#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Decore a sua área gourmet com estilo

Todos merecemos um espaço no apartamento para relaxar, reunir familiares ou amigos e compartilhar uma boa refeição, uma agradável conversa e alguns drinques (afinal, ninguém é de ferro). 

O problema é que o espaço interno do apê nem sempre se apresenta como o lugar ideal para essas celebrações. Falta espaço, falta acomodações e falta um certo charme. Nada contra a sua cozinha ou sala de jantar, mas o fato é que certos momentos merecem uma cenografia mais específica.

Além disso, é regra entre a maioria dos mortais (quase todos nós, portanto) viver em espaços mais reduzidos (compactos é a forma carinhosa de se dizer). Cômodos enxutos e móveis cumprindo dupla jornada é uma tendência do mercado imobiliário (e também uma conveniência para solteiros e famílias pequenas), o que se torna um problema apenas quando acordamos com o espírito mais expansivo e ávidos de promover uma comemoraçãozinha. 

Quem vive em condomínio naturalmente dispõe de ambientes de uso coletivo para esse tipo de situação. Mesmo assim, há momentos mais íntimos, quando apenas um casal chegado ou um e outro familiar é convidado para curtir a noite conosco.

Em situações assim, o local onde você deve fixar o olhar é a varanda. Ainda que ela seja pequena, pode muito bem ser transformada em uma área gourmet bastante funcional. E é sobre como se consegue isso que vamos falar no post de hoje. Portanto, siga aí com a gente que esse tema promete!

  1. Nenhuma varanda é pequena demais

Toda reforma que se preze deve iniciar com a fita métrica em mãos (trena seria o termo mais adequado). Afinal de contas, seja para mudar a mobília ou redecorar um espaço, a clara noção de quantos metros se dispõe é essencial para se evitar expectativas exageradas e dores de cabeça posteriores.

Feito esse aviso, talvez um lance de olhos para sua varanda desencoraje o seu projeto de área gourmet. Não é bem assim. Mesmo os espaços mais exíguos possibilitam a instalação dessa melhoria. Tudo é questão de se adaptar às circunstâncias e colocar a cuca para funcionar.

Vejamos algumas observações que podem ajudá-lo a driblar o aperto:

  1. Procure otimizar o espaço

Melhor do que acumular todos os móveis em um canto da varanda, aproveite o layout alongado desse espaço para criar um ambiente acessório à sua área gourmet. Mantenha os banquinhos próximos da churrasqueira e decore o outro extremo com pufes ou poltronas para quem quiser relaxar um pouco sem se envolver com o burburinho da área de comidas.

  1. Use móveis de menores proporções

Se você não tem muito espaço, não o sacrifique atulhando a área com móveis grandes. Prefira soluções compactas e multifuncionais. Mesas altas com banquetas, outras compridas e estreitas, um banco encostado na parede para livrar o corredor são formas de poupar espaço. 

Em casos de aperto extremo, adote o minimalismo como regra, reduzindo sua mobília ao essencial e compensando com objetos decorativos para dar o clima. O importante é manter uma área de circulação razoável, que evite o senta e levanta de pessoas sempre que alguém precisar acessar o banheiro. 

Por último, adote soluções sob medida para acomodar os equipamentos necessários (pia, churrasqueira, fogão etc.) de forma otimizada.

  1. Atenção a intempéries

Mesmo que a sua varanda disponha de boa cobertura, nenhuma área externa está completamente a salvo de mal tempo. Uma combinação de chuva forte e rajadas de vento pode ensopar o que parecia imune a intempéries.

Por isso, é importante garantir que o mobiliário e utilidades sejam resistentes à ação de aguaceiros oportunistas. A madeira deve ser maciça e uma boa alternativa são os móveis feitos com material de demolição. Mesas, bancos, banquetas e bancadas entram nessa opção. 

Nas superfícies, não apenas a madeira, mas o mármore e outras pedras caem bem. Nas cadeiras, o plástico também funciona nos assentos. Se houver estofamento, convém que seja de tecido impermeável para não estragar.

  1. Capriche nos revestimentos

Uma questão ainda não abordada aqui, mas de primeira hora, é a seguinte: a cara que você quer dar para sua área gourmet. 

Se optar por uma repaginada completa, considerando que o local, até então, não possui atrativos, você terá muita margem de manobra e poderá adaptar o ambiente da forma que melhor convir. Esse é o cenário perfeito.

Pensando em termos de layout, podemos visualizar a área como uma extensão do espaço interno, o que nos levaria a adotar soluções estéticas similares (cores, revestimentos e detalhes semelhantes), ou como um local independente e com personalidade própria. Novamente, este é o cenário perfeito, visto que permite maior liberdade de ação.

Considerando esse aspecto, os revestimentos são peças fundamentais na composição de uma área gourmet estilosa. Mas devem aliar beleza com durabilidade — o que significa dizer que precisam ser escolhidos, primeiro, com base em sua adequação a áreas externas.

Aposte em texturas. Padronagens rústicas, de cores terrosas, dão excelente acabamento. Azulejos decorados para aplicação pontual e ladrilhos hidráulicos coloridos são opções a se ter em mente. Por outro lado, os pisos de porcelanato e os revestimentos mais lisos e de tons neutros, aliados a elementos de inox e cobre, configuram uma excelente decoração clean.

  1. Escolha as “ferramentas” certas

Depois que a parte estrutural de sua área gourmet estiver definida, cumpre abastecer o local com os equipamentos necessários. E, no presente caso, um toque de extravagância deve ser tolerado. Afinal, você está passando todo esse trabalho apenas para satisfação pessoal, correto?

Sendo assim, além dos itens funcionais, como uma mesa ampla (dentro dos padrões definidos lá no início), cadeiras e banquetas, poltronas e almofadas, é necessário garantir o instrumental para as incursões culinárias de fim de semana.

Equipamentos como uma churrasqueira (embutida ou portátil), uma superfície para preparo das refeições (cujo revestimento deve ser resistente e fácil de limpar), assim como um forno convencional ou de micro-ondas, são itens de praxe.

Porém, considere elevar o nível do seu lazer com a inclusão, no projeto, de uma geladeira cervejeira, frigobar ou adega, um forno de pizza, um carrinho de bebidas e utensílios para preparar drinques, um kit completo para preparar churrasco, um conjunto de copos condizente com os aperitivos e tudo o mais que o seu espírito “master chef” solicitar.

Decore o local com quadros alegres, vasos de flores, luminárias modernas e aproveite ao máximo a sua área gourmet. Pode apostar que, em pouco tempo, ela se tornará o local mais querido do apê.Dá até para imaginar o seu olhar brilhando com essa sugestão, não é? De fato, a varanda do apartamento é um local que cumpre mil e uma função. A de área gourmet é uma delas, mas temos outras alternativas aqui, neste post. Esteja convidado a conhecê-las e planejar o uso desse espaço de uma maneira ainda mais consciente. Boa leitura!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.

 Foto da varanda grill do apartamento decorado de 56m² do Pleno Morumbi.