Se você gosta de ter à mão um temperinho fresco e quer se livrar daquela preocupação de que os ramos comprados no mercado podem ressecar em breve se ficarem na geladeira, que tal montar uma horta no seu apartamento? Não é algo complicado não, viu! O primeiro passo é escolher um local bem iluminado da casa para plantar as hortaliças.
A horta no seu apartamento precisam de pelo menos 4 horas diárias de sol direto nas folhagens. A exposição ao sol deve ser no início da manhã ou no fim da tarde. Esse também é um bom horário para regá-las, já que o calor não costuma ser intenso. Mas, atenção, elas precisam ser regadas regularmente! Alecrim, cebolinha, salsa, coentro, hortelã, manjericão, manjerona, alho, tomilho e orégano são ótimas opções de ervas e temperos para cultivar em pequenos espaços.
Você pode montar a horta no seu apartamento, na varanda, pendurada em uma parede ou perto de janelas ensolaradas. Mas é preciso mantê-la protegida de ventos fortes. “O jardim vertical é ótimo para apartamentos pequenos. Uma sugestão prática, que evita acidentes, é usar vasinhos que possuam uma face reta para garantir mais estabilidade quando pendurados na parede. Os melhores são os de cerâmica ou louça porque acabam mantendo a umidade”, conta o paisagista David Abrão. As jardineiras também são boas para driblar a falta de espaço. “Em uma de 30 x 80 cm, por exemplo, dá para plantar de três a cinco variedades de temperos. Algumas jardineiras, feitas de polipropileno, têm proteção UV e isso ajuda a preservar a horta”. Tenha cuidado na hora de escolher as espécies que serão plantadas juntas, em alguns casos, uma pode destruir a raiz da outra. Cachepôs, floreiras, embalagens recicláveis, conchas de cereais; são vários os tipos de suportes para uma hortinha. Só não se esqueça de fazer furos no fundo para drenar a água e não encharcar o solo.
Todas as espécies podem ser plantadas sozinhas, mas se a ideia é poupar espaço você pode juntar algumas espécies em um mesmo recipiente.
Alecrim, sálvia, tomilho e orégano podem ser plantados juntos, mas o recipiente deve ser espaçoso, com profundidade de 30 a 40 cm. O mesmo serve para misturar manjericão, manjerona e cebolinha – temperos que podem chegar a ter 60 cm de altura. Hortelã e salsinha devem ser plantadas separadas, suas raízes são invasoras e podem destruir as outras espécies.
Compre terra especial para solo de horta! “É preciso conter nitrogênio, fósforo, potássio e o pH ideal é de 6 a 8 “, acrescenta Abrão. A adubação deve ser feita, no mínimo, a cada três meses. Dê preferência ao adubo orgânico. Afinal, as hortaliças vão direto para o prato, certo?! Além da torta de nim, que aduba e afasta as pragas, você pode usar húmus de minhoca ou torta de algodão.
No início, regue a terra duas vezes por dia durante a primavera e o verão. Depois, uma única vez basta. Durante o outono e o inverno uma rega diária é suficiente. Retire as folhas secas e amareladas. Se ocorrerem pragas opte por inseticidas naturais. No caso do manjericão, lembre-se de podar as flores, caso contrário, elas roubam todo o aroma da folha.
O Morumbi, tradicionalmente reconhecido como um dos bairros mais nobres de São Paulo, continua a se consolidar como referência em…
O Jacarandá Morumbi, com sua beleza atemporal e design inspirado na natureza, promete uma experiência de vida única. Mais do…
Você já imaginou como seria viver no apartamento dos seus sonhos? Um lugar que reflita sua personalidade, suas necessidades e…
Imagine viver em um oásis de tranquilidade e sofisticação no coração pulsante de São Paulo. O Olivier Morumbi torna esse…
Sonhando em morar no Morumbi? O Jacarandá Morumbi oferece apartamentos modernos, áreas de lazer completas e uma localização estratégica. Sonhando…
Descubra as diferenças e escolha o lar dos seus sonhos no coração do Morumbi. Está em busca do lar dos…