#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Formas de decorar o quarto do seu filho para ajudar no seu desenvolvimento

Há várias formas de decorar o quarto do seu filho para ajudar no desenvolvimento dele. Com algumas dicas bem simples, você torna os primeiros anos da vida do seu filho muito mais agradável e cheio de estímulos positivos para o desenvolvimento dele.

Escolher os móveis e a decoração certa fazem parte das coisas que você pode fazer, mas o desenvolvimento da criança vai muito além disso.

Quer saber um pouco mais sobre como a decoração do quarto pode contribuir e muito para o desenvolvimento do seu filho? É só ler até o final do conteúdo que preparamos.

Crie um ambiente aconchegante

Nos primeiros meses de vida, o bebê precisa de um ambiente que seja aconchegante. Principalmente para um recém nascido, o nosso mundo é um local totalmente diferente e esquisito, então garantir um ambiente aconchegante é essencial.

Para essa fase, o quarto precisa proporcionar um grande conforto. Seja no berço ou em um cesto, é preciso que o local seja seguro e o mais confortável possível.

Para isso, prefira sempre roupas de cama feitas com tecidos naturais, e lembre-se de lavar a roupa de cama frequentemente. Usar cortinas nas janelas garante que o bebê não fique muito tempo com luminosidade forte no rosto. 

Crie um ambiente com vários estímulos

O desenvolvimento do bebê acontecerá de uma forma ou de outra, mas os pais podem contribuir com esse desenvolvimento. Além de garantir um local aconchegante, colocar estímulos visuais e sonoros, faz com que o bebê tenha seu desenvolvimento estimulado de forma saudável.

Colocar objetos com cores primárias vibrantes é um ótimo estímulo para os primeiros meses de vida do bebê. Por causa do campo de visão limitado, o ideal é colocar esses estímulos bem perto do bebê, que pode ser na forma de um móbile ou um bichinho de pelúcia.

Quando o bebê começa a engatinhar, você pode substituir esses estímulos por outros brinquedos, mas sempre garantindo que o brinquedo seja para a idade dele.

Esteja atento para a segurança

A segurança se torna essencial para o período em que os bebês começam a engatinhar. Para essa fase, o berço pode se tornar bem mais perigoso do que uma caminha próxima ao chão.

Esses modelos de caminhas permitem que o bebê saia engatinhando da cama, o que evita possíveis quedas e garante que o seu filho possa andar livremente pelo quarto. Ao lado da cama, você pode investir em um bom tapete, para que mesmo que o bebê saia da cama, ele não estará em contato com o chão frio.

Para os móveis, evite os com quinas pontiagudas, e mantenha as tomadas e fios sempre bem escondidos. Não deixar objetos do dia a dia perto do alcance também é fundamental para essa fase, já que peças pequenas podem acabar sendo engolidas.

Ao garantir a segurança do cômodo, você garante que seu filho se desenvolva de forma mais independente. Ao deixar tudo ao alcance das mãos, o seu filho cresce com esses estímulos de não ter tudo levado a ele, o que vai fazer com que ele desenvolva certa autonomia.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como a decoração pode ajudar e muito no desenvolvimento do seu filho. Agora é só começar a planejar o quarto do seu bebê com as dicas e aproveitar com ele vários momentos inesquecíveis.


Leia também: https://marquesconstrutora.com.br/blog/colocando-ordem-na-casa-dicas-de-organizacao-do-quarto-das-criancas/

Confira mais ideias no nosso Pinterest.