Dicas de decoração

Tendência em decoração: prateleiras para quadros

Aí está você, garimpando em sua loja ou app de decoração favorito, à procura de um quadro legal para enfeitar a parede. Encontra não apenas um, mas alguns exemplares realmente incríveis. E como você é do tipo que não resiste a comprar um bibelô a mais para embonecar o apê, sabe que a perspectiva é arrematar tudo.

Antes de fechar o pedido, porém, um detalhe vem à mente: vai ser preciso esburacar a parede, possivelmente recém-pintada, para pendurar as novas aquisições. Sendo assim, melhor deixar para lá? Eita dúvida cruel!

Para solucionar dilemas como esse que, volta e meia, surgem soluções como as prateleiras para quadros, uma tendência consolidada entre especialistas e apreciadores de novidades no mundo da decoração.

E não apenas porque isso soluciona o problema da perfuração excessiva de paredes e dos indefectíveis quadrados escuros nessa mesma superfície — e todo o aborrecimento que isso gera —, como oferece um visual moderno e cambiante ao apartamento. 

Portanto, se você é fã de quadros e gosta da liberdade de poder alterar o perfil decorativo de suas paredes com facilidade, essa tendência chegou para atender a todos os seus desejos. Por isso, “bora” saber logo como a coisa funciona. Siga o fio.

Por que apostar nessa tendência?

Porque, basicamente, fica muito simples dar um ar descolado, moderninho mesmo, a qualquer ambiente. 

Caso o adepto desse estilo decorativo seja um virtual colecionador de quadros, fotografias emolduradas, pôsteres e afins, não terá maior dificuldade do que simplesmente apoiar suas peças favoritas sobre a prateleira, promovendo um rodízio sempre que tiver vontade.

Ou seja, a composição de qualquer ambiente se torna muito prática: basta arranjar uma série de quadros sobre uma prateleira, arrematar com algum item extra de decoração (um vaso de plantas, um porta-retratos ou outro enfeite qualquer) e está resolvido. A harmonia entre os elementos é o mais importante, mas o principal é que pode-se experimentar à vontade e mudar tudo sempre que der na telha.

Vale ainda destacar que alguns projetos de decoração mais minimalistas prescindem inclusive da prateleira: os quadros são encostados na parede a partir do chão mesmo, o que é uma maneira arrojada de aproveitar a tendência e funciona especialmente bem com peças maiores.

E há ainda a possibilidade de utilizar aparadores e outras superfícies para posicionar os quadros, eliminando de uma vez a necessidade de promover a fixação de acessórios.

Entretanto, no que importa ao nosso artigo de hoje, a prateleira para quadros é a grande protagonista. Qualquer prateleira, diga-se, mas principalmente uma certa fowall. O que nos leva à próxima pergunta

O que é fowall?

Fowall é a prateleira para quadros por definição. Ela é projetada especialmente para a função. Costuma ser fininha (em média, possui 10 centímetros de profundidade), o que possibilita um bom aproveitamento em espaços estreitos, como são os corredores, por exemplo.

Ela tem um formato de canaleta justamente para evitar que os quadros escorreguem prateleira abaixo. E pode, naturalmente, suportar outros itens, como os nossos queridos porta-retratos, livros, bichinhos de pelúcia (caso seja instalada no quarto das crianças) e bibelôs diversos.

Outro detalhe que caracteriza esse móvel é a cor. Ela é quase sempre branca — uma concessão à neutralidade, muito provavelmente. Isso não significa, por outro lado, que tenhamos somente o branco como opção. Modelos de cor escura ou amadeirada também podem ser encontrados com relativa facilidade (e os sites de decoração estão aí para auxiliar nas buscas mais incomuns). Mas o branco, realmente, é o de maior oferta no mercado. 

E, devemos reconhecer, é preciso fixar a peça na parede. Lógico. Porém, essa operação — simples — reduzirá significativamente o número de buchas e parafusos a se espetar no mesmo local. E fica muito mais bonito e funcional.

Mas vale destacar ainda que, a exemplo dos aparadores e tampos de demais móveis, as prateleiras padrão também funcionam bem para apoiar quadros. Dessa forma, caso você já possua alguma e esteja um pouco sem ideia sobre como aproveitar, já tem uma alternativa: utilizá-la como prateleira de quadros. 

Onde instalar?

Grosso modo, não existe muita contraindicação para o uso de prateleiras para quadros. Claro que faz mais sentido colocar em certos lugares que em outros. 

Por exemplo, a sala de tevê ou de jantar é um excelente espaço. Ali, o local mais bem cotado é na parede atrás do sofá ou das poltronas, onde a peça tem a possibilidade de compor uma decoração despojada e, ao mesmo tempo, obter maior destaque.

Outros lugares preferenciais para instalação de uma fowall são a superfície acima da cabeceira da cama (no quarto, portanto), que é o espaço com maior potencial de valorização de uma decoração elaborada, inclusive com a adição de luminárias; o já mencionado corredor (uma boa alternativa é combinar várias prateleiras e usá-las para exibir retratos de família) e a parede vizinha à cama das crianças (como suporte para quadros e demais itens que compõem a décor do espaço de nossos filhos).

O home office também é um local interessante para uma adesão a essa tendência, visto que um ambiente mais agradável, do ponto de vista da decoração, sempre é um estímulo à criatividade e à produção.

Em resumo, qualquer parede carente de um toque decorativo pode ser renovada com essa proposta. 

Entre os modos de usar, pode-se optar por uma única prateleira, compondo em toda extensão da parede ou do móvel com o qual faz dupla, instalar várias sobrepostas de mesmo tamanho ou, ainda, pequenas prateleiras, posicionadas em forma de escada. Vai do espaço disponível e da disposição do mobiliário.

Como organizar a prateleira para quadros?

A forma de dispor os quadros na prateleira é muito liberal. Há quem goste de deixá-los meio empilhados, tendo todos tamanhos bem diferentes para que um não tire completamente a visibilidade do outro, o que dá um aspecto um tanto descompromissado ao arranjo.

E tem os que preferem fazer algo mais uniforme, com os quadros posicionados lado a lado, combinando tanto em layout quanto tamanho. Ou ainda, combinando em layout mas com tamanhos diversos, para conferir maior movimento à decoração. 

O importante é propor algumas analogias entre os quadros em si e o mobiliário em volta, podendo ser na escolha da moldura ou ainda nas cores presentes em todo o cenário. Ou seja, procure harmonizar os elementos de sua decoração.

A vantagem, como já se falou, é que se pode experimentar à vontade: organizou o layout e não gostou, muda-se os elementos, troca-se um quadro pelo outro, e assim vai. O que vale é usar as prateleiras para quadros e dar ainda mais personalidade e estilo ao seu apartamento. Como se diz mesmo? Ah, “aproveite sem moderação”.

Sim, existem coisas dentro desse universo decorativo que permitem toda a liberdade de escolha — e isso é uma excelente notícia. Por outro lado, certas decisões exigem maior critério, pois envolvem questões de saúde. A sua saúde. Estamos falando, especificamente, da escolha da cadeira certa para home office. Se você está precisando de uma, não vá às compras sem antes ler este artigo. Ele vai sanar algumas dúvidas importantes, então, não deixe de conferir.

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.