#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Decorando a sala pequena – dá para reusar itens?

Uma sala pequena não significa que ela precise ser deixada de lado na decoração da sua casa. Fazer a decoração de uma sala pequena é mais simples do que parece se você fizer um planejamento inicial.

Além disso, reutilizar alguns dos itens que você já tem é uma boa opção para economizar na hora de renovar a decoração do ambiente.

Quer saber um pouco mais sobre como decorar uma sala pequena e como fazer a reutilização dos itens que você já tem? É só conferir até o final o conteúdo que preparamos para você.

Como fazer a decoração de uma sala pequena

Para fazer a decoração de uma sala pequena, é preciso levar em consideração alguns fatores, como o uso e o espaço disponível. Definir o uso antes de começar o planejamento é essencial para não deixar a decoração entulhada.

Se você precisa que sua sala sirva de home office ou se ela é integrada com a sala de jantar, definir os espaços para cada coisa evita transtornos. Também é necessário deixar um espaço suficiente para circulação, de no mínimo 60 centímetros.

Escolher cada item com as medidas certas também é uma boa opção para garantir uma decoração mais leve e bonita. Uma outra ideia para deixar a decoração da sua sala pequena muito mais bonita, é usar o espaço aéreo, colocando nichos, prateleiras e estantes.

As prateleiras e os nichos vão garantir que você tenha espaço tanto para organizar seus itens, como para deixar sua decoração ainda mais bonita. Você pode usar esse espaço a mais para guardar livros, colocar plantinhas e porta-retratos.

Usar móveis multifuncionais também é uma dica para deixar o ambiente ainda mais agradável. Por exemplo, se for comprar um puff, opte por uma versão baú, já que assim você ganha espaço de armazenamento.

Reuso de itens na decoração

Ao fazer a decoração da sua sala, você pode fazer o reuso dos itens que você já tem. Algumas vezes, você só precisa trocar os itens de lugar para ter uma decoração totalmente nova.

Grande parte dos móveis que você já tem podem ser reutilizados na nova decoração, desde que eles tenham o tamanho certo para a sua sala. Móveis grandes demais para o espaço vão deixar a decoração carregada, e o cômodo vai parecer ainda menor.

A sua mesa e as cadeiras podem receber uma nova pintura, o que vai dar uma cara totalmente nova para a sua decoração. Os quadros podem receber uma nova moldura ou até mesmo serem colocados em uma ordem diferente na parede.

Mudar o tecido do sofá ou das poltronas também é uma boa opção para que o ambiente pareça novo.

Uma outra forma de fazer o reuso de itens na sua nova decoração é pegar peças que provavelmente seriam jogadas no lixo, como janelas antigas e caixotes de madeira.

As janelas antigas podem se tornar moldura para quadros ou para espelhos, cabideiros e até mesmo floreiras. Os caixotes de madeira podem ser estantes, mesas de centro e até mesmo sapateiras.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre decorar sala pequena e como reutilizar os itens que você já tem, é só começar a renovar o visual da sua casa.

Leia também: Colocando ordem na casa: dicas de organização na sala de estar