Dicas Práticas

Home office: como escolher uma mesa para trabalhar em casa

mesa para trabalhar em casa

Em nosso último post, falamos sobre a escolha de uma boa cadeira para home office (leia sobre isso aqui). Hoje, discutiremos a eleição da mesa ideal para dar expediente em casa.

Antes, uma breve recapitulação do tópico anterior: com a popularização do trabalho remoto, se torna cada vez mais comum que tenhamos um escritório caseiro, tanto para dar conta das encomendas da firma como dos contratos freelancer e funções da administração do lar.

Definir esse espaço funcional no apartamento é necessário para o sucesso nessa modalidade profissional. E a cadeira, sobre a qual passaremos boa parte do dia, precisa ser talhada para a função. Do contrário, poderemos contrair uma dor nas costas daquelas.

A outra peça de mobiliário essencial nesse arranjo é justamente a mesa. Se quisermos levar esse negócio de home office a sério, não podemos cogitar assumir os projetos assim, de improviso, tocando os trabalhos a partir da mesa de jantar, por exemplo.

Nada disso. Embora o home office permita uma grande dose de informalidade (pode-se perfeitamente acomodar uma xícara de café ao lado do notebook e manter os pés confortavelmente enfiados em pantufas durante o job), é fundamental que haja um local específico (não precisa ser grande) para a sua estação de trabalho.

E mesmo que qualquer superfície plana possa fazer as vezes de mesa (uma prancha de madeira sobre cavaletes, via de regra, pode dar conta da missão, assim como a solução de escrivaninha suspensa apresentada neste post), é importante seguir algumas especificações. É sobre isso que falaremos no post de hoje. Acompanhe:

O aspecto decorativo importa

Antes de entrarmos nos detalhes puramente técnicos, vamos elaborar um pouco sobre os aspectos decorativos da escolha da mesa para home office.

Vale lembrar que, ao lado da questão funcional, é importante compatibilizar o móvel com o layout do local onde o escritório será montado. A depender da disponibilidade de espaço, é bem provável que você precise encaixar o projeto em algum aposento previamente mobiliado. Isso, por certo, influenciará na escolha de materiais, texturas e cores.

Além disso, caso haja metragem disponível, pode-se optar por incorporar outros elementos na composição do home office, como armários e prateleiras, o que talvez sugira a contratação de uma solução planejada, ideal quando se precisa adaptar cantos e ocupar espaços fora de padrão.

Projetos decorativos mais despojados, por outro lado, podem muito bem acomodar um projeto feito a partir de técnicas de reaproveitamento ou de marcenaria no estilo “faça você mesmo”.

Uma saída mais conservadora, com base em pesquisa de mercado, também pode ser considerada. O importante é não desfigurar o layout do seu imóvel com a adição de uma peça totalmente desconectada do restante do mobiliário.

Conforto e ergonomia

Uma vez que o espaço destinado ao home office tenha sido devidamente mapeado e algumas anotações de interesse decorativo tenham sido tomadas, é hora de partir para o lado funcional da escolha da mesa para home office.

Apesar de termos iniciado nossa exploração considerando, de saída, o lado visual da questão (se a mesa vai ou não combinar com o espaço a ela reservado), o que pesará decisivamente nessa aquisição é o quanto a peça oferece em termos de conforto e ergonomia.

Fosse um móvel destinado a umas poucas horas de uso diário, haveria maior liberdade de escolha. Mas considere o quanto a sua rotina profissional estará atrelada a ele. Quem pratica o trabalho remoto em regime full-time, ou seja, depende exclusivamente do que produz em casa para pagar as contas, sabe que todo tempo bem gasto diante do notebook conta.

Se não estiver bem instalado para a tarefa, o acúmulo de tensão sobre determinados pontos da anatomia resultará em desconforto postural, dores e lesões em nervos e articulações.

Para evitar esse tipo de problema, é importante escolher uma mesa cujo tampo esteja na altura correta. No caso de uma pessoa mais alta, entre 70 e 75 centímetros de altura é a medida ideal. Se você se enquadra no grupo dos baixinhos, um móvel de 65 cm oferecerá maior conforto.

A preocupação com a altura do tampo está relacionada com a posição das mãos ao operar o teclado. Durante o trabalho, é importante que os cotovelos descansem sobre o encosto de braço da cadeira e mantenham um ângulo reto em relação aos pulsos, evitando a elevação constante dos ombros e a sobrecarga dos tendões que sustentam os membros superiores.

Como é comum as pessoas posicionarem o teclado próximo à beirada da mesa, deve-se ter o cuidado de verificar se a borda possui quina arredondada, para evitar machucar os pulsos. Outra solução é adotar um apoio para o punho.

Modelos de mesa para home office

Agora que o essencial já foi esmiuçado, vamos destacar algumas possibilidades de mesa para home office.

Já informamos que uma prancha de madeira (ou lâmina de vidro) sobre cavaletes rende um móvel funcional e bastante descolado, caso o seu perfil decorativo esteja mais para o despojado.

Realmente, é o que basta para posicionar seu laptop e começar a trabalhar. Um porta-retratos, um vaso de suculentas ou outro item decorativo devem ser agregados para dar leveza à sua bancada de trabalho.

Entretanto, é possível que você sinta a necessidade de dispor de gavetas para guardar documentos e materiais de expediente, um local acomodar a CPU do seu desktop, entre outros artigos essenciais à realização de suas tarefas.

Nesse caso, uma estação de trabalho, um tipo de mesa de escritório mais robusto, talvez seja a solução ideal. Modelos em L, sempre que houver canto disponível na casa, são especialmente eficientes, ao permitir que você tenha tudo o que precisa ao alcance das mãos.

Já as mesas retangulares, mais comuns, oferecem praticidade. Não ocupam muito espaço e algumas podem ter o acréscimo de gavetas ou armário. Em situações extremas de falta de espaço, o jeito é optar por uma bancada de canto de parede, supercompacta, ou mesmo por um modelo de escrivaninha suspensa, retrátil, que pode ser fechada quando não estiver em uso. Não é lá muito prático, mas, se a necessidade pedir, resolve o problema.

Independentemente da escolha de sua mesa para home office, não esqueça de posicioná-la, sempre que possível, em um local com boa oferta de luz natural (não frontal, entretanto). Do contrário, providencie iluminação extra (LED é o mais recomendável). Também não esqueça de fazer pequenas pausas durante o trabalho (a cada 45 minutos, em média) para esticar as pernas e relaxar um pouco. Assim, seu trabalho remoto ganhará em produtividade e bem-estar.

Agora você já sabe o que levar em conta na hora de escolher a sua mesa para home office. Outras questões, porém, podem ainda merecer alguma atenção, como a adaptação do espaço para criar um escritório em casa funcional. Neste post você tem algumas dicas importantes para solucionar esse dilema. Então, não deixe de conferir!


Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.