#FICADICAMARQUES, Mercado imobiliário

O que é o habite-se e, porque ele é importante para construção?

O que é o habite-se e, porque ele é importante para construção

Habite-se é o ato administrativo emanado da autoridade competente que autoriza o início da utilização efetiva de construções ou edificações destinadas à habitação.

Em outras palavras além da definição do wikipedia, o habite-se é um tipo de documento cujo objetivo é garantir que a construção da sua propriedade seja concluída com sucesso.

Este é o documento que permite que o proprietário do imóvel possa finalmente residir no local. Se você acompanha nosso blog certamente sabe que aqui falamos sobre o mercado imobiliário e este tema tem um grande impacto neste mundo.

Continue conosco e saiba o que é o habite-se e qual sua importância para a construção.

O que é o habite-se?

O habite-se é necessário para qualquer tipo de novas construções, sejam elas reformas ou obras.

Esse documento é responsável por provar que a propriedade foi construída de acordo com todas as normas estabelecidas pela prefeitura local.

O habite-se também é uma espécie de certidão do imóvel, sua ausência pode trazer problemas graves já que o mesmo é obrigatório por lei.

Neste cenário, o habite-se é extremamente relevante para validar as condições de segurança da residência, seja ela casa ou apartamento.

É importante ressaltar que o habite-se será liberado somente após a vistoria feita, comprovando que tudo em relação ao imóvel está em ordem.

Dessa forma, é possível ter certeza de que tudo que foi construído está de acordo com o projeto apresentado inicialmente.

A importância do habite-se

Por ser um documento importante, ocupar um apartamento sem a emissão deste certificado pode trazer diferentes consequências, principalmente consequências econômicas, já que sua irregularidade resultará em multas que deverão ser quitadas.

Outro fator importante que precisamos destacar é que em relação aos apartamentos, a falta do habite-se impedirá a emissão do alvará de funcionamento, impedindo qualquer pessoa de residir no local.

Não se mude para um imóvel que não possue este certificado.

Como solicitar o habite-se?

Quando um apartamento é construído, é necessário levar o documento de Habite-se para registro no cartório.

Neste caso, esse dever é obrigatório e precisa ser feito pelo proprietário da residência e pela construtora, solicitando esta avaliação no início da obra.

Agora, se você fez a compra de um imóvel na planta, é obrigatório que vá até o cartório mais próximo e realize a verificação da averbação, que nada mais é que um próprio processo de registro.

Se chegamos até aqui, talvez você esteja se perguntando “quem pode solicitar o habite-se” e é exatamente o que responderemos a seguir.

Indo direto ao ponto, somente o proprietário (dono do local) e o técnico responsável pela obra (engenheiro ou arquiteto) podem realizar a solicitação, desde que todos os documentos necessários sejam entregues de acordo.

Para saber a lista de documentos necessários para realizar a solicitação do habite-se se informe no departamento da prefeitura, vale a pena ressaltar que possa haver diferenças na lista entre cada cidade.

Abaixo, separamos os principais documentos exigidos para solicitar o habite-se.

● Comprovantes da quitação do ISS da obra, referente ao imposto que incide sobre os prestadores de serviço da construção inteira;
● Declaração do Corpo de Bombeiros que comprove a correta funcionalidade de toda a parte sanitária, elétrica, hidráulica e de combate a incêndio do apartamento;
● Requerimento padrão devidamente preenchido com identificação do imóvel;
● Inscrição Municipal e CREA do profissional;
● CPF e RG do requerente ou, no caso de uma pessoa jurídica, seu contrato social e CNPJ desta;
● Comprovante de arrecadação da taxa e preço público devido ao órgão municipal;
● ART do técnico responsável pela execução da obra;
● Número de Cadastro Municipal e Capa do IPTU do imóvel;
● Alvará de Construção e cópias dos projetos aprovados.

No Brasil, cada município possui uma hierarquia diferente, então antes de sair batendo perna, entre em contato via telefone ou online com a parte governamental de sua cidade e busque informações sobre como realizar este processo e quais os documentos serão exigidos, até porque esta lista muda com frequência.

Quando falamos sobre o processo de regularização do imóvel é importante explicar que por mais óbvio que seja, não é recomendado omitir nenhum detalhe, isso pode levar a consequências como um caso grave de sonegação.

Por isso a importância do habite-se para novos projetos no mercado imobiliário, além de garantir o bom funcionamento desde o início do empreendimento até o momento da entrega do imóvel, este documento garante tranquilidade e segurança ao proprietário também nas questões jurídicas.

Conta pra gente, gostou de saber o que é o habite-se e sua importância para construção?

Deixe seu comentário!

Procurando um novo lar? Nós podemos te ajudar!

Marques Construtora

Nestes 43 anos de experiência, o maior diferencial da Marques Construtora é o total respeito com os clientes.

Por isso, os mais de 9.600 apartamentos construídos até hoje foram entregues rigorosamente no prazo, além das 3.000 unidades em construção.

Fale Conosco

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique de olho no nosso blog.

Em breve estaremos de volta.

Até a próxima!