#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Qual seu estilo de decoração?

Para saber qual o seu estilo de decoração primeiro você precisa conhecer quais são os estilos de decoração.

Os estilos de decoração mais conhecidos são:

  • Retrô;
  • Clássico;
  • Moderno.

Você quer conhecer um pouco mais sobre cada um deles e saber qual deles é o seu preferido? É só ler o conteúdo que preparamos para você.

Retrô

O estilo decorativo retrô é aquele estilo onde se utilizam peças que parecem antigas. As peças na decoração retrô são peças que foram fabricadas seguindo os padrões de decoração das décadas de 1950 até a década de 1980.

A decoração retrô é bem colorida e descontraída, com mistura de cores e texturas de forma a deixar os ambientes bem alegres. Na decoração retrô não é necessário seguir uma paleta de cores definida, você pode simplesmente misturar as cores e estampas da forma que mais gostar.

Um exemplo clássico de peça retrô é aquela geladeira colorida, fabricada até os dias de hoje. Peças assim são perfeitas para alegrar os ambientes e deixar tudo bem colorido.

Em uma época marcada pelos exageros, a década de 80 é um dos maiores símbolos do estilo agora conhecido como retrô. Em uma época que tudo era colorido, até mesmo os utensílios de cozinha, a atmosfera dos ambientes fica muito mais agradável e alegre.

Clássico

O estilo clássico é um dos estilos de decoração preferidos por dar toda uma atmosfera romântica e intimista para os cômodos. O estilo clássico remonta do período de Luís XV, que deixou toda uma herança de belos mobiliários que são replicados até os dias de hoje.

O estilo clássico é um estilo com todo um requinte e um luxo em cada mínimo detalhe. Com cadeiras e sofás com estofados floridos e madeiramento entalhado com formas rebuscadas, o estilo clássico é elegante e intimista.

Todas as peças no mobiliário clássico utilizam madeira entalhada com padrões florais ou de folhagens, dando toda uma atmosfera romântica para os ambientes.

A decoração clássica é composta por arranjos florais, quadros emoldurados, cortinas pesadas e espelhos com molduras entalhadas ricamente.

Moderno

O estilo de decoração moderno é o estilo que combina com a agitação do dia a dia. A decoração moderna é composta pela mistura de materiais como vidro, pedra e metal em linhas retas e limpas.

A decoração moderna é reflexo da vida agitada, com poucas peças que servem como mobiliário e decoração ao mesmo tempo.

Na decoração moderna são utilizadas peças de decoração como quadros, tapetes e espelhos. Mas diferente dos outros estilos, os tapetes se tornam peças essenciais não pela beleza, mas sim pela funcionalidade no dia a dia.

O mesmo acontece para os espelhos, que ganham a função de ampliar os espaços e ajudar na iluminação dos ambientes.

Como diz a famosa frase de Mies van der Rohe “menos é mais” a decoração moderna segue exatamente esse princípio. Esse princípio de escolher peças essenciais que sejam bonitas e tenham funcionalidade é exatamente a definição do estilo moderno.

Agora que você já sabe tudo sobre quais são os estilos de decoração, é só escolher o estilo que você mais gosta e decorar a sua casa.

Veja também: Defina o estilo de sua decoração através de moodboards