#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Tendências da decoração em 2021: Elementos Naturais

Viver mais perto da natureza. Esse desejo muita gente tem. Acordar com o canto dos pássaros, refrescar-se à sombra das árvores, pisar descalço na relva macia.…

Nem todo mundo pode, entretanto. Especialmente quando se mora em cidade grande, onde cada metro quadrado é disputado por aço, asfalto, concreto e vidro e o ar puro é um artigo tão exclusivo quanto uma cara Ferrari.

A menos que você resida em um condomínio com extensa área verde (como é o Natureza Clube Morumbi), a realidade acima está mais próxima da sua porta do que aquela descrita no primeiro parágrafo.

Mas isso não nos impede de criar, em nossos apartamentos, uma atmosfera inspirada nesse modelo tão desejado. E é também por isso que a utilização de elementos naturais na decoração de interiores está em franca ascensão.

Existe um segmento do design fortemente influenciado por esse ideal de vida no campo e bastante empenhado em construir ambientes diferenciados e aconchegantes a partir de elementos oferecidos pela natureza.

Há, em paralelo, uma corrente que busca adotar no cotidiano atitudes saudáveis e fazer escolhas orientadas pela sustentabilidade e pelo consumo consciente. São tendências que caminham juntas.

Se você é adepto de alguma delas ou simplesmente sente falta de um pouquinho de verde em sua vida, descubra mais sobre como adotar elementos naturais na decoração de seu apê. Veja só como:

O que são elementos naturais na decoração

Apenas para que fique claro: quando falamos em elementos naturais, falamos de materiais proporcionados pela natureza e que podem ser empregados na decoração de ambientes.

Um layout que privilegia a luz natural em detrimento das lâmpadas, ainda que de LED, se encaixa nessa definição. Assim como a adoção de uma paleta de cores que evoque sensações atribuídas ao ambiente natural: frescor, tranquilidade, quietude etc.

Porém, elementos em si são as fibras naturais, os tecidos de algodão, a cerâmica, o artesanato, a madeira, as plantas, as rochas ornamentais e demais materiais orgânicos. Em oposição, temos os artigos feitos pela mão do homem: as fibras e substratos sintéticos, o plástico e por aí vai.

Madeira sobre todas as coisas

De todos os elementos naturais empregados em projetos de decoração, a madeira é o de maior prevalência. 

Nesse caso, porém, é importante que a matéria-prima seja proveniente de fontes renováveis (madeira de reflorestamento) ou de reaproveitamento (madeira de demolição).

Não faria sentido promover a depredação do meio ambiente apenas para se ter a sensação de natureza dentro de casa, não é verdade?

Dito isso, podemos utilizar a madeira de várias formas: como revestimento de parede (para dar destaque a uma superfície), cobrindo o assoalho ou na forma de móveis (mesas, bancadas, estantes) e objetos decorativos. Inclusive, galhos e troncos podem ser aproveitados para dar ainda mais charme à decoração.

Um detalhe: deve-se privilegiar o aspecto rústico desse material. O ideal é contrapor essa característica a elementos modernos, como objetos de metal, ou ainda cores e estampas marcantes em estofados e almofadas para compor uma decoração diferenciada. Apoie-se também no conceito do minimalismo para reforçar o clima de sobriedade e aconchego que esse tipo de layout sugere.

Fibras provenientes da natureza

Uma decoração inspirada em elementos da natureza ganha ainda mais personalidade se os móveis e acessórios abusarem da utilização de fibras naturais.

Aqui convém abrir um parêntesis e explicar: fibras naturais são coisas como o algodão, a seda, a lã, o junco, o sisal, o coco, o cânhamo, entre tantos outros que se poderia citar.

Muitos deles são empregados na confecção de mobília, como as poltronas, cadeiras, banquetas e sofás feitos de vime, uma tradição que remonta ao Antigo Egito e que chegou até nós por meio da tradicional arte da confecção de cestos trançados.

Esse tipo de estrutura normalmente serve de base para estofados estampados com padrões alegres e coloridos, o que oferece um bom contraste à rusticidade do material e promove um interessante complemento à decoração baseada em madeira.

Mas não é apenas nos móveis que as fibras naturais ganham destaque. Peças de decoração como os já mencionados cestos, as luminárias feitas, por exemplo, de bambu, os tapetes de sisal, as mantas de tecido cru e mais uma série de peças que se encontra com abundância em lojas do segmento oferecem um excelente suporte para quem deseja aderir a uma decoração baseada em elementos naturais.

Um toque de verde

Um item que não pode faltar em um projeto decorativo baseado em elementos da natureza são plantas. De pequenas e delicadas suculentas, passando pelos resistentes cactus, adentrando o jardim das populares samambaias e não excluindo ervas e hortaliças, quanto mais verde houver, mais seu apartamento captará o frescor e as cores do ambiente natural. Em consequência, mais alegre ficará.

Como uma espécie não é igual à outra e cada uma pede cuidados específicos, convém observar qual tipo se ajusta melhor à sua rotina, condições do local onde pretende expor e o que poderíamos chamar de sua “mão de jardineiro”.

Cactus exigem pouca manutenção, mas devem ficar a salvo da luz direta, enquanto que suculentas bebem bastante água. Os ornamentais lírios da paz, por seu turno, também gostam de sombra; já begônias se esbaldam na luz do sol (neste post você encontra mais exemplos de plantas boas para se ter em apartamento).

Importante ressaltar que não apenas a sala ou a varanda podem se beneficiar com a inclusão de verde na decoração. Lugares insuspeitos, como o banheiro (excelente para plantinhas que curtem uma umidade) e a cozinha (pede uns vasos de temperos), também são convidativos a uma ornamentação baseada em vasos e flores.

Só não tropece no suporte: vasos e floreiras confeccionados com fibras naturais, como a de coco, são mais adequados a uma decoração com elementos naturais.

Muito mais a se considerar

Como você já deve ter notado, as possibilidades de se criar ambientes baseados em elementos da natureza são praticamente infinitas.

Revestimentos em terracota, luminárias de cobre, bancadas de granito, pisos de ardósia…. Tudo o que nasce da terra oferece um sem número de aplicações e contempla os mais diferentes projetos, estilos, gostos e bolsos.

Mesmo que você não pense (nem deseje) promover uma guinada radical em nível estrutural, pode muito bem trazer a natureza para mais perto da janela apenas alterando detalhes da decoração ou da composição dos móveis.

Ou seja, todo mundo pode se beneficiar da tendência dos elementos naturais. É uma questão também de atitude, de valorização das rotinas saudáveis, de apreciação daquilo que o meio ambiente nos oferece de graça, e da preservação desse patrimônio. Todos ganham com isso.

Confiando que você também pense assim, ficamos por aqui. Como é de praxe, não poderíamos sair sem antes oferecer mais um link desta nossa série de tendências da decoração. Hoje, a dica extra é: leia nosso artigo sobre peças de destaque. Quer saber o que são? Para que servem? Como usá-las? Está tudo lá, aproveite!

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.