#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Tendências em decoração: boudoir

Nesta nossa última série de posts, temos proposto um passeio por algumas das tendências em alta do design de interiores. E todas as vertentes que foram citadas até aqui têm em comum a retomada de elementos do passado. Você pode, por exemplo, conferir as referências embutidas nos estilos boho e shabby chic, já destacados em textos anteriores. 

Hoje, o tema continua sendo o revival de momentos e estéticas marcantes de outras épocas. Entretanto, a tendência de que falaremos no presente artigo talvez seja a que mais carregue aspectos únicos em sua concepção. Referimo-nos ao boudoir, um estilo que alia, como nenhum outro, características como glamour, sofisticação, romantismo e — por que não? — sensualidade.

A razão disso é que o boudoir está associado a um ideal de valorização da intimidade e da beleza femininas. Tanto que, antes de ganhar destaque como estilo decorativo, ele já vinha sendo explorado na cenografia de ensaios fotográficos de casamento.

Enfim, vamos a partir de agora conhecer um pouco mais do boudoir e, principalmente, descobrir como criar uma decoração baseada em suas premissas. Acompanhe.

  1. Estilo luxuoso

Boudoir (pronuncia-se “buduá”) é uma palavra de origem francesa que servia para designar o quarto privado usado pelas mulheres da corte durante o período do Renascimento francês (séculos XV ao XVII). Esse aposento, ricamente mobiliado e cujo acesso era restrito às damas e suas aias, normalmente ficava entre a sala de jantar e o quarto, e servia basicamente para o toalete de suas ocupantes. 

Mais tarde, na Inglaterra do período vitoriano (século XIX), o boudoir ganhou função social: era nele que as senhoras bordavam e recebiam outras damas para conversar (além de receber a corte de um ou outro pretendente ocasional).

No contexto contemporâneo, o boudoir foi transposto para a decoração de quartos, banheiros e salas de estar. O objetivo, naturalmente, é recriar a atmosfera luxuosa da intimidade da aristocracia europeia. Ou, em outras palavras, construir um quarto de princesa, misto de closet e camarim, ou uma área de recepção digna de um monarca.

  1. Cores do boudoir

Recriar o estilo boudoir requer uma atenção especial com as cores do aposento. A recomendação de especialistas nesse quesito é deixar os tons neutros predominarem na maior parte do cômodo, reservando aos detalhes da decoração uma tonalidade mais marcante.

Exemplos de combinações que favorecem o estilo são bege e vermelho, rosa e branco, vermelho e dourado e preto e branco.

A iluminação também deve ser cuidadosamente planejada. Como a intenção é criar um ambiente intimista e aconchegante, deixe de fora luzes frias ou muito intensas. Ao lado da luz natural, sempre bem-vinda quando se busca criar uma condição de suavidade e leveza, deve-se investir em pequenos lustres, candelabros e luminárias de parede. O abajur é outro bom recurso, e a sugestão é que se coloque um tecido de renda sobre ele para difundir a luz de maneira mais agradável.

  1. Cenografia sofisticada

Montar uma cenografia boudoir exige um certo rebuscamento. Isso porque o estilo se nutre de elementos com forte apelo ornamental. Na montagem de uma ambientação nos moldes dessa tendência entram em cena objetos como estatuetas, os já mencionados candelabros, espelhos e quadros com molduras entalhadas e feitio clássico.

Outro elemento característico do boudoir é o uso de estampas. Além dos consagrados motivos florais, o toile de jouy (a pronúncia correta é “toá dú juí”), um tipo de impressão surgido no século XVIII, e a paisley, estampa escocesa de signos persas (também conhecida como caxemira) são bastante apreciados no revestimento de paredes e na composição do enxoval. Tecidos rendados e leves, como o cetim, e macios, como o veludo, ajudam a dar o toque final na decoração boudoir. 

  1. Mobília clássica

O mobiliário no estilo boudoir tem como principal referência a estética vitoriana. O período no qual esta surgiu corresponde ao reinado da rainha Vitória, entre 1837 e 1901, marcado pela consolidação do império colonial inglês e coincidente com o início da chamada Belle Époque, quando a Europa conheceu grande desenvolvimento econômico, científico e cultural.

Do ponto de vista do design de interiores, o estilo vitoriano se traduz em móveis pesados e confortáveis, com detalhes em madeira finamente ornamentada, linhas curvas, estofados com acabamento em capitonê e cabeceiras almofadadas.

Existe, naturalmente, um toque de nostalgia nesse tipo de composição, assim como uma inegável valorização do luxo. Isso não significa, entretanto, que devamos abandonar nossas pretensões de adotar o boudoir por nos sentirmos “plebeus” em relação a ele.

Se você não possui móveis do período indicado (ainda que somente por inspiração), pode realizar adaptações na mobília disponível, como a troca dos puxadores por modelos mais elaborados, para deixá-la de acordo com a proposta.

Pode-se ainda investir nos elementos decorativos, acrescentando ao layout muitas almofadas, tecidos leves, vasos de cristal, flores e muitas molduras em estilo barroco. Elementos capturados do conceito vintage caem bem na composição de um boudoir convincente. O cuidado é manter-se orientado pelo clima intimista que ele sugere, reforçando a identificação através das estampas e das cores suaves.

  1. Closet boudoir

A decoração boudoir pode se restringir a um espaço bem específico: o quarto de vestir (chame-o de closet, se preferir). Falamos daquela área reservada, destinada às roupas, calçados e acessórios. A “tendência da tendência” tem sido acrescentar elementos que remetam ao estilo para deixar esse ambiente privado com uma pegada romântica e requintada, tornando mais divertida a tarefa de montar looks de ocasião.

O espaço disponível, sem dúvida, limita as possibilidades decorativas. Porém, caso seja possível, inclua no conjunto uma penteadeira vintage, que é um móvel totalmente identificado com o conceito de boudoir e que auxilia nas produções do dia a dia. Cabideiros de pé alto também combinam com o perfil, assim como uma cadeira de estilo vitoriano. Um tapete felpudo, araras, sapateiras ou um robusto guarda-roupa de linhas clássicas completam a cenografia.

Ah, não se esqueça de prover o local com luz ambiente. Um belo lustre também deve ser considerado, para acrescentar o toque de luxo que todo boudoir que se preza merece. 

Preparada para deixar o boudoir embalar os momentos íntimos da sua vida? De fato, esse é um estilo único. Sofisticado na medida certa, agradável e muito romântico. Por outro lado, talvez essas características não comuniquem com exatidão a sua personalidade, embora uma volta ao passado seja algo que mexa com você. Nesse caso, considere adotar o estilo vintage, que, como todo bom vinho, nunca perde a relevância. Tratamos sobre essa tendência neste post. Dê uma olhada e veja se não é a sua cara.

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.