Dicas de decoração

Saiba como usar espelhos na decoração do seu apê

Não é apenas para mostrar a sua cara amassada toda manhã que o espelho serve. Ou para ajudar a ajustar o seu figurino, conferir o visual antes de sair para a balada ou o trabalho.

Nada disso. Afora qualquer outro uso, o espelho se tornou uma peça coringa em projetos de decoração. Isso porque ele assume diferentes funções no contexto do ambiente em que estiver inserido. Como, por exemplo, fazendo com que a sala ou qualquer outro cômodo pareça maior, aumentando a sensação de espaço.

Pode também oferecer maior profundidade a um local que pareça claustrofóbico. Pode renovar um móvel já um pouco caído e em vias de virar sucata. Pode, principalmente, deixar o seu apartamento muito mais descolado ou chique, a depender do seu estilo.

Como se vê, trata-se de um item mais versátil do que a nossa aparente falta de imaginação supunha. Para corrigir esse equívoco é que hoje falaremos de espelhos na decoração. Confira, portanto, algumas maneiras de usá-lo em seu apê.

Um truque de perspectiva

Quem já esteve em uma daquelas salas de espelhos dos parques de diversões sabe que superfícies refletivas causam um embaralhamento na percepção de espaço.

O truque — embora seja, no caso citado, um pouco mais elaborado — pode servir muito bem aos seus interesses, especialmente se quiser fazer com que algum ambiente do apartamento pareça maior.

Para obter esse efeito sem realizar grandes mudanças na configuração do imóvel basta revestir a parede com um espelho. O recurso é perfeito para quem vive em apartamento compacto e também confere um certo estilo à decoração.

O ideal é que a parede inteira seja coberta pelo espelho. Entretanto, também é possível conseguir um bom efeito apenas inserindo um espelho em toda a largura da dita superfície. Evite, por outro lado, espelhar mais de uma parede. A ideia é duplicar o cômodo, não criar uma confusão visual em quem entra no aposento.

Um truque de profundidade

A parede espelhada também é bacana para criar uma sensação de profundidade. No caso, o objetivo é “afastar” um pouco as paredes quando há escassa área de manobra. O corredor é um espaço que pode se beneficiar desse recurso.

Quem tem tendência a se sentir sufocado em espaços fechados ficará particularmente satisfeito com o resultado. O princípio é o mesmo do uso de espelhos no interior dos elevadores (com a diferença que ali a profundidade é projetada ao infinito).

Se você tem um hall de entrada em seu apartamento, experimente embutir um espelho no local. Além do sentido de perspectiva, esse espaço em geral “meio morto” da casa fica mais bonito e funcional (serve para você dar uma última checada no visual antes de sair para o batente).

O espelho como peça decorativa

Até aqui, falamos no uso de espelhos como um recurso mais de caráter utilitário que estético. É hora, portanto, de tratar daquilo a que nos propusemos de início. Ou seja, do emprego de espelhos na decoração do apê.

Nesse quesito, o vidro refletivo ganha diversas roupagens, vai das paredes aos móveis e concorre para compor ambientes sofisticados e modernos. E isso graças à criatividade dos decoradores de plantão ou simplesmente ao engenho de quem não dispensa um bom “faça você mesmo”.

De tudo isso, a gente só pode depreender o seguinte: os espelhos estão em alta. Sendo assim, vamos a mais alguns usos.

Na parede, como mosaico

Que tal compor um mosaico com espelhos de tamanhos variados? A ideia aqui é criar uma decoração descolada e cheia de personalidade com base nesse velho curinga.

Para que o truque funcione plenamente, escolha peças que tenham relação visual. Ou seja, que sejam de formatos similares, apenas alternando tamanhos para reforçar o caráter aleatório e assimétrico da composição.

Esse tipo de arranjo pode ser aplicado de forma extensiva, ampliado para ocupar boa parte da parede, ou simplesmente para dar vida a um cantinho qualquer, usando para isso poucas peças. Vai da disponibilidade e do gosto.

Nos móveis, como novidade

Esse tipo de aplicação, bastante comum em cozinhas, passou às cômodas e criados-mudos e agora também se vê na mobília da sala, revestindo mesas e aparadores, entre outros artigos.

Trata-se de um uso que alia bom gosto e funcionalidade. Isso porque a peça ganha em estilo e, de quebra, auxilia na sensação de amplitude ao refletir parte do ambiente.

Inclusive, é possível encontrar peças revestidas com vidro quebrado. Essa é uma tendência que tem uma ligeira pegada retrô e pode ser utilizada como um meio de renovar móveis através de um pouco de trabalho manual.

O único senão é: procure não exagerar na decoração restante do ambiente, pois o móvel espelhado potencializará a confusão que resultará de muita informação visual.

Emoldurado, como é tradicional

Usar espelhos em molduras é algo tradicional — o que não quer dizer que não seja desejável. Pelo contrário, você conseguirá compor uma decoração bastante interessante pendurando espelhos à guisa de quadros.

Além de facilitar a inserção do espelho no contexto da decoração, a moldura por si só oferece um destaque ao objeto. E mais: seu formato pode sugerir leituras variadas, bem como usos específicos.

É o caso das molduras quadradas ou retangulares. Ideais para uso em áreas comuns do imóvel, sugerem um clima de aconchego e tranquilidade. Já o quarto pede espelhos alongados. Os modelos de chão são preferíveis, pois auxiliam no aproveitamento da luz natural e na prova de vestuário.

Já as peças menores, de formato arredondado, caem bem como peça eminentemente decorativa, apenas para dar um toque de classe a alguma parte do cômodo.

Vale mencionar ainda que podemos utilizar espelhos sem moldura, emoldurados por espelhos sobrepostos ou apenas com um ressalto para romper a uniformidade do objeto.

Ou seja, existem muitas maneiras de aproveitar os espelhos na decoração. Tudo é questão de avaliar a sua necessidade ou de acrescentar algumas peças aqui e ali com o objetivo de deixar o apartamento mais bonito, segundo o seu estilo. Como dica final, vale a pena navegar pela internet e pesquisar em perfis de decoração para descobrir ideias novas e que se encaixem na sua realidade.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Se você é assíduo do blog, já sabe que estamos sempre compartilhando informação útil para quem se amarra em decoração. Um exemplo é este post sobre porta retratos. Se você é fã desses versáteis objetos, vai descobrir que dá para fazer muita coisa bacana com eles. Então, não deixe de conferir!

Link do Pinterest