Dicas Práticas

Geladeira cervejeira, frigobar ou adega?

bebida que pode ser armazenada em frigobar, adega ou geladeira

Chega um momento na vida do apreciador moderado de uns bons goles que uma geladeira apenas não basta. Ainda que esse eletrodoméstico seja uma das grandes bênçãos da tecnologia, disputar espaço no refrigerador com os peixes e as carnes simplesmente não dá!

Sem contar que, se vacilar, você pode descobrir que suas latinhas viraram cubos de gelo — um erro praticamente imperdoável, comparável apenas ao crime de esquecer de colocar as bebidas para gelar. Quem nunca, não é verdade?

Enfim, se você faz toda questão de consumir a sua cerveja, o seu vinho, na temperatura certa — ou, ao menos, ter a sua bebida ao alcance da mão sem precisar abandonar o seu posto de descanso para reabastecer o copo —, está na hora de subir de nível.

O que você precisa, em outras palavras, é de um reforço para a sua combalida geladeira. Um reforço especializado, vale dizer. Falamos da geladeira cervejeira, do frigobar e da adega climatizada, as opções que o mercado oferece para refinar a sua degustação.

Entre outras aplicações bastante interessantes, você pode equipar o seu home bar ou turbinar a sua varanda gourmet com um desses equipamentos — uma forma de deixar o seu churrasco no apê muito mais requintado. Ou simplesmente apreciar uma bebidinha com total conforto.

A questão é: qual desses eletroeletrônicos se ajusta melhor à sua necessidade? Executam os três as mesmas funções ou cada qual tem a sua especialidade? Afinal, qual escolher?

Todas essas perguntas são excelentes e, por sorte, estamos aqui justamente para esclarecê-las. Portanto, vamos logo explicar para que serve cada uma dessas engenhocas. Acompanhe-nos.

Frigobar: “filhote de geladeira”

Comecemos pelo avô dos três. Recurso nascido para suprir uma demanda da indústria hoteleira, o frigobar é, grosso modo, uma geladeira em miniatura.

Logo, comporta-se exatamente como uma. As únicas diferenças são o espaço que ocupa e, consequentemente, a sua capacidade de carga.

O fato de ser compacto foi o responsável por fazê-lo migrar dos quartos de hotéis para os lares das pessoas. A finalidade continuou a mesma: gelar as latinhas de cerveja e os refrigerantes que saem os olhos da cara no hotel, além de barrinhas de chocolate, de cereais e qualquer outro quitute que você queira manter em temperatura ideal e no alcance das mãos.

A seu favor, ele conta justamente com o tamanho reduzido — dá para embutir em qualquer lugar — e a portabilidade: se arranjar um modelo com rodinhas, pode tê-lo por perto igual a um cão fiel. Nem vai precisar se levantar para alcançar a próxima gelada.

“Tá, mas isso um cooler também faz”, você pode retrucar.

De fato, faz. Só que com muito menos estilo. E também precisa do gelo.

Geladeira cervejeira: sonho de consumo

A cervejeira é a versão doméstica das geladeiras de ofício presentes em bares e restaurantes. Aquelas cuja porta envidraçada fica a nos hipnotizar com o seu conteúdo de garrafas suadas perfeitamente alinhadas como em um desfile militar.

Ambas possuem as mesmas funcionalidades, como o controle de temperatura para evitar o congelamento, a disposição interna específica para latas e garrafas de bebida e a capacidade de gelar com maior rapidez que uma geladeira convencional.

A principal vantagem dos modelos disponíveis para uso caseiro é a variedade de tamanhos. Algumas são bem compactas, mas suficientes para armazenar uma quantidade razoável de bebida. Dá para organizar uma recepção sem risco de ficar desguarnecido no melhor momento da conversa.

Por outro lado, quem dispõe de espaço conta com opções sob medida para a sua sede. Além de oferecer personalização e praticidade, a geladeira cervejeira é um equipamento que não pode faltar se você é do tipo que gosta de produzir a sua própria breja. Nesse caso, um pouco mais de robustez vem bem a calhar, uma vez que ninguém vai ralar quase cinco horas em cima de uma leva para produzir somente meia dúzia de garrafas.

Adega: ideal para os entendidos

Assim como a geladeira cervejeira é uma alternativa atraente para os apreciadores de um bom lúpulo, a adega climatizada faz a cabeça dos entendidos da bebida de Baco.

Se você curte ter um bom vinho sempre à disposição, escolhe com critério a safra e as uvas, tem um apreço pelos rótulos importados, certamente conhece o valor de desarrolhar uma garrafa armazenada na temperatura ideal. E isso o que proporciona é a adega.

E exatamente como a cervejeira e o frigobar, a adega é, em geral, compacta. As maiores conseguem armazenar mais de 30 garrafas (algumas, bem mais que isso); as menores, abrigam apenas oito. Portanto, não é difícil encontrar um exemplar na medida para a sua necessidade. Modelos mais especializados, inclusive, oferecem compartimentos separados para os diferentes tipos de vinho (tinto, espumante ou branco).

Qual a melhor opção?

Agora que já apresentamos as credenciais de cada um desses eletrodomésticos, falta determinar qual deles escolher.

Se você correr os olhos pela busca do Google, vai perceber que, via de regra, o frigobar possui um preço mais convidativo que os demais. Mesmo assim, dadas as diferenças de capacidade e funcionalidade dos vários modelos à venda nos sites de ofertas, é possível encontrar um exemplar daquilo que você deseja a bom preço.

Portanto, e respondendo afinal à pergunta lá do título deste post, podemos dizer que depende do que você tem em mente. Se a ideia é apenas ter um espaço extra de geladeira, é provável que o frigobar resolva muito bem a situação.

Se, por outro lado, estiver pensando em montar um bar para chamar de seu, com espaço exclusivo para manter a cerveja na temperatura ideal, convém considerar a compra de uma geladeira cervejeira.

Agora, se você gosta mesmo é de vinho e não suporta a ideia de comprometer a degustação daquela garrafa que guardou com tanto carinho, é da adega que estamos falando.

Ou seja, cada uma atende a um objetivo específico.

Dito isso, é com você: se tiver algo bem definido em mente, não deixe de optar pela solução certa — seja ela o frigobar, a geladeira cervejeira ou a adega. Depois, basta abastecer com a bebida desejada e combinar com os amigos uma reuniãozinha para inaugurar. E não esqueça de levantar um brinde a sua nova aquisição. Saúde!

Esperamos que o post de hoje tenha elucidado essa questão crucial do mundo dos drinques. Uma outra, que falamos de passagem no texto, é a montagem de um home bar. Nunca ocorreu a você ter um desses em casa? Se sim, não deixe de ler esse artigo aqui, no qual reunimos algumas dicas sobre como ter um cantinho do bar em sua sala. Não deixe de conferir.