Dicas Práticas

Luminárias para a sala: como escolher?

Luminárias

Quando pensamos em um projeto de iluminação para a sala (seja ela de estar ou de tevê), temos pela frente o desafio de aliar bom gosto com funcionalidade. Afinal, luminárias são tanto peças decorativas como objetos de uso cotidiano.

Salvo se você tem farta oferta de luz natural, vai precisar de um reforço até mesmo em determinadas horas do dia. À noite, essa circunstância se converte em necessidade, visto que ninguém aprecia viver às escuras ou em ambientes fracamente iluminados.

Assim, a primeira questão que se coloca é: o que é preciso para iluminar a sala de forma eficiente e agradável? Aqui, o pensamento está principalmente na qualidade do fornecimento luminoso.

Ato contínuo, devemos responder ao seguinte: que tipo de luminária combina melhor com o ambiente? O assunto, agora, é de caráter estético.

Se você já teve oportunidade de visitar uma instaladora ou qualquer outro comércio especializado em lustres e luminárias, deve ter se embasbacado com a variedade de modelos e aplicações. Se não dispõe de auxílio técnico, pode realmente ficar intimidado, caso pretenda realizar mudanças profundas em seu projeto ou iniciar um do zero.

Sorte que, na maioria dos casos, a coisa não é muito complicada. Para clarear (desculpe o trocadilho) ainda mais a situação, vamos apresentar algumas orientações sobre como escolher com êxito as luminárias para a sala. Acompanhe:

Qual tipo de lâmpada usar?

Sendo curto e grosso: prefira as lâmpadas de LED. E as razões para isso são, pelo menos, três: elas são mais econômicas, do ponto de vista do consumo de energia, que suas concorrentes incandescentes, halógenas e fluorescentes compactas (embora custem mais), são mais duráveis que todas e não emitem calor — o que é importante, caso a luminária fique muito próxima das pessoas.

Além disso, estão disponíveis nas mais diferentes configurações, o que permite que você as utilize em qualquer aplicação, especialmente porque emitem tanto luz “quente” (amarela) quanto “fria” (branca), o que dá um maior controle sobre a “atmosfera” que se pretende criar.

Claro que não podemos esquecer das lâmpadas com filamento de carbono, modelos mais decorativos que caíram no gosto dos decoradores e podem ser usadas em projetos de iluminação de salas.

Trata-se de uma opção para quem curte o estilo vintage e tem lá o seu charme. Ou seja, uma alternativa mais estética que funcional. Porém, se faz o seu estilo, por que não?

Luz branca ou amarela?

A cor da luz que as luminárias emitem tem um papel importante no contexto do projeto luminotécnico, mas principalmente em razão da sensação que o espaço deve inspirar.

No caso de uma sala residencial, ambiente usado para relaxamento, a sugestão dos especialistas é que seja empregada uma iluminação de tom “quente” — ou seja, de cor amarelada —, pois contribui para criar um clima de conforto e aconchego.

O branco, pela sua característica energética, deve ser reservado para locais da casa tais como o banheiro (ajuda na sensação de limpeza), a cozinha e, se houver, o escritório.

Deve-se ressaltar, porém, que a luz amarela interfere na percepção da cor dos objetos. Sendo assim, caso você tenha algum item decorativo que deseje evidenciar, como uma obra de arte, convém iluminá-la com luz branca.

Luminárias pendentes ou embutidas?

Solucionadas as questões econômicas e psicológicas, resta-nos perguntar sobre a estética embutida (ops!) na escolha de luminárias para a sala. E, só para fazer graça, colocamos de saída uma das cartas na mesa.

A depender da composição e da altura do seu teto, vale a pena considerar o uso de luminárias embutidas. Trocando em miúdos: se o ambiente tiver forro rebaixado e este for revestido de gesso, esse tipo de iluminação cai como uma luva — especialmente se a sala for decorada em estilo clean.

Entre as possibilidades, podemos espalhar pontos de luz em locais estratégicos, valorizando o layout da sala, ou adotar luminárias do tipo plafon. Estas últimas podem tanto ser embutidas quanto encostadas no forro — a variedade de modelos permite valorizar as mais diferentes configurações.

Estilo industrial

Para os adeptos de um estilo de decoração mais industrial a alternativa é o uso de trilhos aparentes. Têm tudo a ver com essa tendência e possibilitam que se conduza a iluminação até pontos específicos da sala, criando um desenho bacana no teto e destacando a característica decorativa do ambiente.

Ao se optar pelo uso de trilhos aparentes, a escolha da luminária normalmente recai sobre os spots, que oferecem uma luz mais pontual e direcionada. Inclusive, dá para usar esse recurso para se criar iluminação indireta, apontando alguns spots para a parede e criando um efeito parecido ao das arandelas. O resultado é agradável e muito estiloso.

Pendente sobre a mesa

Deve-se mencionar ainda que é permitido combinar luminárias pendentes e embutidas. Em algumas situações, entretanto, a primeira tem primazia. É o caso da mesa de jantar, quando um belo lustre valoriza demais o ambiente. Outra situação que pede as tais luminárias de teto (mas de um modo menos imperativo, só por questão de estilo) é sobre a mesinha de centro. Fazem uma bela companhia com as suas sessões de tevê.

E onde entram os abajures?

Os abajures ficaram para o final, mas isso não significa que tenham menor importância em seu projeto decorativo. Não são, via de regra, necessários no contexto da iluminação formal, porém prestam seu tributo ao conforto e beleza do ambiente.

Na sala, a sua principal aplicação é próxima da sua poltrona preferida, a criar um convidativo cantinho da leitura. Outra maneira de obter o mesmo efeito é utilizando uma luminária de piso. A opção entre uma e outra é de gosto pessoal e de encaixe no projeto de decoração.

Portanto, a escolha das luminárias para a sala segue alguns critérios — alguns dos quais um auxílio técnico vem a calhar. A maioria das respostas, porém, tem mais a ver com estilo e comodidade. Sendo assim, decida quais opções utilizar tendo em mente o efeito que pretende obter, levando em conta sempre a valorização do ambiente e a eficiência do projeto luminoso.

Esperamos que essas orientações ajudem-no a decidir pela melhor maneira de iluminar a sua sala, deixando-a ainda mais aconchegante. Como bônus, queremos convidá-lo a aderir à tendência do momento: a decoração cobre ou rosé gold. Se você está planejando dar uma renovada no visual da casa mas não sabe qual padrão seguir, é possível que essa seja a inspiração que estava procurando. Então, dê um clique no link e aproveite!