#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Deixe o ambiente mais bonito com espelhos vintage

Espelhos não servem somente para a gente dar aquela conferida no visual. Como quase tudo dentro do design de interiores — que, de uma, pode virar outra coisa —, essa peça também serve para ser vista (e não apenas se ver).

Essa constatação coloca o objeto em uma posição muito confortável dentro da dinâmica decorativa do ambiente — de qualquer ambiente, aliás. Especialmente se ele estiver acompanhado de uma moldura estilosa. 

Um exemplo bacana de espelho decorativo é o chamado vintage (old school, “das antigas”, como você preferir). Com suas molduras rebuscadas, que remetem ao estilo clássico, eles caem como uma luva nos mais diferentes layouts. 

Sem contar que os espelhos promovem uma bem-vinda ilusão de amplitude, dando a certos espaços a impressão de que são maiores do que a planta indica. Isso tem um efeito psicológico bastante positivo sobre quem vive em apartamentos compactos — o que é a realidade (e também a escolha) de muita gente atualmente.

Sendo assim, há mais de um motivo para todos adotarmos espelhos vintage na decoração. Falta apenas analisar como fazer isso da maneira mais eficiente e ornamental (pois é disso que se trata, no fim das contas) possível.

Então, sem mais delongas, apresentaremos a seguir algumas ideias para deixar o seu apartamento mais bonito e personalizado com a introdução de espelhos vintage no décor. Bora conferir?

  1. O que são espelhos vintage?

O conceito vintage não é novidade para ninguém. Mas é sempre interessante tecer um ou dois comentários sobre o assunto. 

Como você sabe, tudo o que é antigo fica debaixo desse guarda-chuva: uma motocicleta com mais de meio século de idade, um móvel de antiquário, roupas do tempo da sua avó etc. 

Há quem prefira delimitar a procedência entre os anos 1920 e 1960, mas não existe regra: se é velho o suficiente (mas não acabado) e tem um visual atraente, pode ser considerado vintage. 

Há, inclusive, uma sutileza que separa o vintage de outro conceito muito em voga: o retrô. O primeiro diz respeito ao reaproveitamento de objetos originais, fabricados algumas décadas atrás. O segundo refere-se a algo novo que foi construído para parecer antigo. Só é velho no visual, portanto.

De qualquer forma, existe toda uma estética por trás desse, digamos, movimento. E ela é muito usada na decoração de ambientes, sejam eles comerciais (um bar de rock, para citar um exemplo “clássico”) ou domiciliares (aquele cantinho que você decorou com gravuras de pin-ups, discos de vinil e um telefone de disco que encontrou dando sopa no sótão de um familiar). Ou seja, há quem faça do vintage um estilo de vida (e de moradia).

E o que são espelhos vintage? Normalmente, espelhos emoldurados com madeira, na forma de entalhes elaborados. Fruto de um laborioso trabalho artesanal, algumas dessas molduras são verdadeiras obras de arte e remetem aos aposentos íntimos da aristocracia.

Como nem todo mundo tem acesso a uma peça assim, temos aí os modelos retrô para compensar. 

  1. Solução prática e estilosa

A principal vantagem que há em adotar uma solução como essa é a simplicidade da operação. 

Uma vez que você tenha a peça desejada em mãos, basta localizar o melhor lugar para pendurá-la e pronto. A mudança estética é instantânea: a parede que minutos antes parecia sem graça ou carente de um acréscimo decorativo ganha maior destaque — assim como o ambiente, por extensão.

Portanto, se entre os objetos que você “herdou” de seus avós consta uma peça assim, não perca tempo. Talvez seja necessário aplicar algum reparo na moldura ou uma pátina para incrementar o visual, mas isso é coisa que uma ou duas sessões de DIY podem resolver. Ou pedir o auxílio de um marceneiro experiente, um reformador de móveis caprichoso.

Outra maneira de adquirir um bom espelho vintage é promover um garimpo em lojas de móveis usados ou em antiquários. Também vale pesquisar entre familiares e amigos. Vai que alguém tenha um que, por motivos que fogem à nossa compreensão, queira se desfazer? Baita sorte a sua. 

Caso nenhuma dessas alternativas resulte em sucesso, o jeito é abandonar o purismo e recorrer a um modelo retrô. A vantagem é que o leque de possibilidades se amplia consideravelmente. Se você der uma vasculhada na internet, em sites de decoração ou no sempre assertivo Mercado Livre, ou, ainda, decidir visitar alguma loja do ramo, vai se deparar com opções de todos os tipos, encaminhando uma solução quase sob medida para a renovação do seu ambiente.

  1. Onde usar espelhos vintage?

Respondendo de modo curto e grosso, nas áreas sociais da casa ou em seus aposentos de dormir. Via de regra, no lavabo a peça calha bem, assim como no hall de entrada do apê. O corredor também é um bom local e o mesmo se pode dizer daquela parede da sala de estar cuja decoração apresenta poucos elementos.

Falando nisso, é importante notar que os espelhos vintage podem ser incorporados a qualquer estilo decorativo. De um layout já pensado para ser retrô, passando por uma decoração clássica ou minimalista e desembocando no conceito moderno ou contemporâneo, todas essas situações aceitam esse acréscimo sem traumas.

É importante, naturalmente, avaliar como o objeto dialoga com o restante da mobília. Se o formato da peça (oval, retangular ou quadrado) harmoniza com os demais elementos em volta. É uma análise que demanda pouca introspecção: agradou o olhar, fez sentido do ponto de vista decorativo, não pareceu insignificante nem excessivo, então, está liberado para uso.

Vale reforçar que os espelhos vintage podem desempenhar uma finalidade além da estética. Seria o caso de aproveitar a superfície espelhada para aumentar o espaço imaginado de certo cômodo. Uma área estreita ou pequena ganha uma dimensão visual maior se tivermos um espelho em cena (veja como fazer isso aqui). 

Além disso, a utilização de espelhos ajuda no aproveitamento da iluminação natural, o que é muito útil se o seu apartamento possui pouca oferta desse elemento fundamental.

Portanto, seja para valorizar o ambiente, seja para deixá-lo maior e mais acolhedor, os espelhos vintage são uns aliados da hora. Se é seu objetivo dar uma sacudida no décor sem fazer grandes revoluções, apenas acrescentando um detalhe aqui, outro ali, considere adotar esses elementos em seus planos. Essa viagem no tempo vai valer a pena, pode apostar!

Para encerrar a conversa, gostaríamos de convidar você a continuar elaborando essa ideia de ampliação do espaço através dos espelhos. No caso, em um local bem específico: o banheiro. Quer saber como? Dá uma conferida neste artigo, que está bem interessante. Boa leitura e até a próxima!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.