instituições financeiras. Nesses casos, a composição de renda pode ser uma ótima solução.

Imagine uma pessoa que passou os últimos meses estudando os imóveis da cidade, porém, no último momento, descobre que não possui a renda necessária para dar entrada no financiamento. Em vez de abandonar completamente a operação, é possível optar por uma composição de renda.

Neste artigo, explicamos como funciona a composição de renda no financiamento de um imóvel. Confira.

O que é e como funciona a composição de renda no financiamento?

Antes de conceder o financiamento de um imóvel, a instituição financeira faz uma análise de crédito para se certificar de que você possui as condições financeiras para quitar o compromisso que está sendo assumido. Uma das exigências comuns é o limite do comprometimento de renda. Isso vai variar conforme a escolha do Banco. Há agentes financeiros que aceitam comprometimento de 35% da renda liquida ou bruta e outros 30% da renda bruta mensal para o pagamento das parcelas. Mas, fique atento, se você já tiver outros compromissos financeiros, esses devem ser incluídos nessa continha.

Seguindo esse cálculo, se você deseja financiar um imóvel em parcelas de R$800 e o agente Financeiro exigir que o comprometimento não exceda 30%, a sua renda mensal deve ser de, no mínimo, R$2.667. Para muitas pessoas, a renda não é suficiente por uma pequena quantia – e a composição de renda no financiamento é a solução perfeita.

Com essa operação, é possível se apresentar à instituição bancária junto com outra pessoa que também será responsável por quitar as parcelas. Dessa forma, as duas rendas são somadas para que seja possível alcançar as exigências para o financiamento.

Quem pode participar da composição?

 As regras sobre a participação da composição de renda no financiamento podem variar de uma instituição financeira para outra. A maioria dos Agentes Financeiros aceita a comprovação de renda entre marido e mulher, noivos, duas pessoas do mesmo sexo sem necessidade de comprovação de grau de parentesco. Mas é sempre necessário que você cheque essas informações com o seu agente financeiro.

 

Vantagens e desvantagens dessa operação

Mas então, quais são as vantagens e desvantagens da composição de renda no financiamento?

Vantagens da composição de renda

  • Possibilidade de financiar um imóvel de maior valor;
  • Divisão das responsabilidades do pagamento;
  • Uso do FGTS de mais de uma pessoa.

Desvantagens da composição de renda

  • Possibilidade de rompimento da relação ao longo do financiamento;
  • A propriedade do imóvel não é apenas sua, e sim dividida entre os participantes da composição de renda;
  • Dependência de outra pessoa para a quitação do financiamento – que pode se estender por anos;
  • Prazo máximo de financiamento – somatória do prazo com a idade do proponente mais velho não poderá ultrapassar a quantidade de anos estipulado pelo Agente Financeiro, que pode ser 76 ou 80 anos e seis meses.

 

Ou seja, na hora de pensar nessa composição, reflita sobre os prós e contras e não aja por impulso. É um compromisso de longo prazo e não pode ser desfeito facilmente.

Você já conhecia o funcionamento da composição de renda no financiamento? Ficou com alguma dúvida sobre essa operação? Deixe o seu comentário.

 

Leia também:

Compre e Financie um Apartamento sem Susto