Dicas de decoração

Como usar madeira de demolição na decoração do seu apê

Muita gente traz, ainda fresca na memória, a lembrança da antiga casa dos avós. Muitas vezes, ela era um simpático sítio ou casarão construído com peças de madeira de lei. Reviver aquela sensação de familiaridade e aconchego é o que nos leva a querer inserir elementos de madeira em projetos decorativos de nossos modernos apartamentos. 

Esse sentimento talvez explique o sucesso que a introdução de um elemento nobre — a madeira de demolição — tem feito no design de interiores atualmente. Afinal, é dos antigos casarões e das sólidas residências de antigamente que vem esse tipo de material, que alia, de um lado, o apelo de uma produção requintada e, de outro, a conveniência de aderir a padrões de sustentabilidade, ao reaproveitar matéria-prima já previamente processada.

Além da questão ecológica em si, o adepto desse tipo de solução desfruta da garantia de um produto que passou no teste do tempo: algumas peças de madeira de demolição contam com centenas de anos e são robustas a ponto de aguentar outros cem. 

Mas nada disso teria o apelo que tem se não estivéssemos falando de um substrato cuja presença valoriza — e muito — qualquer projeto. E as aplicações não se resumem a layouts que têm o rústico como referência. Na verdade, é no contraste entre o delicado e o bruto que a decoração com madeira de demolição ganha maior destaque.

Portanto, se você sempre nutriu um desejo secreto de embutir alguma madeira no projeto do seu apartamento, pode muito bem considerar as sobras de demolição como opção sem receio de transformar o ambiente numa choupana no meio do mato. Ou deixá-lo com um aspecto mais austero do que o desejado.

Que tal, então, conhecermos algumas aplicações desse interessante elemento decorativo na renovação de interiores?

Matéria-prima em alta

A madeira de demolição está em alta no mercado e isso também tem a ver com a variedade de aplicações a que ela se submete (sem vergar). 

Ela tem sido cada vez mais requisitada pela indústria moveleira tanto para uso em projetos de decoração rústica, visando um perfil muito específico de consumidor, quanto em soluções mais elegantes, pensadas para compor ambientes modernos e aconchegantes ao mesmo tempo, como, ainda, em objetos funcionais — casos de cachepôs, jardineiras e suportes de jardins e hortas verticais.

Também tem sido aproveitada em projetos decorativos que visam emular ambientes sustentáveis, bem ao gosto dos apreciadores de um design despojado mas cheio de personalidade.

Nesse caso e nos demais que possuem assinatura sofisticada, de alto padrão, a madeira de demolição aparece como alternativa no revestimento de paredes, pisos e na construção de portas e aberturas com design diferenciado.

Tudo isso não tem, exatamente, a ver com economia. Mesmo que estejamos falando de um material que é sobra, reaproveitado a partir do desmonte de uma casa que já não encontra lugar no espaço urbano e que muito provavelmente vai dar lugar a um prédio ou uma residência mais moderna, essa sobra não vai ser desvalorizada. Pelo contrário.

Trata-se de uma matéria-prima nobre, de aspecto envelhecido, porém não esmaecido, e é uma sorte que haja mercado para ela nesse admirável mundo novo da decoração. Mas ela custa o quanto vale, o que significa que introduzir a madeira de demolição em um plano de renovação do décor implica um percentual maior de gasto em relação a alternativas mais convencionais disponíveis nas madeireiras.

O custo, entretanto, é compensado pelo resultado.

Como usar a madeira de demolição?

Pensar em um layout envolvendo madeira de demolição não exige um longo voo de imaginação. Primeiro porque, como já foi dito neste blog mais de uma vez, as referências estão ao alcance da mão — basta que a conexão esteja ativa e a mão perto de um teclado de PC ou de smartphone.

Para um projeto mais personalizado, o concurso de um profissional da decoração sempre é certeiro — embora signifique esticar um pouco o orçamento (aqui temos cinco dicas para você escolher o nome certo).

De qualquer maneira, a melhor baliza sempre é o bom gosto. Essa constatação, no entanto, causa certo desconforto: “Acaso, tenho bom gosto?”. Antes que você encuque com isso, tenha em mente o seguinte: mesmo que se possa colocar a madeira de demolição como elemento predominante da decoração sem que o projeto deslize para o cafona (com madeira, isso é bastante difícil de acontecer), a forma mais segura de introduzir esse elemento em seu décor é pontualmente, como destaque de uma parede ou em contraste com outros móveis mais modernos, especialmente elementos delicados, como o vidro. 

O importante é buscar o equilíbrio, dispondo os elementos de maneira a harmonizá-los e obter aquela sensação de calor e aconchego que uma decoração baseada em madeira tão bem proporciona. 

Onde usar a madeira de demolição

Nos móveis, a madeira de demolição está presente em robustas mesas de jantar, que podem remeter à tradição dos grandes jantares em família de nossa infância. É o tipo de produto que exige espaço, mas, se o tiver, causa uma bela impressão.

Essa espécie de material também aparece em mesas de centro, aparadores, bancos, baús e até mesmo na adega ou cantinho do bar

Partindo para uma intervenção mais profunda no espaço, a madeira retirada de demolições tem sido bastante requisitada como revestimento. Tanto o piso quanto a parede ganham um charme especial com essa aplicação. No caso do piso, a sala de jantar é um local para a sua inserção, enquanto que, na parede, é do seu interesse limitar o uso a apenas uma superfície. 

Dessa forma, ela pode ser aplicada no quarto do casal, por exemplo, inclusive fazendo as vezes de cabeceira. Porém, o uso mais frequente é no revestimento de uma única parede da sala de tevê ou jantar. Normalmente, como painel para o televisor. 

Ao considerar essa opção, o usuário pode ficar em dúvida quanto à conveniência de revestir também o piso com madeira de demolição. Não há razão para se preocupar, pois, se você restringir o uso a apenas uma parede, não corre risco de saturar o seu layout. 

Aliás, convém adicionar ao projeto alguns spots de iluminação quente direcionados à parede revestida para valorizar ainda mais a aplicação. Assim, a sua decoração com madeira de demolição tem tudo para ser o grande destaque do apartamento. Sem contar a sensação de conforto e — por que não? — nostalgia que o seu refúgio obterá. Vale a pena investir nisso.

Esperamos que você tenha sentido firmeza no conteúdo de hoje de nosso blog. E como apreciamos a sua visita por aqui, não poderíamos deixar passar a oportunidade de oferecer uma dica extra: que tal saber mais sobre decoração sustentável? O assunto tem tudo a ver com este tema aqui, certo? Então, aproveite a dobradinha e curta a leitura!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.