#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Maneiras de deixar o seu apê mais sustentável

Adotar um estilo de vida sustentável parece conversa de “bicho-grilo”. Mas não é. Sabemos que o modelo de consumo que a maioria de nós seguiu até aqui cobra um pedágio pesado ao meio ambiente. Sabemos também que há recursos preciosos que não são renováveis ou não se renovam no ritmo que gostaríamos. A água é só um exemplo dessa realidade.

O planeta tem sofrido com nossas escolhas e o desequilíbrio ambiental que testemunhamos é a maneira de ele deixar claro que há um limite para tudo.

E o que ficará para as futuras gerações? Essa não é uma escolha que nossos filhos podem fazer; cabe a nós fazê-lo. Por isso que é necessário começar a mudar algumas coisas em nosso modo de vida atual.

A questão é saber o que fazer. Afinal, os problemas do planeta são tão grandes que a ação individual parece não fazer diferença. Engano seu. É a somatória das pequenas atitudes que tornará o futuro possível para os que virão. 

Atitudes como reciclar o lixo, por exemplo. Não se trata de uma ação épica, mas é um movimento no caminho certo. E existem outras coisas a serem feitas que não exigem esforço tremendo e ainda trazem um retorno em bem-estar imediato. Coisas que se pode aplicar em casa, no apartamento, a partir da utilização de recursos sustentáveis e da mudança de hábitos.

Não é questão de moda ou tendência do momento. Trata-se de consciência. Então, que tal descobrir formas de deixar o seu apartamento mais sustentável e, de quebra, viver melhor? Acompanhe-nos.

  1. Reciclagem

Há quem prefira colocar a reciclagem no final da fila de um processo que inclui outros “erres”: repense, recuse, reduza, reutilize e, enfim, recicle. É uma abordagem correta, mas também podemos entender o ato de separar as embalagens plásticas e artigos afins como um início válido e até óbvio em nosso desejo de ajudar o planeta. 

Afinal, até que seja possível ajustar a nossa rotina e começar a reduzir o consumo de certos materiais, é necessário descartar corretamente o que pode ser reaproveitado. 

E não é necessária muita engenharia para dar o start: bastar dispor de uma lixeira exclusiva para acomodar o chamado lixo seco até que se possa deixá-lo à disposição da coleta seletiva. 

Seguindo o mesmo princípio, podemos ainda reaproveitar o descarte orgânico em um programa caseiro de compostagem para melhorar o cultivo da horta comunitária do condomínio ou da própria horta vertical mantida em nosso apartamento. 

  1. Economia de energia

Economizar energia é um imperativo de nossos tempos, se levarmos em conta que nossa matriz energética demanda recursos naturais esgotáveis — como a água, que, embora renovável, sofre a pressão da poluição dos rios e do seu papel como propulsora de hidrelétricas.

Uma maneira fácil de contribuir para o uso racional de energia elétrica é substituindo as lâmpadas convencionais por unidades de LED, que proporcionam consumo reduzido. Além disso, é interessante minimizar a dependência de iluminação artificial em seu ambiente através da adoção de projetos que valorizem a oferta de luz natural.

Racionalizar o uso da energia através da substituição de eletroeletrônicos por modelos com menor consumo, do cuidado em evitar deixar aparelhos na tomada ad eternum e luzes acesas desnecessariamente, e da redução do uso do chuveiro quente (o que também contribui para reduzir o desperdício de água), contribui para obter maior eficiência em seu propósito de ter um apartamento mais sustentável.

Como medida adicional de médio a longo prazo, avalie a possibilidade de instalar painéis solares em sua residência. O custo inicial pode ser alto, mas os benefícios são duradouros — inclusive, para o bolso. 

  1. Reaproveitamento de materiais

Outra forma de implementar o conceito de sustentabilidade no dia a dia é através do reaproveitamento de materiais. Isso, inclusive, serve para fins decorativos e tem impacto positivo sobre nosso nefasto impulso consumista. 

Embora seja tentador fazer compras e adquirir um monte de coisas novas, vale se perguntar: “Tenho realmente necessidade de tudo isso?”. Não é incomum sairmos do shopping ou da loja de utilidades levando para casa uma série de “inutilidades” — ou, não raro, objetos que acabamos por não usar, embora tivessem nos parecido tão essenciais.

Melhor pôr freio ao seu ímpeto acumulador e iniciar uma relação menos passional com aquele monte de plástico inútil. 

Em um movimento que se conecta à perfeição com o anterior, verifique se não há, em seu entorno, materiais a serem reaproveitados. Um exemplo: em vez de adquirir um estofado novo, não seria o caso de reformar o antigo? Ou, ainda, de adquirir uma peça vintage em uma loja de usados e dar-lhe nova roupagem?

Além desse tipo de iniciativa estar super na moda, o reaproveitamento de materiais permite que se renove a decoração do apê de uma maneira criativa e muito personalizada. Por isso, pense bem antes de querer dispensar aquele móvel que já está na família há tempos e, pela constituição robusta, pode durar ainda muitos anos mais. 

Por outro lado, considere passar adiante algumas coisas que, decididamente, já não têm uso. Peças de roupa encalhadas no fundo do guarda-roupa, utensílios domésticos desnecessários, aquela profusão de embalagens plásticas sem o menor proveito. Pratique o desapego, abrace o minimalismo e libere espaço em seu apartamento.

  1. Elementos naturais

Aprofundando um pouco o conceito de decoração sustentável, que tal deixar seu espaço ainda mais aconchegante e harmonizado com o meio ambiente? É simples: dê preferência a elementos naturais, em detrimento dos objetos industrializados.

Isso significa compor o seu décor com materiais como a madeira (desde que proveniente de fontes de manejo ou de reaproveitamento), cerâmica, fibras e tecidos naturais. Além de proporcionar conforto térmico, esse tipo de insumo não agride o meio ambiente. De quebra, é excelente do ponto de vista estético e muito valorizado pelos profissionais da decoração de interiores. Em resumo: os elementos naturais deixam o seu apartamento sustentável e elegante. 

Por fim, decore o ambiente com vasos de plantas e flores. Elas proporcionam frescor ao ambiente e deixam o cotidiano mais alegre. Mesmo quem não tem uma mão boa para jardinagem pode encontrar a companhia certa. Existem espécies que se adaptam bem à vida em apartamento e não exigem muita manutenção. Outras, embora mais delicadas, merecem ganhar uma chance, tamanho o ganho ornamental e a melhora no astral que a simples presença nos brinda. 

Portanto, quebrar paradigmas e iniciar nova jornada em um apartamento mais sustentável é perfeitamente possível. Basta querer. Um pouco de disciplina ajuda, e renúncias serão necessárias. Porém, pousar a cabeça no travesseiro sabendo que sua parte está sendo feita não tem preço.

Tomara que você tenha gostado do post e ficado tentado a começar, hoje mesmo, a mudar sua relação com o lugar onde vive. Para dar mais um empurrãozinho nesse sentido, deixe-nos apresentar a série de artigos que publicamos sobre sustentabilidade. Aqui, você pode começar a apreciar algumas dicas sobre o uso de espaços coletivos. A gente se vê na próxima!