#FICADICAMARQUES

Coworking: o que é e como funciona este espaço?

Trocar experiências, contribuir com ideias interessantes, participar de reuniões, ajudar os colegas de trabalho e descobrir novas maneiras de gerir atividades são processos essenciais para um espaço de trabalho saudável.

Por este motivo, é importante investir em um local onde seja possível contemplar estas possibilidades e fazer com que o compartilhamento do espaço seja proveitoso para todos os colaboradores.

Afinal, o trabalho está presente no dia a dia da maioria das pessoas, e pensar em um espaço que permita uma jornada de trabalho prática é essencial para proporcionar a qualidade de vida de todos os colaboradores.

Confira a seguir o que é coworking e quais são as suas vantagens.

O que é coworking?

por diferentes empresas, contemplando colaboradores e freelancers, e oferece um espaço saudável de convivência, ampliando o networking.

O termo coworking, em tradução para o português, equivale à expressão “trabalho cooperativo e colaborativo” e se refere ao modelo que contribui para o compartilhamento de espaço entre diferentes profissionais.

Além disso, o termo surgiu ao final da década de 1990, a partir de uma ideia do designer de games Bernie de Koven, que, na época, havia se aproximado de estudos sobre o espaço on-line de trabalho.

Após alguns anos, dois empreendedores criaram uma empresa em San Francisco (Califórnia), nos Estados Unidos, de maneira a compartilhar o espaço com outros colaboradores.

Anos depois, a tendência se espalhou e o coworking conquistou outros países, contribuindo com uma nova maneira de trabalhar e compartilhar ideias, favorecendo o trabalho colaborativo.

Vantagens de trabalhar em um coworking

existem outros pontos que fazem do coworking um modelo muito interessante.

O coworking funciona como um espaço colaborativo que conta com postos de trabalho. Por meio da boa convivência, horários específicos de funcionamento do local e um ambiente propício para a produtividade, pode garantir uma jornada de qualidade.

E nada melhor do que investir em um espaço econômico e produtivo, não é mesmo?

Conheça a seguir quais são as principais vantagens do coworking.

Bom investimento

Ao iniciar um negócio ou abrir uma empresa, um dos principais desafios é escolher um local de trabalho que seja adequado e que também seja economicamente atrativo.

Além de possuir um aluguel menor do que uma sala comercial, por exemplo, o coworking tem a facilidade de já incluir a infraestrutura necessária para o trabalho no valor do fechamento.

Foco nos objetivos 

O coworking é um modelo de ambiente que contribui com a produtividade, pois inclui diversas facilidades e uma infraestrutura propícia para contemplar o foco no trabalho.

Vivendo em uma era digital, em que tudo é tão imediato, sabemos que o cotidiano está cada vez mais envolvido por milhares de tarefas, responsabilidades e até mesmo distrações (como os smartphones, por exemplo). O que pode interferir na produtividade.

Assim, o coworking é essencial para garantir este foco na produtividade, já que, além de internet, na maioria das vezes, oferece uma infraestrutura que também inclui espaços específicos, como copa ou cozinha, banheiros e outros elementos essenciais para a jornada de trabalho, como impressoras, por exemplo.

Segurança 

Como o espaço é planejado de modo a contemplar a produtividade e o compartilhamento no ambiente de trabalho, não é necessário se preocupar com a segurança da sua estação de trabalho.

O planejamento prévio já garante que, mesmo nos dias em que o colaborador não está presente no escritório ou quando está de férias, o local permanecerá organizado da forma que ele deixou.

Afinal, este é um espaço proposto para o trabalho, portanto, a organização é um dos pilares centrais.

Networking

O coworking oferece um espaço propício para realização dos trabalhos de várias formas.

Além da infraestrutura, também contribui com o networking dos funcionários, sejam eles freelancers, sejam colaboradores que trabalham via home office, já que o coworking abarca empresas de diferentes portes e modelos de trabalho.

Ao trabalhar em um ambiente de coworking, os profissionais entram em contato com diferentes colaboradores, de diversas áreas, empresas e cargos. Uma oportunidade única para trocar experiências e expandir os conhecimentos.

Condomínio com coworking

O coworking tem ganhado cada vez mais aderência, principalmente devido aos novos modelos de trabalho que vêm se destacando, como o modelo híbrido e o home office, que caracteriza o trabalho remoto.

Esse ambiente é extremamente versátil e funcional para os moradores de um condomínio, já que pode ser utilizado tanto como espaço para trabalho, independentemente do modelo escolhido, como local para estudo.

Contando com uma infraestrutura adequada e pensada na produtividade, o coworking oferece maiores possibilidades, para que o profissional ou o estudante que irá utilizá-lo possa se manter concentrado em suas tarefas.

Além disso, ao oferecer esta infraestrutura única, também garante uma rotina mais tranquila e prática, bem como a economia do tempo de deslocamento, já que não é necessário alugar um escritório, por exemplo.

Em relação a valores, no caso dos condomínios, normalmente os moradores têm acesso ilimitado ao espaço, enquanto outros custos como o preço da internet e de outros elementos do espaço estão incluídos no valor final do condomínio.

Esta matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.