#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Tendências da decoração em 2021: Decoração Escandinava

Não é somente pelos invejáveis índices de desenvolvimento humano, pelas paisagens nevadas de tirar o fôlego ou pelo passado aventuroso que admiramos países como Suécia, Noruega e Dinamarca. Há um elemento que tem chamado a atenção mundial há algum tempo e que desponta como forte tendência em 2021: o estilo escandinavo de viver e decorar.

Já aludimos ao lifestyle do povo viking em outro artigo, mas no post de hoje a gente vai mergulhar um pouco mais fundo nessa importante escola décor, cujas good vibes têm feito muita gente redefinir seus espaços de moradia visando, ao menos, captar um pouco do clima acolhedor que ela inspira.

Mas entender como uma coisa tem a ver com outra (decorar com usufruir de um determinado estado de espírito) é o primeiro passo para entender — e se apaixonar — pela decoração inspirada nos países do Norte Europeu. E, para isso, é necessário compreender o que há por trás do conceito de hygge

  1. Pronuncia-se “hu-ga”

O hygge (pronuncia-se “hu-ga”) define o aspecto cultural mais marcante dos dinamarqueses, um dos países escandinavos mais admirados por todos nós.

Há muitos sentidos para essa palavra de origem norueguesa (“aconchego” estaria próximo de uma tradução literal para o português) e todas descrevem um sentimento de felicidade e bem-estar baseado na simplicidade.

Esse conceito é importante para compreendermos a constituição da decoração escandinava porque alicerça o sentimento que perpassa todas as instâncias da vida desse pessoal nórdico, considerado o povo mais feliz do mundo, de acordo com uma pesquisa feita em 2016 pela Universidade da Colômbia (naqueles tempos, batíamos ali no 17° lugar; perdíamos, portanto, de goleada, no quesito alto-astral).

E o que deixa o povo lá do gelado Norte Europeu assim, tão feliz? Uma concepção de vida realmente simples, ligada a coisas como reunir os amigos em casa para um bate-papo e uma xícara de chocolate quente, curtir um bom livro ao pé da lareira, aproveitar ao máximo o conforto do lar e por aí vai.

Percebe como o hygge influi na maneira como o dinamarquês concebe e se relaciona com o seu ambiente? Mas existe um fato histórico, conectado a esse conceito de uma maneira periférica, que marca o nascimento da decoração escandinava como a entendemos hoje.

  1. Larsson é o nome dele

Carl Larsson era um cara nascido na Suécia lá pelo século 19 (mais precisamente em 1853) que tinha dom para a arte. Porém, nasceu em uma família sem nenhuma grana. Por isso, quando jovem, gramou muito até obter alguma credencial artística, mas a virada somente se deu quando ele conheceu a artista Karin Bergoo, com quem haveria de se casar, e passou a se dedicar à aquarela em vez do óleo sobre tela que tinha como linguagem.

O casal radicou-se na aldeia sueca de Sundborn e o lar de ambos passou a ser o universo artístico de Larsson, que se notabilizou por compor telas baseadas no próprio cotidiano familiar. Em paralelo, Karin desenvolvia um forte senso estético, que aplicava na decoração de Lilla Hyttnäs, que era como chamavam sua morada. 

O bom gosto de Karin para o design de interiores, transposto para as telas pelo trabalho de Larsson, fez da casa o principal projeto artístico da dupla. Lilla Hyttnäs ficou famosa e estabeleceu as bases do que hoje temos como a decoração escandinava. Atualmente, ela é um museu. 

  1. Predicados da decoração escandinava

Até aqui, fizemos elucubrações de ordem filosófica e histórica acerca das raízes da decoração de inspiração escandinava. Não dissemos, objetivamente, como ela é, afinal de contas.

Entretanto, as pistas estão todas sobre a mesa: uma percepção estética à frente de seu tempo e, principalmente, o gosto pela simplicidade. A partir dessas premissas, podemos traçar o seguinte panorama: a decoração escandinava se caracteriza pelo minimalismo. Suas linhas são retas, suas formas, simples. As cores são neutras e os espaços, claros e amplos.

Esses elementos concorrem para produzir ambientes que privilegiam o aconchego, a funcionalidade e o bom gosto. O perfil dessa composição é clássico, mas não austero, e o objetivo é produzir calor humano, já que foi originalmente concebido para se contrapor aos invernos rigorosos da paisagem nórdica.

Por conta disso, há uma profusão de mantas, colchas e tapetes felpudos compondo o ambiente. Nos móveis, a madeira ganha destaque, enquanto que os objetos decorativos promovem uma sobreposição de elementos tradicionais com outros mais modernos. Nas paredes e móveis predomina o branco, que é contrabalançado pela presença do cinza e demais cores suaves em itens de destaque da decoração.

  1. Um toque de improviso

Fechando a equação, temos o uso extensivo de quadros e molduras, plantas e muita luz natural. Um certo ar de despojamento, proporcionado pelo improviso na montagem do espaço e pela criação de soluções DIY também é permitido (desejado até). 

Portanto, aderir à decoração escandinava significa abraçar um estilo descolado, acolhedor, ao mesmo tempo sofisticado e moderno. Por se escorar na simplicidade, pode ser emulado sem que seja necessário grande aporte financeiro. Seu principal aliado é a criatividade e um senso de valorização do espaço segundo a noção de que não pode haver nada no mundo mais aconchegante do que a casa da gente. 

Se você compartilha desse ideal, a decoração escandinava é, definitivamente, a sua cara. 

O que achou dessa incrível tendência décor para 2021? Se ficar em dia com as novidades do design de interiores é a sua praia, não deixe de continuar acompanhando esta nossa série de posts. Aliás, aproveite e confira agora mesmo o artigo que fizemos sobre as cores Pantone deste ano. Você não vai acreditar, mas os tons eleitos por essa importante referência do design foram…. Melhor: clique aqui e descubra por si mesmo. Boa leitura! 

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.