Dicas de decoração

Qual a melhor maneira de decorar o lavabo?

Alguns pequenos espaços da casa ou do apartamento merecem atenção especial. Um deles é o lavabo. Apesar de ser quase um local acessório, mais ligado à comodidade dos convidados do que ao uso cotidiano, sua utilidade não é pouca. Sendo assim, por que não decorá-lo com o maior capricho?

Pense nas vezes em que visitou um casal querido e, lá pela quarta ou quinta cerveja, solicitou usar o banheiro, foi encaminhado ao lavabo e se admirou do esmero e requinte com que o aposento se apresentava.

Uma zapeada pelos sites e lojas de decoração também nos deixa louquinhos para experimentar ideias e propor mudanças bacanas. É inevitável: ao conhecer o que há de novo no mercado, nossa sensação é a de que o velho toalete ficou, de uma hora para outra, desbotado e sem graça.

Pois é justamente este o objetivo deste post: propor sugestões de decoração do lavabo para deixá-lo agradável e funcional, além de perfeitamente integrado ao estilo do apê. Se você está pensando em dar uma levantada no simpático ambiente, então, está no lugar certo. Não saia daí que já vamos começar.

Pequeno, mas não exíguo

Sim, é importante destacar que lavabos são, via de regra, espaços pequenos. Como se trata de um aposento para uma finalidade bem específica, mas não essencial dentro da dinâmica da família, não faz sentido que ocupe mais espaço que o necessário.

Mesmo assim, é preciso que se caiba dentro dele. Nada mais desagradável do que tentar usar um toalete onde mal se consegue ficar de pé, necessitando realizar uma complicada ginástica para poder se aliviar. Assim, um mínimo de 60 centímetros de área de manobra deve haver.

Além disso, convém não atulhá-lo de utensílios. Basicamente, necessitamos de uma bancada com pia e torneira e um vaso sanitário. Quase tudo o mais é item decorativo, mesmo o que é de uso (toalha, cesto de lixo etc.) — e é aqui que a criatividade deve prevalecer para promover o bom aproveitamento do espaço, ao mesmo tempo em que decora o ambiente com estilo e bom gosto.

Falando em estilo, é interessante que a decoração do lavabo esteja alinhada com o perfil decorativo da casa, o que significa dizer que deve corresponder ao gosto de seus ocupantes — se mais “clean”, modernoso, rústico ou o que for.

Atenção aos detalhes

Como falamos de um espaço de pouca mobília, o que faz a diferença são os detalhes. Claro que tem o seu valor uma bancada bem-construída e uma pia descolada, mas essas coisas são determinadas no início do projeto e só mudarão se nos aventurarmos em uma reforma — o que, convenhamos, não é coisa que se faça levianamente (mas, se você estiver nessa “vibe”, talvez se interesse em renovar o lavabo com o estilo rosé gold).

Portanto, a melhor maneira de elevar o status do lavabo sem apelar para medidas drásticas é realizando pequenas intervenções. E, antes que se pergunte por que dispensar tantos cuidados a uma área da casa não muito exigida, lembre-se que ela está aí para servir a seus hóspedes, o que certamente dirá muito a respeito do anfitrião.

Sendo assim, vejamos algumas possibilidades:

Decore as paredes

Diante de evidentes limites, as paredes do lavabo surgem como terreno neutro. Afinal, não ocupa espaço algum pendurar quadros. Apenas escolha modelos que possam dialogar com o feitio geral do aposento. Nada de telas enormes: duas ou três peças “casadas” fica interessante e menos cansativo. Escolha quadros alegres e modernos e você já começa a deixar as coisas mais agradáveis.

Outra boa opção é revesti-las com papel de parede. A solução está em alta e, portanto, acessível nas mais diferentes configurações e estampas. Para quem tem inclinações ao requinte, é uma ótima pedida: padronagens clássicas e modernas, cores suaves e o acréscimo bem-vindo do afago ao tato tornam o papel de parede aconchegante e convidativo.

Mas até um lavabo com visual moderninho ou rústico pode entrar na brincadeira. Parente próximo do papel de parede tradicional, o revestimento vinílico oferece estampas bem variadas, que se encaixam à perfeição no estilo do seu lavatório.

Use espelhos grandes

Novamente, a questão espacial é a principal razão de ser dessa solução. Quando se trata de fazer um aposento parecer maior do que é, o espelho não tem concorrência. Sem contar que não exige grande engenharia e dá um bom efeito estético. Experimente, por exemplo, instalar um espelho que ocupe toda a extensão da bancada: além da sensação de amplitude, sua dependência ganhará mais estilo e beleza.

Alegre o ambiente com plantas

É possível que você não tenha pensado nisso, mas um vaso de flores dá uma bela renovada no lavabo. Plantas têm essa capacidade de alegrar ambientes com o seu frescor, por isso, escolha alguns exemplares bem bonitos e use-os para compor a decoração do lavabo (como nem toda planta viceja em ambientes fechados, neste post você encontra dez espécies que adoram um apê!).

Escolha boas toalhas

Por óbvio, devemos dizer que toalhas são um item indispensável em lavabos. Sendo assim, por que não dar-lhe função dupla? Além de artigo de toalete, elas podem ajudar na decoração se tiverem apelo estético. Ou seja, nada de reaproveitar aquela peça velha de guerra! Escolha toalhas macias, com cores em sintonia com a paleta do local e que revelem todo o seu cuidado na composição do ambiente.

Capriche no aroma

Nada melhor do que sentir um cheiro agradável no ar. Isso é especialmente verdadeiro quando pensamos em lugares como o lavabo: é ótimo quando abrimos a porta e somos acolhidos por uma sensação de limpeza e frescor. É como se o aposento dissesse: “Entre, pois a casa é sua”.

Exageros à parte, invista em um sabonete líquido bem cheiroso, um desodorizador sanitário eficiente e um aromatizador com essência suave e agradável (neste post, falamos sobre como usar diferentes aromas na casa. Não deixe de conferir!). Velas aromáticas são uma alternativa indicada, pois, além de perfumar, elas decoram o espaço com eficiência.

Para resumir, com um pouco de capricho e organização, você consegue renovar a decoração do lavabo e deixar o ambiente feito um bibelô. Depois, é só programar uma recepção de amigos e se preparar para colher os elogios!

Essas foram as dicas de hoje, porém, não se vá ainda: que tal saber como usar na decoração aquela escada de jardim que fica atravancando a sua área de serviço? E só clicar aqui e conhecer mais essa tendência do universo décor! Relaxe e desfrute de uma boa leitura.

Link do pinterest