Dicas de decoração

Saiba como escolher almofadas para o seu apê

escolhendo almofadas

No post de hoje vamos falar sobre um item de decoração que nunca sai de moda. Muda, é claro, mas está sempre presente em nossos lares: as almofadas. Raramente vemos um sofá desacompanhado delas. E a razão é que as almofadas são aconchegantes e refletem um pouco da personalidade dos ocupantes da casa.

Além disso, existe a questão econômica: é muito mais barato trocar de almofadas e, assim, renovar o aspecto geral da sala do que comprar um sofá novo. Ou seja, essas velhas companheiras são curingas da decoração.

Hoje em dia, a aposta recai principalmente sobre os modelos mais coloridos e divertidos. Estampas de bichinhos, com elaboradas mandalas ou frases espirituosas existem aos montes nas lojas de decoração — bem como configurações mais conservadoras, o que dá uma margem excelente de composição de ambientes.

Antes sair às compras, porém, saiba que algumas almofadas cairão muito bem em sua sala; outras, nem tanto. A obviedade se justifica pelo fato de que não é incomum a gente se amarrar em algum item decorativo, adquiri-lo e, ao chegar ao apê, perceber que ele não combina com absolutamente nada.

Sendo assim, saiba agora como escolher com acerto as almofadas para a casa. Acompanhe:

Dê atenção às cores

A primeira preocupação de quem quer escolher bem as almofadas para a casa é observar as cores. E não somente a do sofá, mas a das paredes e dos demais elementos constitutivos do ambiente.

Embora se possa adquirir as almofadas sem se preocupar muito com esse quesito — e acabar acertando na mosca, ainda que sem querer —, a eleição desses artigos segundo critérios de harmonia e cromatismo obtém resultados muito melhores.

Por exemplo, se a sua decoração tiver como base cores mais neutras, o uso de almofadas de um colorido intenso desencadeará um contraste agradável. Por outro lado, se predominarem os tons quentes, deve-se inverter a lógica, de modo a não “carnavalizar” o ambiente.

O famoso “ton sur ton” também é um recurso válido quando há predomínio de determinada cor no aposento. Sua aplicação consiste em utilizar tons mais claros ou mais escuros de uma mesma cor. Diferentes tons de azul, por exemplo. Essa técnica funciona muito bem em ambientes sóbrios, com pouca variação cromática.

“Pescar” algum tom solto no aposento e replicá-lo em uma das almofadas é outro recurso interessante, especialmente quando temos um sofá de cor neutra. Escolher cores segundo critérios de complementaridade ou analogia (conforme estabelecidos pelo círculo cromático) é a alternativa quando temos muitas cores em cena e ficamos na dúvida sobre quais combinam com quais.

Brinque com as estampas

Embora as almofadas lisas (de cor chapada) tenham indiscutível valor estético, é na escolha das estampas e padronagens que reside toda a diversão. Praticamente tudo o que se pode imaginar em termos de arte gráfica já foi impresso nessas belezinhas, o que nos dá um leque gigantesco de possibilidades.

Podemos, por exemplo, brincar com padrões geométricos, interpondo almofadas sem estampa para criar tensão visual. Trata-se de um arranjo que funciona muito bem com combinações monocromáticas e dá um toque especial a decorações neutras e minimalistas.

Por outro lado, é possível harmonizar as peças apelando à simetria dos desenhos ou das cores. Ou seja, usar estampas abstratas ou decorativas de feitio diverso em almofadas de cores iguais ou layouts gráficos idênticos em almofadas de cores diferentes.

Também temos o recurso de adquirir estampas “casadas” (com desenhos que fazem parte de um mesmo conjunto). Isso é muito comum com produtos que dão destaque a imagens divertidas, com temas que vão de cartuns a ícones do cinema, de símbolos da cultura pop a bichinhos fofos. Ou seja, opção é o que não falta.

Combine as texturas

Além da cor e das estampas, as almofadas possuem diferentes texturas, valor representado pelo tipo de material com que são feitas. Essa característica, além do efeito tátil evidente, possibilita nova gama de combinações.

Como exemplo, peguemos um sofá de superfície lisa. Uma almofada de tecido rugoso cria um contraste evidente. Além disso, determinados tecidos ajudam a compor a atmosfera do ambiente. Imagine que estejamos em pleno inverno: nesse caso, almofadas de lã seriam uma opção certeira para reforçar a sensação de calor e aconchego.

Tecidos modernos, sintéticos, bem como as almofadas artesanais, cheias de bordados, com franjas e relevos, podem se combinar em uma mesma configuração. Porém, devemos avaliar com cuidado a harmonização dessas peças. É importante que, além do valor estético, tenhamos um efeito agradável tanto no que diz respeito ao aspecto visual quanto de contato com a pele.

Aposte na assimetria

Almofadas não são todas iguais somente na textura, mas no formato. Temos as quadradas, retangulares, redondas e outras com desenho bem específico. Algumas são enormes, outras pequeninas. Essa condição oferece boas possibilidades decorativas a partir da combinação de modelos diferentes.

Uma maneira eficiente de aproveitar essa característica é sobrepondo algumas almofadas, usando o tamanho como critério hierárquico (começamos com as maiores atrás e seguimos em “escadinha”).

Brincar com a assimetria ou posicionar uma peça grande de um lado e algumas menores de outro para equilibrar visualmente a composição é outra maneira de explorar a diversidade de formas.

Tire as almofadas do sofá

Até aqui falamos somente da relação sofá (ou poltrona) mais almofadas. Entretanto, não entenda isso como uma regra. Na verdade, podemos espalhar esses artigos de decoração em outros aposentos. Por exemplo, eles ficam ótimos no quarto das crianças (especialmente as almofadas com estampas fofas ou divertidas).

Também é interessante arranjar um canto da sala e enchê-lo de almofadões para que se possa curtir um bom livro, assistir tevê ou apenas relaxar sobre eles com total comodidade. Nesse caso, é possível inclusive dispensar o sofá. Trata-se de um arranjo decorativo ousado e, em muitos casos, bastante funcional. Só tenha o cuidado de adquirir peças confortáveis e feitas com material antialérgico. Privilegie também aquelas com capas laváveis para facilitar a limpeza.

Falando nisso, não se esqueça de manter suas queridas almofadas bem higienizadas, de maneira que o excesso de poeira não se torne um problema. Evite consumir alimentos no sofá e retire as almofadas para lavagem de tempos em tempos, aplicando uma mistura de detergente neutro e água fria para deixá-las novas em folha.

Agora que você já sabe como escolher as almofadas para a casa, é com você: encontre uma loja de decoração ou de artigos para presentear bem bacana e dê novo visual à sua sala (quarto ou varanda). Com pouco esforço (e pouca grana) seu apê ficará com o astral renovado rapidinho.

E já que estamos falando de itens de decoração, por que não aproveitar a visita à loja e adquirir alguns objetos extras? Falamos dos porta-retratos. Neste post você encontra dicas bastante úteis sobre como aproveitar o potencial estético (e afetivo) desses artigos. Não deixe de conferir.

Inspire-se mais navegando por nossa página no  Pinterest.