Dicas Práticas

Sustentabilidade: pequenas atitudes podem mudar o mundo

sustentabilidade

As práticas de sustentabilidade contribuem para um mundo melhor e podem ser aplicadas no dia a dia em sua casa. Essas atitudes sustentáveis são muito valorizadas e repercutidas no meio empresarial, mas a verdade é que as pequenas ações desenvolvidas por uma família também podem fazer a diferença para o planeta.

Sustentabilidade significa suprir as suas necessidades sem comprometer o futuro das próximas gerações. Se cada um fizer a sua parte, é possível manter uma boa qualidade de vida sem causar danos para o meio ambiente e nem consumir recursos de forma desnecessária.

Incorporar práticas de sustentabilidade nos hábitos da sua família não é muito difícil, basta que você crie consciência sobre o assunto. Por isso, neste artigo, preparamos algumas dicas para ser mais sustentável em casa. Confira!

Práticas de sustentabilidade para aplicar em casa

Aplicar a sustentabilidade não é uma tarefa complicada. Você não precisa modificar drasticamente os seus hábitos, mas, sim, incorporar algumas práticas que são mais benéficas para o meio ambiente e para a sociedade. Veremos, a seguir, algumas ótimas ideias.

#1 Reutilize móveis e utensílios

Uma ótima forma de aplicar a sustentabilidade e ainda garantir uma boa economia financeira é reutilizar móveis e utensílios. Em vez de se livrar daquele móvel antigo, você pode reformá-lo e transformá-lo em uma prateleira para colocar vasos de plantas, por exemplo.

#2 Cuide com o consumo de água

O consumo de água pode ser reduzido quando você cria a consciência de que pode diminuir a sua utilização – seja fechando a torneira ao escovar os dentes, ficando menos tempo no banho, regando as plantas com água da chuva ou evitando lavar o carro com o uso da mangueira.

#3 Separe o lixo

A separação do lixo para a reciclagem é uma prática muito simples, e que pode fazer uma grande diferença para um mundo mais sustentável. Basta separar os dejetos orgânicos dos secos para facilitar o reaproveitamento dos materiais.

#4 Valorize a iluminação natural

A redução do consumo de energia elétrica é outra boa forma de aplicar a sustentabilidade no seu lar. Como as principais fontes de energia elétrica afetam negativamente o meio ambiente, toda redução no consumo é importante.

Uma maneira de colocar isso em prática é valorizando a iluminação natural e diminuindo o consumo de energia elétrica com essa finalidade. Ao permitir a entrada da luz do sol na sua casa, o uso de lâmpadas se torna menos necessária durante o dia.

#5 Diminua o uso de descartáveis

O uso de copos e de outros produtos descartáveis tem um efeito muito negativo no meio ambiente. Todo o lixo produzido diariamente pela população produz um impacto negativo, tanto no quesito desequilíbrio quanto poluição, portanto a diminuição do uso de descartáveis é outra prática sustentável que pode ser aplicada no seu dia a dia.

Opte por ter uma caneca de porcelana no seu trabalho, por exemplo, ao invés de usar um copo de plástico toda vez que tomar água ou café – pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças!

#6 Ande menos de carro

Os carros e motocicletas são altamente poluentes para o meio ambiente. Por isso, sempre que for possível, procure adotar métodos sustentáveis de locomoção, como andar a pé, de bicicleta ou, então, combinar caronas com pessoas que vão para o mesmo local que você, seja no trabalho ou nos momentos de lazer.

Quais dessas práticas de sustentabilidade você já aplica na sua casa? Gostou das dicas apresentadas no artigo?

Deixe o seu comentário e até a próxima.

 

Leia também:

Menos é mais: Dicas de organização para evitar acúmulos