Dicas de decoração

Tendência: decoração cobre ou rosé gold

decoração rose gold

O desejo de mudar a decoração de nosso apartamento sempre esbarra em uma dúvida cruel: quais cores usar. Afinal, tudo o mais acaba influenciado por isso — a relação entre os cômodos, os móveis e peças decorativas. O que está em questão é: como harmonizar os tons das paredes com o mobiliário e os demais itens? Uma escolha errada, sabemos, e teremos longos meses de arrependimento pela frente.

A maneira mais segura de contornar essa dificuldade é apostar em tendências. Por exemplo, uma que está fazendo o maior sucesso é a decoração rosé gold (também pode chamá-la de cobre). Razões para isso não faltam: é uma combinação de tons moderna, prática e elegante. E o mais importante: não é o tipo de coisa que sai de moda ao final da estação.

Essa afirmação está amparada no fato de que o rosé gold não é exatamente uma novidade. Deu as caras na Europa faz uns quatro anos e chegou por aqui especialmente em razão de sua exposição no Pinterest. Caiu no gosto brasileiro de tal sorte que, para os especialistas, deve se manter atual por muito mais tempo.

Mas a principal razão para aderir a esse estilo é a funcional: ele se encaixa bem em qualquer perfil decorativo, dialoga com uma paleta variada, admite outras configurações modernas e possui um apelo estético muito bom.

Além disso, não exige uma renovação absoluta: pode-se assumir o rosé gold de maneira pontual. Sem falar que, como está em alta, há uma boa variedade de itens relacionados a ele no mercado.

Veremos, a seguir, algumas maneiras de explorar essa tendência. Acompanhe:

O que é a decoração rosé gold?

Antes de mais nada, é importante saber de que cor estamos falando. No caso, podemos descrever o rosé gold como sendo um tom de rosa com fundo acobreado, o que dá um caráter envelhecido e metalizado aos objetos nos quais incide. Para muita gente, trata-se simplesmente de um cobre.

Seu surgimento no mundo da decoração se deu por volta de 2015, com a redescoberta dos acessórios metalizados. No ano seguinte, já era tendência mundial, condição que mantém desde então.

Contemporâneo e muito charmoso, esse estilo pode ser aplicado em qualquer cômodo da casa. Inclusive para revestir todo o espaço, embora não seja a maneira mais indicada de utilizá-lo. Sua força está na aplicação de detalhes, seja em uma única parede, em móveis ou tão somente em objetos decorativos e de câmbio ligeiro, como almofadas e roupas de cama.

Quais estilos combinam com o rosé gold?

É difícil qualificar um estilo decorativo que não se beneficie do rosé gold. Alguns, entretanto, ganham destaque em razão de sua relação com o cobre. É o caso, por exemplo, da decoração escandinava. Esse perfil decorativo se baseia em uma paleta de cores neutras e no minimalismo das formas, duas características que o rosé gold favorece.

Quando falamos em cores neutras, nesse contexto estamos nos referindo ao branco, cinza e preto. Entretanto, outras tonalidades podem ser usadas, especialmente as que compõem a paleta de rosa. Só tome o cuidado de reservar o duo com cores mais escuras, como o preto, para os aposentos maiores. Em espaços menores, privilegie a combinação de tons claros, como forma de estimular a sensação de amplitude.

Vale destacar ainda que tons de madeira também casam muito bem com o cobre. Até mesmo o prata e o dourado, embora não pareça, têm tudo a ver com o rosa acobreado. Afinal, estão todos na mesma escala cromática.

Cobre nas paredes ou nos objetos?

De fato, a decoração rosé gold é mais eficiente quando reservada aos detalhes. Objetos de decoração como vasos, pendentes, lustres e almofadas são garantias de acerto, especialmente quando harmonizados com os já citados fundos neutros.

Claro que devemos evitar exageros, para não diluir o conceito minimalista que tão bem se encaixa com o rosé gold. Ou seja, quanto mais clean o ambiente, mais eficiente será a inserção de objetos em cobre.

Isso não significa, entretanto, que não possamos aplicar a cor na mobília. Se usada de modo tópico, não há problema. Só inverta a chave: componha com almofadas e outros objetos decorativos de tons diversos.

O bacana de apostar em uma tendência é que encontramos muita coisa na cor desejada em oferta. Mesmo assim, caso você decida não gastar com móveis novos, pode partir para o bom e velho “faça você mesmo”. Banquetas e outras peças podem muito bem ganhar uma demão de tinta spray e entrar alegremente no perfil rosé gold. Não é nada que exija grande habilidade, somente capricho, e pode ser bem divertido.

Como usar o rosé gold?

Agora que nos familiarizamos com o conceito da decoração rosé gold, vamos arrematar este post apresentando algumas sugestões de uso para os diferentes cômodos da casa.

Por exemplo, no banheiro, a dica é aplicá-la em objetos como saboneteiras, suportes para box, cesto de lixo ou mesmo azulejos personalizados. Se quiser promover uma mudança mais permanente, dá para acrescentar ao projeto uma cuba ou torneira nesse tom.

Na cozinha, seu uso pode ir dos pratos, talheres, panelas, jogos americanos a pendentes e banquetas. Na sala de jantar, além dos utensílios domésticos e das luminárias, pode-se explorar a combinação de madeira e rosé gold na mesa ou nas cadeiras.

O quarto também abre a possibilidade de inserir objetos em rosa acobreado na decoração. Alguns exemplos são os porta-retratos, molduras de espelhos e abajures. Adesivos de parede são igualmente indicados.

Na sala, além das já citadas almofadas, podemos dar um tom de cobre na decoração utilizando vasos, enfeites de mesas de centro, lustres e pendentes.

Resumindo, o que não falta no mercado são opções para compor uma decoração contemporânea com base no cobre. Caso o seu projeto de decoração envolva a aquisição de móveis planejados, abre-se espaço para o uso em portas, gavetas ou puxadores. Tudo, claro, deve ser pensado para harmonizar com o ambiente e criar uma atmosfera agradável.

Por fim, não deixe de pesquisar na web para conhecer projetos de decoração rosé gold inspiradores. O próprio Pinterest é um bom caminho. Isso vai ajudá-lo a usar essa tendência com personalidade e bom gosto.

Esperamos que você tenha curtido as dicas de hoje. Se, por acaso, estiver disposto a ir mais fundo no mundo das cores antes tomar sua decisão, não deixe de ler este artigo sobre outro tom da moda: o living coral. Descubra por que o coral vivo foi eleito a cor do ano da Pantone. Boa leitura.

Inspire-se acessando: Pinterest