#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Qual a melhor forma de agruparmos as plantas?

Afinal, qual a melhor forma de agruparmos as plantas em casa? Com algumas dicas simples, você garante que a sua decoração fique muito mais bonita e ainda deixa suas plantinhas com um destaque muito maior.

Principalmente em pequenos espaços, como apartamentos, seguir essas dicas vai fazer com que a decoração seja vista de forma muito mais fluida e bonita. A tendência de usar plantas na decoração é algo que veio para ficar, então quanto mais sua coleção de plantas aumentar, mais opções para decorar sua casa com elas.

Quer saber qual a melhor forma de agrupar as plantas? É só ler até o final o conteúdo que preparamos para você.

Use a regra do três

Colocar coisa em pares já é uma coisa bem conhecida na decoração, mas para as plantas, tente seguir a regra dos três. É muito simples: pegue três vasos que combinem com a sua paleta de cores, escolha as plantinhas favoritas e coloque em cada um deles.

Fazendo isso, você vai perceber que visualmente a composição fica muito mais harmoniosa. Para ficar melhor ainda, o ideal é escolher 3 plantas diferentes, e nem precisam ser parecidas, quanto mais diferente, mais destaque.

Crie grupos

Criar grupos pode ser uma boa ideia para dar uma harmonizada na decoração. No caso, você agrupa os semelhantes, como por exemplo:

  • Grupo com vasos de cerâmica
  • Grupo com plantas colocadas em vidros
  • Grupos com vasos de terracota

Ao agrupar os semelhantes, você garante toda uma decoração homogênea e limpa, podendo colocar todas as suas plantinhas favoritas espalhadas por todo canto.

Coloque as plantas perto das áreas sociais

Uma boa ideia é colocar suas plantas perto das áreas sociais, principalmente perto de cadeiras, bancos e poltronas. Além de dar um ar mais natural, a sensação é como estar dentro de uma estufa ou de um jardim botânico.

Colocar suas plantas mais vistosas e grandiosas nesses locais com toda certeza vai render bons elogios. Além disso, as plantas vão deixar sua decoração ainda mais descontraída e alegre.

Misture plantas de diferentes formas e tamanhos

Se você quer destacar algum canto do seu apartamento e quer que literalmente todos olhem para lá, basta criar uma combinação usando plantas totalmente diferentes. Isso vai fazer com que o local seja de grande destaque, atraindo todos os olhares.

Para fazer isso é bem simples, basta escolher plantas altas, baixas e largas e colocar naquele canto que você quer dar maior destaque. Para dar ainda mais destaque, uma dica é usar vasos diferentes que combinem entre si, o ambiente vai ficar muito mais alegre.

Use as paredes

Principalmente em apartamentos onde o espaço é bem reduzido, agrupar as plantas na parede pode ser a solução que você estava procurando. Aquela parede sem graça que você não sabe o que colocar pode virar um lindo mural cheio das suas plantas favoritas.

A ideia aqui é colocar vasinhos iguais e colocar todas as plantas que você mais gosta, de forma que o destaque seja dado para as formas e cores de cada uma delas. 

Assim você garante que o seu mural seja homogêneo e dê um toque mais leve para a decoração.

Agora você já sabe todas as melhores formas de agrupar plantas, então é só começar a agrupar as suas do jeito que você mais gostou e aproveitar sua nova decoração.

Leia também:
Tendências da decoração em 2021: Elementos Naturais

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.