Dicas de decoração

Tendência em decoração: cantinho do bar

cantinho do bar

Seja para surpreender as suas visitas com um tratamento VIP, seja para desfrutar de um drinque relaxante e passar a régua em mais uma semana de cão, não tenha dúvida: você merece dispor de um cantinho do bar só seu.

Mas o que significa isso? Grosso modo, é um espaço em seu apartamento onde é possível armazenar — de uma forma bem estilosa — o seu arsenal de destilados (eventualmente, as geladas também) e apetrechos relacionados.

Ou seja, em vez de depositar as garrafas em fundos de armário ou no final da última prateleira, você exibe suas bebidas prediletas (vinhos, uísques e afins) em um local especialmente desenhado para elas.

Além da funcionalidade, o arranjo tem um apelo decorativo incrível. E o melhor: não é preciso dispor de um espaço enorme para se criar um eficiente home bar. Aquele cantinho meio morto da sala de estar, um espaço da varanda ou qualquer outro lugar do tipo pode ser usado sem maiores dificuldades.

O requisito principal, além de uns itens estratégicos, é a criatividade. E, claro, algumas bebidas para exibir. Portanto, não torre todo o seu estoque antes de saber como criar um cantinho para o bar na sala de casa. Vamos lá?

Espaço não é problema

Mesmo que você tenha ficado ávido para instalar uma novidade dessas em seu apê, pode ter chegado, no momento seguinte, a uma triste conclusão: “Vivo num cubículo, mano! Onde raios vou meter um cantinho do bar aqui?!”.

Fique tranquilo, pois não há realmente motivos para pânico. Uma das tendências que têm sido tábua de salvação para muita gente é a do uso de móveis compactos. Seguindo esse conceito, existem soluções de bares para serem fixados na parede que realmente ocupam muito pouca metragem. De quebra, valorizam o ambiente.

Além disso, qualquer espaço, ainda que mínimo, permite que você tenha o seu home bar. Basta um pouco de improviso e a escolha dos itens certos.

Estude o ambiente

Qual espaço oferece o melhor abrigo ao home bar? E como é o perfil decorativo do local? Vale seguir o padrão ou criar uma ruptura com o intuito de valorizar ainda mais o barzinho? Criaremos um ambiente sóbrio, clean, ou com feitio retrô, modernoso?

Ou seja, comece mapeando a sala para avaliar como esse acréscimo pode se encaixar no contexto de sua decoração. Depois, parta para a exploração de possibilidades. Um aparador resolve? Vale investir em um frigobar? Por que não uma geladeira cervejeira?

Opa, aí a coisa já começa a ficar profissional…. De qualquer maneira, vale planejar a mudança de layout, ainda que não seja muito profunda. Quanto mais harmonioso o home bar, mais aconchegante e aproveitável ele ficará.

Itens essenciais

Agora que você sabe que, em se tratando de cantinho do bar, tamanho não é documento, é hora de explorar as possibilidades de instalação dessa comodidade.

Via de regra, não é preciso encomendar de um projetista a solução — muito embora a gente deva admitir que essa alternativa eleva bastante o nível de satisfação com o resultado.

Uma mesinha de canto, um simples aparador, um nicho, uma cristaleira, algumas prateleiras, todos esses móveis permitem a montagem de um eficiente home bar.

Quer um exemplo de barzinho em casa bem despojado? Junte em uma bandeja sobre o aparador algumas garrafas de bebida e uns copos. Mais do que isso não é necessário.

Claro que, quanto mais elaborado o projeto, melhor fica a experiência. Que tal adquirir um minibar com perfil vintage e espaço até para adega refrigerada ou frigobar? Vamos admitir que, ao lado da criatividade, algum dinheiro para investir ajuda na empreitada, não é?

Canto do bar na parede: solução sob medida

Realmente, o barzinho caseiro não se faz de rogado: tal como Harry Potter, se vira muito bem debaixo do vão da escada. Também se acomoda no cantinho da sala sem reclamar. Porém, o suprassumo da funcionalidade está em arrumar-lhe um lugar na parede.

Essa talvez possa ser chamada de “tendência da tendência”: novamente, o aproveitamento do espaço é o responsável pelo sucesso (ainda que a ideia possa ser conjugada em projetos mais robustos com excelentes resultados).

Nesse caso, é possível optar por algumas alternativas:

  • Prateleiras: são os acessórios decorativos mais versáteis que existe. Entre as tantas coisas que é possível fazer com elas estão os cantinhos do bar. Você pode ainda conjugar as prateleiras com um aparador, um carrinho de bebidas ou mesmo um móvel específico para a função e turbinar seu home bar. Capriche na decoração, acrescentando alguns quadrinhos temáticos para deixar o espaço ainda mais no clima de um momento relax.
  • Nicho retangular: evolução da prateleira, o nicho retangular oferece o suporte ideal para um cantinho do bar simples e descolado. Modelos dotados de espelho no fundo conferem um ar de bistrô ao seu cantinho do drinque.
  • Nicho embutido: está aí uma alternativa interessante se você está com planos de alterar o layout do seu apê. A ideia seria criar um recesso na parede e instalar ali algumas prateleiras para acomodar as bebidas, copos e afins. Aproveite e invista também em um projeto de iluminação embutida para valorizar a peça. Espelhos também são super-recomendados.
  • Suportes para garrafas: ao lado das soluções adaptáveis, como é o caso das prateleiras, temos no mercado muitos itens de mobiliário específicos para a função. É o caso dos suportes para garrafas de vinho e de pendurar copos, que são um acréscimo profissional ao seu projeto.

Portanto, não faltam meios de se montar um cantinho do bar na sala para deixar o seu apê ainda mais convidativo. Se precisar de ideias de layout, faça pesquisas na internet, confira as novidades nos blogues e aplicativos de decoração, visite antiquários (sempre existe um móvel passível de reaproveitamento) e lojas de mobiliário. Descubra o formato que melhor se encaixa em seus planos e mãos à obra. Depois, é só curtir momentos de tranquilidade junto ao “balcão” do seu próprio barzinho. E o melhor: o proprietário aceita fiado.

Agora é com você. O objetivo deste post foi “provocá-lo” com uma tendência de decoração muito legal. Esperamos que tenha ficado ao menos tentado a adotar essa sugestão (esperamos mesmo é que tenha encarado isso como um convite à ação). E para não dizer que aparecemos por aqui apenas para beber, que tal aproveitar para conferir este post sobre gallery wall? Vai que você esteja naquele embalo de renovar a decoração do apê e esteja sem saber bem por onde começar. A gente, você sabe, sempre dá a maior força!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.