#FICADICAMARQUES

O que é e como organizar um chá de casa nova?

chá de casa nova

Tem coisas que fazemos que, embora representem a concretização de um sonho, colocam-nos em uma espiral de despesas sem fim. É assim com o casamento e com a casa nova.

Que maravilha subir ao altar e ver toda aquela gente amiga aplaudindo a hora do “pode beijar a noiva”! Também é emocionante virar a chave na fechadura do novo apê pela primeira vez.

Tudo isso, porém, custa grana. E nem sempre o cobertor é suficiente para tudo. Quem está nos preparativos do casório sabe muito bem disso; quem está esperando um filho, idem. Nessas horas, temos que fazer o que recomenda aquela velha canção dos Beatles e contar com uma ajudinha de nossos amigos.

Por exemplo, que tal organizar um chá de casa nova para terminar de equipar o apê? Talvez você nem esteja tão “precisado” assim e queira somente apresentar a sua “home sweet home” aos mais chegados. Vale também.

O importante é que o chá de casa nova é uma boa maneira de iniciar uma jornada em novo endereço. E nem é tão complicado assim de organizar — como você vai perceber ao ler os tópicos a seguir. Assim, fique ligado nas dicas se precisar de uma mãozinha para preparar a comemoração e deixar seu apê em ponto de bala:

O que é chá de casa nova?

O chá de casa nova surgiu no contexto dos preparativos de casamento. Sua dinâmica e razão de ser é a mesma do chá de panela, chá de bebê (tem o chá de “beber” também, que alguns gaiatos inventaram para não ficar de fora da brincadeira) e outros acontecimentos do gênero.

É, portanto, uma espécie de evento beneficente — cujo beneficiário é o próprio organizador do evento.

Dentro do calendário do casamento, figura como uma comemoração extra, quando os noivos preparam uma pequena recepção para os amigos como forma de apresentar a casa nova. Nesse formato, ele ganha uma conotação de “open house”.

Como é de se esperar que, antes de subir ao altar, os noivos tenham conseguido juntar quase todo o necessário para mobiliar sua residência, o chá de casa nova serve apenas para fechar algumas “lacunas”, com os convidados sendo incentivados a presentear com objetos de menor valor, mas muito úteis ao dia a dia do novo casal, bem como objetos decorativos.

Mas o objetivo de festejar a nova etapa é o principal motivo para a comemoração, de fato.

Por outro lado, o chá de casa nova pode ser também uma maneira útil de um casal que resolveu juntar as escovas iniciar essa nova etapa do relacionamento, sem que isso signifique uma subida ao altar. Até mesmo alguém que tenha decidido ir morar sozinho pode promover a recepção e, assim, conseguir meios de equipar melhor o seu ninho.

Por onde começar?

Uma vez você e sua cara-metade (se for o caso) tenham resolvido promover um chá de casa nova, a primeira providência é fazer uma lista de convidados.

Nesse aspecto, devemos lembrar do caráter intimista da comemoração. Ou seja, nada de compor uma lista tão abrangente quanto foi a do casamento. Agora é o momento de convidar apenas os mais chegados.

Além disso, é necessário ter em conta o tamanho do seu apê. Em muitos casos, não há metros quadrados suficientes para acomodar toda a gente, ainda que o número de convidados seja bem pequeno.

Você pode até optar por utilizar o espaço gourmet do seu condomínio, o que não é exatamente o ideal, mas quebra o galho. Se assim for, não deixe de fazer pequenas “excursões” até o seu pedaço para mostrar o local aos amigos.

O melhor, realmente, é realizar a comemoração na própria residência. Por isso, seja criterioso em sua lista, de modo que possa receber o pessoal com o devido conforto. E isso tudo nos leva ao convite da festa.

Diferente do casamento, o convite para o chá de casa nova não precisa ser formal. Você pode preferir entregá-lo em mão, tudo bem, mas convites eletrônicos (via e-mail) ou através de um grupo de WhatsApp funcionam muito bem.

Quanto ao feitio, pense em algo descontraído, alegre. Você pode pesquisar na web alguns modelos para se inspirar. Só não esqueça de incluir as informações de praxe: data, horário e local.

Como preparar o ambiente?

Depois de toda a pompa e circunstância envolvida no casamento, é um alívio saber que o chá de casa nova se desenrola em clima absolutamente informal. Em muitos casos, o apartamento estará ainda com pouca mobília, o que sugere uma decoração oportunamente minimalista.

Uma bancada para os comes e bebes, um freezer abastecido e cadeiras e poltronas para acomodar todo mundo normalmente é o suficiente para deixar o palco da festa preparado.

Isso, porém, não significa que você não possa incrementar um pouco as coisas, promovendo uma decoração especial, com direito a confetes ou balões. Se estiver no clima, uma alternativa interessante é propor uma festa temática — algo como uma noite mexicana ou do sushi. E isso nos leva à questão importante da comida.

Bem, como estamos falando em informalidade, não é necessário contratar um bufê nem coisa do gênero. Além das opções citadas acima, dá para preparar um bom churrasco no apê para o pessoal (saiba como fazer aqui), uma comidinha de boteco, mesa de frios, finger foods ou mesmo encomendar algumas pizzas, que todo mundo é fã. O importante é que não falte aperitivo.

Lista de presentes ou não?

Considerando o objetivo do chá de casa nova, deve-se avaliar a conveniência de oferecer aos convivas uma lista de presentes.

Fica a seu critério, pois embora a lista seja prática e certeira (você tem a certeza de que obterá o que precisa), facilitando na outra ponta a vida de quem presenteará, ela elimina qualquer possibilidade de surpresa e também despersonaliza o presente, o que reduz bastante o seu valor afetivo.

De qualquer maneira, pode ser interessante direcionar as apostas — especialmente se estiver relativamente desabastecido. Se estiver com tudo em cima, deixe a critério dos amigos.

Mas é importante destacar que o objetivo é se suprir de miudezas, coisas que ajudam no dia a dia e não custam caro: um jogo de chaves de fenda, um ferro de passar roupa, uma garrafa de vinho, sanduicheira, açucareiro, conjunto de tupperware, eventualmente algo um pouco mais elaborado, como um liquidificador, aparelho de fundue, torradeira…. Enfim, você entendeu o espírito.

Caso opte por fazer a lista, não esqueça de anotar nos convites os itens que deseja. Também não esqueça de preparar uma lembrancinha para entregar ao povo. Um desses vasinhos de plantas do tipo suculentas — fáceis de encontrar em lojas de presentes e que estão em alta nos apartamentos — um kit de frascos com temperos, também bastante útil, são duas boas alternativas.

O que vale aqui é a criatividade e o desejo de demonstrar reconhecimento e carinho pelo pessoal que está sempre por perto, seja nos bons ou maus momentos.

De resto, o que não pode faltar em seu chá de casa nova é animação, boas histórias, muitas risadas e, claro, fotos, “zilhões” de fotos. Depois, você aproveita esse material em uns belos porta-retratos para usar na decoração. Fica excelente!

E antes que você comece a se preocupar com a bagunça que terá de lidar no dia seguinte, dê uma passada neste post e conheça alguns aplicativos para ajudá-lo a organizar a casa. Serve para esse momento e para todos os outros. São uma mão na roda, pode acreditar!