Marques Construtora

Tendências em decoração 2020: estampas na decoração

Uma das coisas boas da decoração é que tendências aparentemente conflitantes convivem sem traumas em um mesmo período ou estação. É o caso, por exemplo, das estampas.

No post anterior, chamávamos a atenção para o fato de que o estilo monocromático estava conquistando cozinhas Brasil afora neste ano de 2020. Parece, portanto, um contrassenso apontar o uso de estampas como moda no mesmo espaço de tempo. Só que não é.

Parte disso se dá pela ascensão do fenômeno da segmentação e também pelo reconhecimento, por parte do mercado, de que é necessário personalizar a oferta, com o objetivo de satisfazer consumidores com gostos bem específicos. A massificação, como se vê, anda em baixa.

Mas nada do que foi dito aqui explica como é a aplicação de estampas na decoração — o que, não custa lembrar a este redator, é o tema do post de hoje. Sendo assim, o melhor a fazer é entrar de vez no assunto e detalhar o melhor possível essa interessante tendência de 2020. Vamos, então, ao que interessa.

Criatividade e improviso

Para início de conversa, a tendência das estampas na decoração tem uma pegada mais livre, leve e solta do que, por exemplo, transformar uma cozinha branca em monocromática (para continuarmos no exemplo citado acima).

Com isso, queremos dizer que a ideia aqui carrega uma dose generosa de improviso, de reaproveitamento de materiais, de “faça você mesmo” — enfim, criatividade em estado bruto.

Tem um pouco de combinar padronagens, aplicar um floral aqui, listras ali, e renovar espaços conforme o astral do momento. Nada que precise ser definitivo, e sim que possa durar enquanto persistir o seu namoro com essa tendência colorida e, até certo ponto, vintage, meio romântica.

Lembra um pouco aquela moda do “scrapbook” (que, vamos ser sinceros, não durou muito por aqui), aquela coisa de personalizar álbuns de fotografia com colagens, etiquetas e mais uma pá de objetos.

Onde aplicar estampas na decoração

Você já deve ter percebido que essa tendência abre espaço para a customização. Tem uma poltrona no apê que está um pouco caída, desbotada ou fora de moda? Por que não revesti-la com uma estampa bem alegre e dar-lhe uma cara mais descolada?

Isso vale para um cantinho da casa que precise de um pouco de cor, vale para o quarto da molecada, para os objetos decorativos na sala de estar. Por exemplo, no caso do estofado citado acima, a solução pode ser a adição de almofadas estampadas. Fácil, não?

Claro que ir distribuindo estampas como se não houvesse amanhã não é a melhor maneira de usufruir dessa tendência. Lembra daquele personagem do seriado “A Grande Família” interpretado por Pedro Cardoso? Pois é, imaginamos que você pescou a referência.

Como quase tudo na vida, o uso de estampas na decoração pede um pouco de critério — senão vira carnaval. E quais são esses critérios? É o que veremos a seguir.

Combinar para não poluir

Uma forma bacana de aplicar as estampas na decoração do apê — seja na parede, no móvel, nos utensílios e objetos do dia a dia — é promover o diálogo entre desenhos e cores. Harmonizar aquela estampa incrível com a tonalidade da parede ou com algum item do ambiente é uma maneira segura de explorar a tendência com acerto.

Usar a cor como um fio condutor é especialmente importante se você tiver a ideia de combinar diferentes estampas, como um floral e algo mais abstrato, como listras ou figuras geométricas. Esse casamento pode se dar com escalas de uma mesma paleta ou tonalidades complementares, padrões monocromáticos… Enfim, o gosto e o estilo que se deseja imprimir são os melhores guias nesse momento.

O quanto se pode investir em estampas é uma questão realmente pessoal. Há quem curta muita cor e aposte em ambientes carregados de informação: desenhos nas almofadas, nos tapetes, nos estofados e quadros. Essa é uma opção que funciona bem se o layout geral do ambiente for mais neutro.

Por outro lado, aplicações pontuais de estampas, sempre em combinação com algum outro item da decoração (um diálogo de cores ou formas entre papel de paredes e almofadas, cortinas e quadros) possibilita um ingresso nessa tendência de maneira sofisticada e discreta.

O importante é confiar no próprio feeling e explorar as possibilidades que as estampas na decoração oferecem.

Dicas para não errar

Como dicas gerais para se aproveitar a tendência das estampas na decoração de uma forma exploratória, do tipo “vamos ver no que dá”, um bom começo é a aquisição de capas para estofados e almofadas.

De repente, bate aquela vontade de renovar o ambiente, mas com certo pé atrás. As capas, além de apresentarem um custo bastante inferior em relação à substituição da mobília, podem ser descartadas tão logo o visual que proporcionam perder o encanto.

Outra boa sugestão é aplicar algumas estampas em adição ao visual geral do seu ambiente, criando pontos de destaque na decoração pela introdução de uma cor que dialogue com o restante da decoração. Uma variação ousada desse truque é optar por uma cor que gere contraste ou tensão.

Falando em cor, vale observar que algumas tonalidades estão em alta, o que sempre rende boa oferta de estampas e itens decorativos. Neste ano, por exemplo, o Classic Blue da Pantone[1]  está entre as apostas de 2020. Tons de verde lavados, como o menta, variações de rosa (goiaba, amora) e amarelo do tipo mostarda também entram como as cores de destaque no mundo da decoração neste ano.

Por fim, estampas grandes, em xadrez ou listras, rendem ótimos layouts. Para quem prefere uma composição mais clássica, os florais nunca saem de moda.

Para concluir, podemos afirmar que as estampas na decoração vieram com tudo em 2020. E o melhor: é uma tendência que abre muito espaço para a personalização. Alguns metros de tecido que estavam guardados na gaveta podem sugerir o revestimento de um móvel, dar um colorido especial a uma parede…. Enfim, é o tipo de coisa que permite pôr a mão na massa e se divertir criando novos ambientes dentro de casa. Uma maravilha.

Esperamos que a dica de hoje tenha dado aquela vontade de promover uma mudança na decoração da casa ou do apê. Se você quiser ir um pouco mais fundo nessa tarefa, deixe-nos sugerir uma outra tendência também forte em 2020 (aliás, já falamos sobre ela lá no início): a das cozinhas monocromáticas. Decidiu que está na hora de dar um tempo no branco? Essa é a sua chance.

Não deixe de conferir mais ideias no nosso pinterest


 [1]Link da matéria aqui

Nossa história
constrói seu futuro

Rua Alvarenga, 551
Butantã - São Paulo, SP
CEP 05509-000

Tel: 11 3816 4288
Fax: 11 3097 9872

Política de privacidade
Todos os direitos reservados. Marques construtora 2013.