#FICADICAMARQUES, Dicas de decoração

Tendências em decoração em 2022 – um toque de dourado

Usar um toque de dourado nos ambientes é uma das tendências em decoração em 2022, criando ambientes mais sofisticados e luxuosos. Mas se você acha que o dourado só se encaixa em uma decoração clássica, está muito enganado.

O dourado é capaz de deixar os ambientes modernos mais elegantes e charmosos, além de trazer bastante personalidade para a sua decoração. Para utilizar o dourado na decoração você pode usar tanto como cor base quanto dar alguns toques de dourado em peças específicas.

Quer saber como utilizar o dourado no seu apartamento e seguir as tendências em decoração em 2022? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

Como usar dourado na decoração dos ambientes

Há várias formas de usar dourado na decoração dos ambientes, mas todas são responsáveis por trazer uma atmosfera mais sofisticada para os espaços. Seja em um ambiente clássico ou moderno, o dourado é uma cor que pode servir tanto como cor predominante quanto cor de destaque.

Dourado para iluminar

Se a ideia é iluminar os ambientes, além de fazer com que pareçam maiores, a combinação é do dourado com cores claras como o bege. Dessa forma, você pode optar por um papel de parede que tenha detalhes em dourado e complementar com peças mais claras.

Assim, além de dar uma sensação de amplitude, o dourado serve como ponto focal, sendo ainda mais destacado por causa das cores claras.

Dourado para destacar

Ao utilizar o dourado para dar destaque ao ambiente, vale levar em consideração a frase de Mies van der Rohe de que “menos é mais”. Por isso, invista em poucas peças douradas como vasos, espelhos ou até mesmo em uma mesinha de centro.

Dessa forma, você garante um maior destaque para essas peças, mas sem carregar a decoração do ambiente.

Como fazer combinação de cores com dourado

Para fazer combinação de cores com dourado é muito simples, já que você pode:

  • Usar o dourado como cor base e utilizar cores neutras para completar o ambiente;
  • Usar cores neutras como preto, branco e cinza como base e completar o ambiente utilizando peças de destaque em dourado;
  • Usar cores como o rosa ou o vermelho como base e utilizar o dourado para criar uma atmosfera mais romântica;
  • Usar cores como o azul ou o verde com dourado para criar uma atmosfera mais séria e elegante.

Vale lembrar que o dourado fica muito bonito ao ser utilizado para dar destaque às peças de madeira. Por isso, mesmo se seu ambiente é bem neutro, com madeira e cores claras, o dourado é uma boa pedida para dar mais destaque à sua decoração.

Nessas situações, vale a pena até mesmo investir em peças maiores em dourado, como luminárias, mesinhas laterais e até mesmo em algum móvel com detalhes em dourado. Agora você já sabe como dar um toque de dourado na sua decoração e seguir uma das tendências em decoração em 2022. Para conhecer um pouco sobre as outras tendências de 2022, você pode conferir o nosso artigo sobre como criar uma paleta de cores aconchegante.

Não deixe de conferir mais ideias no nosso Pinterest.