#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Saiba como deixar o seu apartamento mais prático

Quem acaba de se mudar para um novo apartamento — seja próprio ou alugado — muitas vezes se depara com uma dificuldade: mobiliar o espaço. 

A situação ocorre quando há falta de liquidez (o processo de mudança consumiu as economias, o que obriga o sujeito a adquirir apenas o essencial para morar, deixando a decoração adequada do ambiente para um segundo momento) ou quando as condições do termo de aluguel não aconselham grandes investimentos.

Há ainda um terceiro cenário, em que as necessidades do novo residente se acomodam tranquilamente ao que é essencial, inclusive se ajustando ao conceito de moradia compacta tão em voga ultimamente. Um estilo de vida frugal, poderíamos dizer (“minimalista”, você poderia arrematar).

Independentemente de motivo, a situação pede soluções práticas. Aquelas coisas que colocam a casa logo para funcionar sem que seja necessário sacrificar a organização ou o conforto do lar. Ou seja, não se trata de improviso, mas de otimizar espaço e recursos e se adaptar às circunstâncias com inteligência e economia. 

No final das contas, você pode muito bem concluir que o arranjo ficou excelente e que o que poderia ser uma solução de momento merece ficar por mais tempo. 

Sendo assim, vamos conhecer algumas maneiras de deixar o apartamento mais prático. Dessa forma, você começa a vida em novo endereço com o pé direito e sem necessidade de grandes malabarismos financeiros. Vamos em frente!

  1. Prateleiras pra que te quero!

Quando se trata de botar uma casa para funcionar em tempo recorde, não existe aliado melhor do que as prateleiras. São tantas as aplicações dessas belezinhas que alguém deveria ter conferido um Nobel ao inventor delas….

Além da simplicidade do recurso (basicamente, uma prancha de madeira e um par de suportes), qualquer pessoa com um mínimo de ferramentas e disposição ao trabalho é capaz de colocá-las no lugar. E, com capricho e uma demão de tinta, dá para deixá-las realmente apresentáveis.

Inclusive, com indiscutível charme. Então, na falta de armários para a cozinha ou despensa, pode-se muito bem construir um espaço para estocar os mantimentos e utensílios apenas usando um suporte modular e prateleiras. Isso funciona bem se você possuir, nesses ambientes, uma parede disponível, que possa ser aproveitada em toda a sua extensão.

Ainda falando dessas áreas “de serviço”, as prateleiras mostram valor como apoio à rotina da cozinha: não possui um armário suspenso para acomodar o instrumental do dia a dia? Fixe prateleiras no espaço sobre a pia e aproveite para ter os temperos e condimentos sempre à mão. Para dar um tapa na estética, arranje uns potes de vidro bem bonitos e organize tudo com variedade de formatos e cores. Coloque uns vasinhos de suculentas para arrematar e Voilà!

O recurso, claro, vale para outros espaços. Inclusive esse que falaremos a seguir…

  1. Home sweet home

Está na ordem do dia — e por uma série de razões. Fato é que, não importa o amanhã, é quase certo que o home office continuará dando as cartas no mundo corporativo. E mesmo que haja uma inversão nessa tendência, ninguém perde por ter um espaço em sua própria casa para cuidar das tarefas — sejam do escritório, sejam da administração doméstica.

O problema está em disponibilizar um canto do apartamento para essa função. Bem, problema relativo, já que, seguindo o espírito da praticidade, podemos habilitar o menor espaço e ainda assim termos um home office super de boas. 

Afinal, tudo o que precisamos é de uma superfície onde caiba o notebook — o que não é muita coisa. Um canto de parede, um recesso entre o roupeiro e a cama, aquele espacinho meio morto ao lado do sofá — ou seja, qualquer lugar de sobra resolve. 

O ideal é que esse nicho de escritório fique um pouco apartado do movimento da casa e tenha acesso à iluminação natural (a proximidade da janela, portanto, ajuda). Mesmo assim, onde for possível instalar já está valendo.

Novamente, uma prateleira pode fazer as vezes de escrivaninha, enquanto que outras mais servirão para compor a decoração do espaço. É bacana decorar seu home office com porta-retratos, um vaso de flores e outros objetos inspiradores. Também arranje uma luminária descolada, caso a oferta de luz natural não seja das melhores (ou para fazer serão noturno, se for o caso).

Ah!, não se esqueça de escolher uma boa cadeira para home office!

  1. Sala de estar mignon

Apartamentos compactos têm na otimização dos espaços uma de suas principais diretrizes. Cozinhas americanas (conjugados de cozinha e sala) costumam ser a regra — o que está longe de ser uma má notícia, especialmente se o ocupante do imóvel puder se dar ao luxo de dispensar certas formalidades.

Um casal sem filhos, de rotina corrida, ou alguém solteiro realmente não necessita de uma mesa de seis lugares. Um móvel menor, com parte dele encostada na parede (ou na forma de canto alemão), apenas duas ou três cadeiras disponíveis, e temos o suficiente. Pode-se adquirir um ou dois bancos, facilmente abrigáveis debaixo da mesa, para uma eventualidade.

Outra opção, um pouco mais radical, é instalar uma mesa retrátil, dessas com dobradiças, que se pode fechar contra a parede quando não estiver em uso. Ou que sirva de aparador. Considere ainda, caso possua uma bancada dividindo os dois ambientes, cozinha e sala, adquirir banquetas e realizar as refeições ali mesmo.

Ainda falando na sala, temos a possibilidade de trocar o sofá por um par de poltronas, que possibilitam maior aproveitamento do espaço, e utilizar um baú ou pufe como mesa de centro. 

Para compor o décor, acione mais uma vez as onipresentes prateleiras, ou instale nichos, para abrigar os objetos que darão vida ao local, como quadros, fotos e porta-retratos. Aliás, a prateleira para quadros é uma alternativa moderna e totalmente na moda para criar um bom design. 

  1. Quarto dois em um

Se até o quarto tiver os metros contados, inclusive pelo fato de ceder espaço para a sala, a situação pede engenhosidade. Um exemplo clássico é o loft, que leva a junção de ambientes a extremos, mas tem lá o seu charme. Afinal, essa coisa de ambientes multiuso vai muito bem nesse contexto de apartamentos pequenos.

Por isso, tire proveito do arranjo sem perder a privacidade. Uma solução bastante prática é a adoção de um biombo para separar o espaço de dormir da área comum. Vale, por outra, instalar uma cortina para delimitar as áreas, pois basta abri-la para dar mais amplitude ao cômodo.

Outras alternativas envolvem o uso de uma estante, que pode ser decorada de modo a não obstruir de todo a visibilidade, de um guarda-roupa, para uma divisória mais sólida, ou ainda instalar cobogós (saiba aqui do que se trata). 

Isso posto, temos diversas possibilidades quando o assunto é deixar o apartamento mais prático. A maioria requer custo baixo — o principal ativo a se empregar é a criatividade. Como em tantas outras situações abordadas neste blog, a pesquisa na internet se mostra infalível quando faltam ideias ou não se sabe por onde começar. De resto, considere o minimalismo seu principal aliado: “menos é mais” é um conselheiro sábio e amigo das soluções mais descoladas. 

Aproveitando que a questão aqui passa pela otimização do espaço, que tal colocar ordem na casa e dar uma organizada na sala de estar? Talvez isso seja tudo o que você precisa para deixar o ambiente ainda mais prático, não é mesmo? Então, “bora” conferir o artigo. Clique aqui e aproveite!